Festival de Gastronomia Tradicional de Moçambique em Macau
Jantar convívio organizado pela Associação dos Amigos de Moçambique (AAM)
No dia 25 de Junho, a partir das 19h00, os convidados, associados e amigos começaram a chegar ao Café Bela Vista no Grand Lapa, Macau para o jantar convívio organizado pela Associação dos Amigos de Moçambique, integrado no Festival de Gastronomia Tradicional de Moçambique e onde se comemorou o 41º aniversário da República de Moçambique.
Yves Duron – Chefe Executivo do Food and Beverage do Grand Lapa Macau e o Chef Carlos Graça, juntos da mesa que abria o mundo dos sabores de Moçambique
Atendendo às limitações do espaço estiveram presentes 135 pessoas incluindo o Consul Geral de Moçambique em Macau, a sua equipa, o representante do Consulado Geral de Portugal, o secretário-geral adjunto e delegados dos países de língua portuguesa no Fórum para a Coperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua Portuguesa e outras instituições locais, para se deliciarem com um menu preparado pelo Chef Carlos Graça que prometia.
O pessoal do restaurante colaborou vestindo-se com túnicas ou usando as capulanas que a AAM disponibilizou, integrando-se no espírito do jantar convívio.
Antes do inicio do jantar, o Chef Carlos Graça posou junto da equipa do restaurante “Café Bela Vista”, do Vice-Presidente da AAM – Carlos Barreto e do Chefe Executivo Yves Duron.
Ao longo do jantar convívio, foram sorteadas diversas prendas e lembranças. Visionou-se um filme com centenas de imagens actuais de Moçambique, das suas gentes, das suas praias, da natureza, do interior, do litoral, o seu esplendor e riqueza, com uma banda sonora a acompanhar e, no final, houve um momento musical a cargo de um músico macaense, o José Chan, um músico italiano, o Fabrizio Croce e um amante da música,o cabo-verdiano Dani, que fizeram soar diversos temas da música portuguesa.
O Chef Carlos Graça colaborou no sorteio das prendas oferecidas pela AAM
Por volta das 23h00 os resistentes mudaram de sala e foram para o bar “Vasco” onde actuava um duo (um canadiano e um irlandês), depois do seu “set” os nossos convidados da área musical receberam um reforço na componente vocal, o Chef Carlos Graça. E partiram para uma viagem musical com sons de Moçambique, de Portugal, de Cabo Verde, Itália, até o canto clássico teve honras pela voz do Chef … até o músico canadiano se juntou! … aquilo mexeu com tudo e com todos, fados, marrabentas, mornas, uma noitada que durou até às 2horas da manhã…
Quanto ao jantar em si, o menú incluiu os seguintes pratos:
Entradas e saladas:
Sopa de peixe e marisco à Katembe / Salada de batata doce, mandioca, camarão e cajú / Chamuças de galinha e de bife / Badjias de farinha de grão / Compota de “massanica” (maçãs pequenas) com bolachas e queijo.
Pratos quentes:
Matapa com camarão (guisado de folhas piladas de mandioca) / Garoupa “lumino” (guisado com leite de coco) e mandioca / Caril de carangueijo e camarão com leite de coco / Camarão com quiabos .
Caril de galinha com leite de coco / Frango à Zambeziana (grelhado com leite de coco).
Rabo de boi guisado com amendoim.
Acompanhamentos:
Arroz de coco / “Xima” de milho / “Mucapata” (arroz, feijão “soroco” e coco) / “Tseque” (guisado de espinafres tradicionais de Moçambique) / Batata doce assada.
Sobremesas:
“Quequinhos” de coco / Mousse de “Malambe” (o fruto do embondeiro) / Bolo de mandioca.
Bolo de laranja / Mousse de ananás / Pudim de papaia / Mousse da batata doce e leite de coco.
Algumas fotos do jantar convívio para mais tarde recordar…
O Chef Carlos Graça entre amigos de Macau, estando à direita o Luís Machado – Presidente da Confraria Gastronómica de Macau
Os dois líderes da Associação dos Amigos de Moçambique e responsáveis pela organização do Festival de Gastronomia Tradicional de Moçambique – Helena Brandão (Presidente) e Carlos Barreto (Vice-presidente).
Aguarda-se já com expetativa a 9º FESTIVAL DE COMIDA DE MOÇAMBIQUE!