Arrancou Básquete Show em Moçambique
O torneio, que conta com o alto patrocínio da mcel-Moçambique Celular, irá decorrer nas três regiões do País (Centro, Norte e Sul), concretamente nas cidades da Beira, Nampula e Maputo, a partir dos dias 1, 8 e 12 de Outubro, respectivamente.
De salientar que esta edição conta, pelo segundo ano consecutivo, com a parceira da HAUWEI, que irá contribuir na premiação dos atletas e das escolas que melhor se destacarem através da oferta de telemóveis de alta gama.
Na zona Centro do País, onde está agendado o pontapé de saída, o torneio movimentará um total de 9 escolas secundárias, 6 em masculinos e 3 em femininos, sendo que os jogos serão disputados todos os sábados no Pavilhão dos Desportos da Cidade da Beira até 22 de Outubro.
Na zona Sul do País, a prova será disputada por 18 escolas, sendo 12 em masculinos e 6 em femininos, no Pavilhão do Grupo Desportivo de Maputo entre 12 de Outubro e 12 de Novembro.
No Norte do País, à semelhança da zona Centro, a competição contará com a participação de 9 escolas, 6 em masculinos e 3 femininos, entre 8 e 29 de Outubro no Pavilhão do Ferroviário de Nampula.
Abertura oficial foi no sábado (8 de outubro) e contou com a presença de membros do governo, pais e encarregados de educação.
A nível da zona Sul do País, arrancou na passada quarta-feira, 12 de Outubro, a 10ª edição do torneio inter-escolar Básquete Show .
Intervindo momentos antes do apito inicial da prova, o presidente da Comissão Executiva – PCE da mcel, António Saize, referiu que o Básquete Show é um evento com tendência crescente, sendo que a edição deste ano decorre numa altura em que está consolidada a sua realização nas três regiões do País. “A cidade de Maputo será mais uma vez e, pela décima vez consecutiva, o palco da última fase deste grandioso evento desportivo escolar”, disse António Saize, sublinhando que este torneio está a ser disputado, simultaneamente, nas cidades da Beira e de Nampula.
Adiante, o representante da mcel manifestou que “esperamos que todos os participantes sejam verdadeiros vencedores, não apenas pela conquista de lugares cimeiros, mas também pela postura, companheirismo e respeito mútuo que sempre caracterizaram o Básquete Show”.
Por sua vez o director Nacional do Desporto, Francisco da Conceição, que declarou aberta a 10ª edição do Básquete Show a nível da zona Sul do País, enalteceu a organização desta prova, assumindo que tal responde à visão do Ministério da Juventude e Desportos (MJD). “Com a realização deste torneio inter-escolar, a mcel e a Huawei
assumem e perseguem um dos principais pilares traçados pelo MJD, o da massificação desportiva, tomando a escola como base na qual nascem e nascerão talentos para o futuro”, explicou.
Francisco da Conceição disse ainda que ao abranger 13 escolas “esta 10ª edição propõe-se, assim, a movimentar um número considerável de estudantes, atletas, treinadores, professores e adeptos, facto que nos faz antever o óptimo alcance de resultados, pois é na quantidade onde buscamos a qualidade”.
Importa realçar que a partida que marcou o arranque deste torneio, a nível da zona Sul do País, colocou frente a frente as escolas secundárias Josina Machel e Francisco Manyanga, em femininos. O arranque da prova contou ainda com vários momentos culturais, com destaque para a actuação da cantora Júlia Duarte
que encantou o público com as suas músicas.
O torneio inter-escolar Básquete Show é considerado como o maior evento desportivo escolar do continente pela FIBA-África.
Um Comentário
António Rendas Pereira
joguei neste pavilhao quando estive em Nampula na Tropa.abraço