Inauguração: 9 de março – 15H30. Patente até 31 de março.
“A LUZ DA MULHER”
Solar dos Zagallos, Sobreda – Almada
“A Luz da Mulher” é uma exposição de fotografia enquadrada no programa da Câmara Municipal de Almada comemorativo do Dia Internacional da Mulher de 2019.
A exposição de Paulo Alexandre constitui-se como um projeto fotográfico que tenta ultrapassar os conceitos da estética, a barreira dos preconceitos e se inscreve no campo da antropologia cultural. Cada mulher retratada é uma história. Sublimando a beleza individual da mulher moçambicana, estes retratos falam por si num misto de sedução e contraste entre a mulher citadina, estilizada, marcada pela modernidade e o encanto da mulher rural afeta à terra, às origens e impregnada de uma simplicidade intemporal.
“O que é esta luz tão especial? Não sei se é da alma, a alma que procuro fotografar mas, será qualquer coisa de especial, qualquer coisa que as torna diferentes, especiais…”.
Paulo Alexandre é um fotógrafo português que vive em Moçambique há mais de 30 anos e do seu percurso contam diversas exposições individuais e coletivas, bem como algumas obras editadas. (CV em anexo).
Paulo Alexandre
W: www.pauloalexandrephoto.com
T: (+351) 919 757 778 |
E: pauloalexandre@yahoo.com / photarsite@gmail.com
É aqui que a exposição vai acontecer: Solar dos Zagallos, Sobreda – Almada
Curriculum Vitae Resumido
Paulo Alexandre nasceu em Lisboa em Março de 1965 mas cedo mudou-se para Maputo. Podia dedicar-se apenas à gestão da sua empresa mas, a paixão pela fotografia impeliu-o a entregar-se a esta arte e foi-se materializando num crescente de trabalho variado e reconhecimento público.
O seu livro Photar Moçambique reflecte um amor ao país e suas gentes, revisitando exaustivamente recônditos escondidos do olhar comum.
Retratista por excelência, paulatinamente dedica-se à fine art photography. As suas fotografias integram diversas colecções particulares na Europa e em África.
Exposições individuais:
Thank You 14000 Sorrisos – 2018/2019
Sem Título – Técnicas de Luz, 2018
Outra Dimensão – A Paisagem, 2015
Exposições colectivas mais significativas:
Espreitar a Alma, 2017
Mulheres – Descortinando, 2011
No topo da Gorongosa, 2009
Amazónia – Viagem a Anajás, 2009
Monte Binga – A Montanha dos Espíritos, 2008
Publicações:
Photar Moçambique, Porto Editora, 2014
Memória Futura, Fundação Portugal África, 2012
Fauna de Moatize, Vale Moçambique, 2012
Projectos a assinalar:
A Italiana – making off | Pintor Malangatana, 2012
Walking Words | Poetisa Sónia Sultuane, 2010/11