Ester Gomes e Carla Budane representam Moçambique em Los Angeles
Basketball Without Borders Global Camp 2018
As basquetebolistas moçambicanas Ester Gomes (Ferroviário de Maputo) e Carla Budane (Sport Algés e Dafundo) vão representar Moçambique na 4ª edição do Basketball Without Borders Global (BWB Global), a ter lugar de 16 a 18 de Fevereiro, em Los Angeles (EUA), indica um comunicado enviado à nossa redacção.
O evento, já baptizado de encontro das futuras estrelas do basquetebol internacional, é fruto de uma parceria entre a NBA e a FIBA, e vai juntar o top 65 de atletas sub18 oriundos de 36 países do mundo.
Ester e Carla estiveram em destaque na última edição do Basketball Without Borders Africa (BWB Africa), que decorreu de 2 a 5 de Agosto em Joanesburgo, na África o Sul. Ester Gomes foi eleita a Melhor Jogadora do Campo (Camp MVP), e Carla Budane a Jogadora Mais Valiosa do All Star Game (All Star Game MVP).
O Basketball Without Borders (BWB) é um programa para o desenvolvimento do basquetebol e sua disseminação pelas comunidades de vários países. Foi criado pela NBA e FIBA e desde a primeira actividade, em 2001, já alcançou mais de 2780 jovens atletas de 134 países, dos quais 46 foram indicados para o draft da NBA (evento anual no qual as equipas podem recrutar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga).
Comunicado de Imprensa – 12.02.2018
Quem são Carla Budane e Ester Gomes?
Carla Budane é um dos novos valores do basquetebol moçambicano. Com apenas 16 anos e um metro e 87, Carla, extremo, está a ter uma época de sonho.
Foi uma das melhores atletas do Algés, de Portugal, clube pelo qual sagrou-se vice-campeã e foi indicada para o cinco ideal do campeonato, em reconhecimento das suas qualidades.
Budane esteve em bom plano na vizinha África do Sul no ano passado, ao ser eleita MVP do campo de treinos da NBA, onde brilham os mais promissores basquetebolistas do planeta.
A atleta sonha em jogar na WNBA e representar a selecção nacional de basquetebol. Budane iniciou a sua carreira na Liga Desportiva de Maputo. Antes de seguir para Portugal, jogou pela A Politécnica.
Ester Gomes, a atleta do Ferroviário de Maputo foi eleita pela organização como melhor jogadora do campo (Camp MVP) enquanto a sua compatriota Carla Budane chamou a si o título de jogadora mais valiosa (All Star Game MVP) neste evento que junta os 80 melhores atletas da categoria sub-18 de 65 países.
As atletas moçambicanas receberam os respectivos troféus das mãos de Adam Silver, Comissário da NBA, e Patrick Baumann, Secretário-geral da FIBA, respectivamente.
Esta não é a primeira vez que basquetebolistas moçambicanos deram cartas neste evento promovido pela FIBA e NBA.
Em 2015, a valorosa base Sílvia Amadeu Veloso- recentemente transferida do Ferroviário da Beira para o Seward County Community College dos EUA- esteve em bom plano no “Basketball Without Borders Africa”, tendo sido eleita melhor jogadora do campo.
Em 2016, foi a vez de Chanaia Pinto, jogadora que evolui no Quinta dos Lombos de Portugal, ser considerada melhor jogadora do campo. Chanaia Pinto esteve em evidência, este ano, ao ajudar juntamente com Carla Covane, o clube “Quinta dos Lombos” a ser bicampeão distrital de Lisboa.
Serve de referência dizer que esta é a primeira vez que duas atletas moçambicanas são distinguidas no mesmo evento.