Basquetebol feminino: Ferroviário de Maputo vice-campeão africano
O Ferroviário de Maputo voltou a falhar a conquista do título africano de clubes em basquetebol sénior feminino, ao perder na final frente ao 1º de Agosto de Angola por 51-65, em prova disputada em Luanda. Com o triunfo, a equipa “militar” de Angola sagrou-se campeã africana pela terceira vez na sua história e destronou o Inter Clube de Luanda, campeão em 2016 e recordista de conquistas deste evento, com cinco troféus.
Tal como no ano passado, os “locomotivas” de Maputo acabaram como vice-campeões, igualmente derrotados por uma equipa angolana na final. No derradeiro jogo do evento de 2016, realizado na capital do país, a equipa moçambicana foi derrotada pelo Inter Clube de Luanda por 49-67.
Esta foi a terceira final em que o Ferroviário de Maputo tomou parte, tendo perdido em todas, a primeira aconteceu em 2006, igualmente perante o 1º de Agosto.
Moçambique já ganhou o campeonato africano de clubes em seniores femininos por cinco vezes, em 1991 (Maxaquene), 2001 (Académica de Maputo), 2007 e 2008 (Desportivo Maputo) e 2012 (Liga Desportiva de Maputo).
Ontem, o Ferroviário de Maputo não teve forças para contrariar a superioridade do 1º de Agosto, que já vencia ao intervalo por 32-23.
Na fase de qualificação da Zona Seis, disputada mês passado no Botswana, o Ferroviário de Maputo tinha vencido ao 1º de Agosto, mas em Luanda, as angolanas levaram a melhor tanto na primeira fase, em que as duas equipas estiveram no mesmo grupo, como na final de ontem, sendo por isso as justas vencedoras da prova.
O Ferroviário de Maputo, na primeira fase deste evento, ganhou dois jogos (67-38 ao DCMP da RD Congo e 68-34 ao KPA do Quénia) e perdeu um (com o 1º de Agosto por 65-74).
Nos quartos-de-final, os “locomotivas” bateram o GSO da Argélia (83-44) e nas meias-finais, anteontem, “vingaram-se” da derrota na final de 2016, vencendo as angolanas do Inter Clube (71-62), tal como já tinham feito na fase de qualificação do mês passado no Botswana. Mas ontem, na final, voltaram a perder perante o 1º de Agosto (51-65).
O Ferroviário de Maputo volta assim a falhar a meta de juntar-se ao grupo das equipas moçambicanas que já conquistaram o campeonato africano de femininos, em basquetebol.
No jogo de atribuição do terceiro e quarto, também realizado ontem, o Firts Bank da Nigéria venceu o Inter Clube (70-61). No embate para definir o quinto e sexto, o KPA bateu o GSP (70-54) e no jogo para definir o sétimo e oitavo, o DCMP derrotou o QUE do Quénia (54-39).
Fonte: Diário de Moçambique