Encontro “MALHANGA VIVE” 2017
Depois de vários amigos no facebook do Batalhão Malhanga, terem começado a pressionar para que se realizasse este ano mais um encontro convívio entre aqueles que moraram, ou praticaram desporto naquele simpático bairro da antiga Lourenço Marques, eis que Luís Chang, e Ernesto Dias chamaram a si a organização do mesmo.
E assim no dia 30 de Setembro, de 2017, no restaurante Piri-Piri na Trafaria, eis que tal facto se proporcionou.
Nome sugestivo o do restaurante, para quem viveu naquela cidade de Moçambique, pois no cruzamento de duas conhecidas artérias de Lourenço Marques (Av. 24 de Julho, e Av. António Enes) existiu um restaurante com o mesmo nome, com fama pelo frango assado à piri-piri.
Marcado o repasto para as 14 horas, duas horas antes começavam a chegar os primeiros convivas. Gente que vinha de todo o País. De carro, de comboio, outros de barco vindos da outra margem do rio… e até houve quem viesse de Moçambique de propósito para este almoço, e assim se juntaram para cima de 100 pessoas, que de acordo com a organização, foi o encontro que reuniu mais gente até hoje.
Algumas fotos deste evento retiradas com a devida vénia do grupo “Batalhão Malhanga” do facebook.
No final, depois de comidos e bebidos, Beni Pascoal deu pequeno show de música Moçambicana, que foi aproveitada por alguns dos presentes, para darem o seu pezinho de dança. Outros, já fora do restaurante, foram desentorpecer as pernas, fumar o seu cigarrinho, e continuar a sua bula-bula, para pôr a conversa em dia.
Saudades, de quem não se via há muitos anos, foram saciadas com emoção e fortes abraços. No final a foto em grupo para mais tarde recordar…
Já passava das 16H30 quando começou o regresso a casa de alguns, que acabaram por ser seguidos por outros.
Um dia feliz, e emotivo de reencontros, que ficou na memória de quantos lá estiveram. E que deixaram esta mensagem:
Para o ano 2018, lá estaremos. E com mais gente que não pôde comparecer a este.
MALHAAAAANNNNNN…GA!!!
Texto de: José Russel
Um Comentário
Ana Maria Florentina Novais Teixeira Nogueira
Parabéns aos organizadores do evento! Fiquei com pena de não ter sabido desse evento a tempo e horas..
Quando passar na Trafaria vou almoçar nesse restaurante para assim matar saudades do Piripiri de Lço Marques, hoje Maputo.
Fui atleta de patinagem artística no Malhangalene. Nasci em Mocuba, na Zambézia. Cheguei a Lço Marques, com 4 anos, fomos viver muito perto do estádio do Malhangalene. Aí, comecei a patinar e o meu primeiro treinador foi o sr Adrião pai, só muito mais tarde é que tive a Lotte como treinadora. Hoje vivo no Porto terra natal do meu falecido pai, escusado será dizer que o meu clube aqui em Portugal é o Futebol Clube do Porto.-
Fiquei muito feliz por saber que o grito que o meu Pai dava fez eco no restaurante “Piripiri”
A todos muito obrigada.
A filha do Malhanga,
(Ana Maria Teixeira Nogueira)