FPB e CMS homenagearam Fernando Alberto Jardim de Almeida
No contexto da realização da Taça Hugo dos Santos em Sines, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Sines homenagearam, no dia 23 de janeiro, a figura de Fernando Alberto Jardim de Almeida, pioneiro e impulsionador do basquetebol em Sines.
Iniciou-se na modalidade ainda em Moçambique no Ferroviário L. Marques, nos anos 60.
Época 1961/62 – Infantis do CFLM
Em cima: Roberto Sousa “Ratinho”, C2?, Orlindo Lopes, Amates Coutinho, Jardim, C6?.
Em baixo: “Mamana”, Orlando, Fernando Almeida “Pinóquio”, “Pinduca”, Ernesto Baltazar.
Do percurso no basquetebol moçambicano, destacam-se o título de campeão nacional universitário, em 1967 e 1968, pela Universidade de Lourenço Marques, e o Campeonato Distrital de L. Marques, na época 1969/70, em representação da Associação Académica de Moçambique.
Época 1969/70 – Seniores da AAM
• Campeão Distrital L. Marques
Em cima: Pedro Cerqueira, Aurélio Vaz, Adriano Baganha, Mota Lopes e Joaquim Neves.
Em baixo: Carlos Pinto, Luís Oliveira, Fernando Almeida “Pinóquio” e Carlos Neves.
Fez parte da 1ª Direção do Clube Desportivo Real Sociedade de Moçambique (CDRSM) – 2 de Outubro de 1972 – Eng. Fernando Almeida (Vogal).
Fez parte da 1ª equipa da Real Sociedade de Moçambique na época de 1972/73.
Época 1972/73 – Seniores do CDRS
(Apresentação da primeira equipa de seniores da Real Sociedade – Pav. da Malhangalene no dia 15.10.1972)
Em cima: Eduardo Lopes “Badola” (Dirigente), António Medeiros Jr, Carlos Simões “Kiko”, José Carlos Sepodes (Capitão), António Azevedo, Orlindo Lopes, Luis Garcês “Tico”, José Rodrigues, Eduardo Branco “Becas” (Treinador).
Em baixo: Adriano Saraiva, Luis Graça Pereira, José Mota, Edgar Almeida “Garito”, Fernando Almeida “Pinóquio”, Rui Carvalho.
Já em Portugal, fundou o primeiro clube de basquetebol do Alentejo Litoral, o Aeroclube de Sines, em 1979.
Também em Sines, formou e representou a equipa sénior de basquetebol do Vasco da Gama Atlético Clube que militou na 3.ª divisão entre 1980 e 1985. Foi ainda treinador de algumas equipas de formação e trabalhou em toda a logística do clube siniense relacionada com o basquetebol.
Em 1980, completou o curso de treinador de Basquetebol (ENB), Nível II, sob a orientação do professor Manuel Fernandes, atual presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Outros – Logística: Durante largos anos tratou/cuidou dos transportes, inscrições na ABS, equipamentos desportivos, exames médicos de todas as equipas do “VGAC-Basquetebol”; Foi o elo de ligação entre as direções do VGAC – ABS e o Basquetebol de Sines.
Algumas imagens desta bonita cerimónia captadas pela câmara fotográfica de Carlos Phumo a quem o BigSlam agradece:
Estiveram presentes nesta cerimónia de homenagem, as seguintes entidades: Nuno Mascarenhas (Presidente da Camara Municipal de Sines), Manuel Fernandes (Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol), Armindo Pereira (Presidente da Associação de Basquetebol de Sines), Fernando Ramos (Vereador do Desporto da Camara de Sines) e Timóteo Phumo em representação dos órgãos sociais do Atlético Basquete Clube Santo André.
A titulo de curiosidade esta homenagem foi feita no intervalo do jogo da final da Taça Hugo dos Santos em Sines, com a vitória do Sporting Clube de Portugal sobre o Sport Lisboa e Benfica por 66-64, conquistando pela primeira vez no seu historial esta troféu.
- Um agradecimento especial ao Timóteo Phumo, pela preciosa colaboração dada ao BigSlam, de forma a tornar possível esta reportagem.
13 Comentários
José Nicolau da Silva
Bonita homenagem ao Pinóquio, mais um “moçambicano” que fez história no basquetebol. Parabéns!
Roberto(ratinho), Amates, Orlando(hortaliça), Vicente(pinduca), Mamana e Baltazar, todos eles meus colegas de escola desde o Ciclo Preparatório na Escola Industrial e depois no Comércio.
Um abraço ao Fernando e a todos os outros.
Nicolau
Manuel Martins Terra
Uma justa e merecida homenagem ao Fernando, pelos relevantes serviços pestados ao basquetebol, enquanto praticante em Moçambique, e depois como dirigente em Portugal, implementando a modalidade em Sines. Felizmente, Fernando, que souberam reconhecer o teu trabalho. Um grande abraço e rápida recuperação.
Carlos Ferreira
Obrigado “Pinóquio”, fazes parte da minha meninice do Basquetebol na Real Sociedade, que me apoiou e incentivou de trato fácil e disponibilidade para nos aconselhar, um Paizão para nos que tivemos o privilégio de te ter como amigo, sempre com um sorriso na cara, um homem humilde e de que todos gostavam. Uma mais que justa homenagem de um exemplo de um de quem tanto deu ao Basket 🏀 em Moçambique e Portugal, há muito que não sabia do teu paradeiro e foi gratificante receber estas notícias boas. Abraço e muita saúde e felicidades. Carlos Ferreira.
Fernando Lopes
Bela homenagem pelo entusiasmo e dedicação com que abraçou e contribuiu para o desenvolvimento do basquetebol quer em Moçambique quer em Portugal.
Dum Fernando para o Fernando um grande abraço amigo
Vítor Sepodes
Uma maravilhosa homenagem ao meu primo e padrinho de casamento, obrigado a todos quantos proporcionaram este momento. Abraço Pinóquio
Zé Rodrigues
Pinóquio, grande e merecida homenagem , PARABENS! A tua energia e inegável “ hands on “ desde a nossa saudosa LM , num magnífico “fastbreak” o Basquetebol ficou mais rico .
Abração
Zé Rodrigues
Vasco Abreu
Merecida homenagem ao meu amigo de muitos anos. Não sabia que tinha regressado a Sines e que está doente, muita força e rápida recuperação, Pinóquio! Grande abraço
josé carlos alves da silva
Um grande abraço ao Fernando Pinóquio, por tudo quanto fêz e deu ao basquetebol moçambicano, onde o acompanhei muitas vezes pelas equipas que representou. Sinceramente não sabia que tinha vindo para Portugal, radicando-se em Sines, que ficou a ganha, e muito, pela maneira como o Fernando se entrega e impulsiona nas actividades onde se mete, basquetebol. Já reparei que o maravilhoso jogador chinoca-moçambicano da AAM Quen Guy raramente ou nunca aparece nas fotos. Era um dos meus ídolos, não esquecendo o Samuel, Mário Dias ? ( ou Almeida?),Eustácio Dias, Mário Albuquerque, Nelson Serra, Terry Jonhson, Rui Pinheiro, etc……tantos. Abraço Sr Engº Fernando Almeida Pinóquio, até um dia.
Carlos Hidalgo Pinto
Fiz parte da equpa da AAM de 1969-70 sendo que, conjuntamente com o Luís Oliveira, praticamente ainda tínhamos idade de júniores.
O Fernando Almeida era bastante rápido e também um jogador, essencialmente de contra-ataque. O Luís Oliveira explodiu nesse ano, faltando nessa foto da AAM, o Ken Guy que era um grande lançador de …longa- distância.
Um abraço para o Fernando Almeida.
José Guimarães
Bonita homenagem a este impulsionador do basquete nas camadas jovens em Sines e Moçambique, referindo também que o treinador vencedor, Luis Magalhães se iniciou também em Moçambique.
Abraço a ambos.
antonio
Bonita e merecida homenagem a um homem do basquetebol , dinamizador do mesmo na área de Sines .
Deixei o meu abraço ao Fernando , mas fica outro de amizade .
Florentino Ferreira
Homenagem bem mais que merecida.
Grande abraço amigo.
Florentino Ferreira
Grande homenagem a um grande Homem.