1º Convívio dos atletas da formação do Basquetebol do CFLM – Anos 70

Presentes (ordem alfabética): António Brás, António Martins Silva, António Rodrigues “Toninho”, Armando Ching, Augusto Neves “Pepito”, Camilo Costa; Carlos Alberto, Camfock, Delfim Loureiro, Eveline Alves, Fernando Moreira, Hélio Neves, Henrique Héliotrope, José Sádio, Luís Ferreira, Mahomed Cadir, Mário Cristian, Samuel Carvalho (Treinador), Timóteo Pfumo, Vitor Chong. Marcou também presença a Dulce Gouveia e vários familiares dos atletas…
Foi num clima de enorme alegria que decorreu no passado sábado, dia 30 de junho, o primeiro convívio dos atletas da formação do CFM (Clube Ferroviário de Lourenço Marques), treinados por Samuel de Carvalho e José Costa “Casquinha”. Marcaram presença cerca de 40 pessoas, entre jogadores, treinadores e familiares.
O almoço realizou-se no restaurante “Clase”, em Lisboa (Abóboda – São Domingos de Rana),
tendo os sabores da comida africana feito as delícias dos participantes desta confraternização – foi comer, repetir e pedir por mais.
A equipa de colaboradores do “Clase” pautou-se pela simpatia e eficiência.
Mais adiante, apresentou-se o conjunto “Kafé Kafé”,
formado pelos músicos Hélio Neves, João Deep e Max,
que, com o seu virtuosismo e alegria animaram a festa, convidando a dançar, ao som da marrabenta e de outros ritmos da música africana.
Dª Antonieta, mãe do nosso conhecido Heliotropre, comemorou o seu 85º aniversário, com a família ao seu lado, sendo protagonista de um momento memorável e enternecedor para todos, ao brilhar na pista de dança e partilhar o seu exemplo de vida.
Cerca das 17h00, terminou este primeiro convívio com muitos abraços,
muitas e boas recordações, com a esperança de um novo reencontro no próximo ano, no dia 30 de junho 2019 e, se possível, com mais presenças, porque só por um abraço já vale a pena a caminhada…
Para recordar, algumas das equipas de basquetebol de formação dos anos 70 do CFM (Clube Ferroviário de Lourenço Marques):
Época 1971/72 – Iniciados “B”
Em cima: António Gaspar, Eduardo, Armando Ching, Mário Saloio, Penetra, Delfim Loureiro, José Costa “Casquinha” (Treinador).
Em baixo: Espada, Elisiário, Mário Cristian, Luís Magalhães, Absal.
Época 1972/73 – Iniciados “B”
• Campeão Distrital L. Marques (Série B)
Em cima: Arménio Coelho, António Gaspar, Camilo Costa, David Reis, Samuel Carvalho (Treinador), Nelson Catoja.
Em baixo: Elisiário, Rui Mourão, B3?, Carlos Alberto, B5?.
Época 1972/73 – Iniciados “A”
• Campeão Distrital L. Marques (Série A)
Em cima: Nelson (Seccionista), João Amaral, Rui Cruto, Samuel Carvalho (Treinador), Joaquim Azevedo, Delfim Loureiro.
Em baixo: José Francisco “Zeca”, Douglas Thompson, Alexandre Galvão, Joaquim Rodrigues, Eduardo.
Época 1973/74 – Juvenis
Em cima: José Alberto Almeida (Treinador), Francisco Martins “Chico”, Armando Ching, António Martins, Jorge Gassin, Silva (Seccionista).
Em baixo: António Almeida, Carlos Bernardino “Rato”, José Curado “Neca”, António Santos “Gino”.
Faziam ainda parte desta equipa: Luís (5), Jorge Bicho (13), José Dimas (15).
Época 1974/75 – Juvenis
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
Em cima: Nelson (Dirigente), Fernando Cruz (Seccionista), Nelson Catoja, Mahomed Cadir, Timóteo Pfumo, Arménio Coelho, Samuel Carvalho (Treinador).
Em baixo: Douglas Thompson (Capitão), Carlos Alberto, José Fachada, Delfim Loureiro, Luís Magalhães, José Francisco “Zeca”.
3 Comentários
Henrique Heliotrope
Obrigado pelo convivio foi “maningue nice”. Agradeço a organização do almoço liderada pelo Timóteo e ao Samuel e Lena pela reportagem fotográfica, mais uma vez impecável (como sempre).Kanimambo.
João Nogueira da Costa
Penso que o Timóteo aqui referido será o Rui Timóteo Pfumo, que foi meu aluno em 1969/70 e meu colega, em 1976, na então Escola General Machado. Adorava saber dele. Se tivesse o seu contacto (email ou Facebook), ficar-lhe-ia muito grato.
João Nogueira da Costa
Almada – Portugal
email: ruadanielfilipe@hotmail.com
Jorge Oliveira
Não soubedeste convivic, porque estaria presente para ver colegas com quem joguei em 74/75 – Sadio, Catoja, entre outros, sendo que o treinador era um jogador dos juniores de quem já não me lembro do nome. Um grande abraço a todos