A ilha de sonho de Carlos Queiroz em Moçambique
A ilha Vamizi é muito mais do que um simples paraíso de férias. Historicamente, foi local de refúgio para pessoas que tentaram fugir à guerra civil moçambicana (que terminou há mais de uma década). Hoje tem mil habitantes que moram na ponta oriental da ilha e mantêm um modo de vida bastante tradicional e primário, vivendo essencialmente do comércio de peixe. Vamizi é uma das 50 ilhas coralinas do arquipélago das Quirimbas, na província de Cabo Delgado. O ex-seleccionador nacional Carlos Queiroz apaixonou-se pelo local e é agora um dos investidores de um projecto de turismo e preservação da Natureza. A ilha é local de desova das tartarugas e maternidade para as baleias corcundas.
O Vamizi Island Resort coexiste pacificamente com a fabulosa Natureza que o rodeia. Dez quilómetros de praia de areia fina, água a 33ºC, selva, macacos e lagoas são alguns dos ingredientes que tornam a ilha irresistível. As 13 villas do resort – simples ou duplas – situam-se ao longo da costa da ilha, com uma deslumbrante vista para o oceano. Nos quartos, com o chão revestido a madeira, não espere encontrar televisão ou ar condicionado: a filosofia do local é privilegiar o contacto com a natureza. Todas as villas têm acesso directo ao mar e pode pedir refeições para o quarto.
O resort é amplo e sem portas. Durante o dia pode almoçar no restaurante do átrio principal, ou optar pelo restaurante flutuante, aberto durante o Verão no lado sul da ilha, e onde pode desfrutar de um buffet em total relaxamento. À noite, o resort «veste-se» de mistério em jantares na praia onde se privilegiam os grelhados. Quanto ao desporto, é possível andar de caiaque, de barco, fazer mergulho, windsurf e pesca.
Os cruzeiros e idas à pesca são uma autêntica aula de biologia, uma vez que é possível ver uma vasta variedade de peixes. Três dos quartos do resort foram concebidos especificamente para famílias, com quartos duplos (ou até triplos).
Todos estão protegidos com mosquiteiros embora em Vamizi Island as hipóteses de contrair malária sejam reduzidas. À noite, pode requisitar um babysitter. Para tratar do corpo e da alma pode fazer shiatsu, reiki, terapia crânio-sacral e ioga.
Fonte: Lux.pt 21.01.2011
6 Comentários
Selerino Graça
Não tenho lágrimas que demonstrem o meu prazer, o meu sentimento.Chorar, acreditar, sentir, enaltecer a coragem de Carlos Queiroz?É preciso muita coragem, amor aquela nossa terra. O Prof. Óscar Monteiro que tive o prazer de conhecer aqui em Lisboa, acompanha o Mister Carlos Queiroz?Agora acredito depois de ver e ler, mas, sinceramente nunca imaginei que já tinha feito tanto e tão bem. Parabéns e desejo que haja mais incentivo, apoio, que se salvaguarde e defenda esse belo projecto!!! Sonhar, como moçambicano que sou e mal conheci o meu país, infelizmente pelo que vejo no Niassa e Cabo Delgado, só Carlos Queiroz. Força, muita força, divulgarei e espero um dia poder falar com alguém muito próximo que já tenha visitado esse PARAÍSO, .. recomendado por mim…
sepolsaid@hotmail.com
Moçambique,
que palavra tão bonita
fique lá onde ela fique
diga lá quem a disser………………….
Fernanda Montes
Lindo e linda Ilha! Adorei. Parabéns Carlos Queiroz e muito sucesso. Esperto um dia ainda visitar esse belo local!
António Bastos
Como Moçambicano de terceira geração, tenho orgulho no investimento que o Carlos Queiroz fez na sua e minha terra.Conheço essas ilhas, que são um sonho e deve de haver muitas poucas iguais a essas por esse mundo. Eram no redor das ilhas Quirimbas que durante a guerra se escondiam os submarinos alemaes , e pude verificar os esqueletos dos submarinos, que eram afundados pelos aliados. Fiz uma visita com os conhecidos e grandes amigos Q UENTALe que eram sobejamente conhecidos pelos feitos , na nossa guerra contra a frelimo, pois foram uns PILOTOS extraodinários. Essas ilhas eram também muito conhecidas, pelos Rodesianos que iam passar as suas férias, naqueles locais. Que saudades de Moçambique dos meus tempos.
Victor Carvalho
Um paraíso selvagem…
Um Moçambicano a investir na sua terra. Sorte e força
Jose Carlos
Um abraço para o Carlos Queiroz e para todos os moçambicanos espalhados pelos vários cantos do mundo.