Associação Capulana celebrou o Dia da Criança Africana em Portugal e Moçambique
Mais novidades desde Moçambique sobre o trabalho da Associação Capulana na Aldeia de Ndivinduane, a 100kms de Maputo.
Desta vez, a Associação Capulana organizou uma actividade entre Portugal e Moçambique, para celebrar esta data e lembrar a importância da PARTILHA.
Em Moçambique… uma comemoração que contou com dois momentos distintos e igualmente intensos. O primeiro destes momentos, desenvolveu-se durante o dia 14 de Junho, um dia de aulas em que para além de refeições melhoradas nomeadamente um lanche com saborosas arrufadas e sumos, toda a comunidade foi envolvida e assistiu à narração de uma história sobre a importância da partilha, tendo culminado com demonstrações de alegria através de danças e cantares entre todos os presentes.
No sábado, dia 16 de Junho, o outro momento alto destas celebrações, realizou-se uma visita de estudo a Maputo para as crianças de Ndivinduane.
Visita aos Caminhos de Ferro de Moçambique
Visita à Fortaleza de Maputo
Visita à Praia de Maputo
Em Portugal, no dia 14 de Junho, a Associação Capulana, em parceria com a Escola Selecta Amadeu Andrés, organizou uma manhã diferente. À mesma hora que tudo aconteceu em Ndivinduane, a história do livro “Um livro para ti”, foi narrada pela autora e ilustradora Rita Correia.
Através da leitura desta história, lida em simultâneo nos dois países, abordaram a “Partilha” e os Direitos das Crianças, realçando como todos nós no nosso dia-a-dia podemos contribuir para uma sociedade mais justa.
Um dia que uniu todas as crianças da Creche e da Escola Primária da Aldeia de Ndivinduane com as crianças da Escola Selecta em Lisboa. Uma iniciativa em simultâneo que mostrou que apesar da distância estamos todos juntos.
De salientar, que um dos objectivos desta iniciativa em Portugal foi de consicalizar as crianças da importância da Educação e de como é um privilégio viverem num país onde a Educação é obrigatória e tida como garantida.
Em Moçambique foi um dia para dar e receber. Passar a mensagem de que temos muito para partilhar com os outros.
Embora possa parecer que se tenha pouco para partilhar, mas temos sempre um poder ilimitado – os nossos afectos, os nossos abraços. Para partilhar é importante saber que não estamos sozinhos e desta vez, esta ideia de não estarmos sozinhos ficou também marcada pelas cartas que foram escritas e trocadas entre estes alunos portugueses e moçambicanos.
Este dia ficou também registado pela RTP África
e RTP em Portugal
que acompanharam a Associação Capulana nestas celebrações.
Sorrisos que transportam uma grande alegria e que nos contagiam…
Um Comentário
Associação Capulana
O nosso kanimambo!!
O nosso obrigada por sempre nos acompanharem e connosco celebrarem os nossos passos e conquistas 🙂
Associação Capulana