Homenagem na piscina Rui Abreu em memória do Eng. Rui Prata Ribeiro, antigo atleta moçambicano e do CAC.
No dia 17 de dezembro, às 15H00, vamos homenagear o Rui Prata Ribeiro na piscina Rui Abreu, como atleta, treinador, dirigente e, claro, como grande amigo!
A Associação de Natação de Coimbra e o Clube Náutico Académico vão colocar uma placa em memória do Eng. Rui Prata Ribeiro na Piscina Rui Abreu.
O Rui Prata, filho de D. Maria do Céu e Sr. Abílio Ribeiro. Nasceu e viveu toda a sua infância em Nampula, onde iniciou a sua prática desportiva, distribuída pela natação e pelo basquetebol, duas modalidades que o projectaram, quando em 1975 chegou a Coimbra.
Torneio da Coca Cola – 1970/71
(Minibasquete Nampula – Pav. Ferroviário Nampula)
Em cima: João Carlos, Nito Peixe, Nandocas Marta da Cruz, Bic (Monitor), Jorge Bravo, Camané Osório de Castro e Frank (Monitor Adjunto).
Em baixo: Mário Lisboa, Carlos Conceição “Calucha”, Mário Narta da Cruz, Zé Duro e Rui Prata Ribeiro.
No Clube Académico de Coimbra (CAC), em 1975/76 treinou e competiu nas duas modalidades em simultâneo. Tendo em ambas conquistado lugares de destaque a nível regional e nacional.
Nessa época desportiva, participou na final four do Campeonato Nacional de Basquetebol de juvenis, realizada na Figueira da Foz. A equipa treinada pelo Diogo Amoroso Lopes conquistou a 3ª posição do pódio.
No campeonato Nacional de Verão de Natação, Agosto 1976, como finalista nos 100 e 200 metros bruços chega igualmente ao pódio.
Rui Prata Ribeiro e ABM, Abril de 1982. Em casa do Dr. Cabrita (foto Delagoa Bay).
A partir de 1977, teve que optar, e dedicou-se exclusivamente à natação. Sem nunca deixar de acompanhar os muitos amigos que em Coimbra pelo CAC e na Figueira da Foz, pelo Ginásio, iam proporcionando alegrias aos adeptos, com os sucessivos campeonatos nacionais de basquetebol ganhos em distintos escalões, de 1977 até 1981. Um tempo de ouro!!!
O Eng.º Rui Manuel Prata Ribeiro, era membro sénior da Ordem dos Engenheiros, especialista em Direcção e Gestão da Construção, coordenador do Colégio de Engenharia Civil da Região Centro.
Portanto não te esqueças e marca presença na homenagem no dia 17 de dezembro, às 15H00, a Rui Prata Ribeiro na piscina Rui Abreu na Pedrulha – Coimbra.
Um Comentário
baprafa
O Rui é o meu irmão de coração, o meu Amigo! Aqui, o artigo definido é de propósito.
A dolência tolda-me a razão, a emoção sobrevém e, por isso, escasseia o engenho para descrever tão dimensionado ser.
Porém, a emoção, a imensa tristeza que nos afecta, de há uma ano para cá, tem que dar lugar à alegria de o lembrarmos como ele gostaria de ser lembrado:
– o amigo, o atleta, o treinador, o profissional, enfim o homem alegre, bem disposto, justo e leal na liderança de pessoas.
Propus e foi aceite, aos dirigentes da Academia de Basquetebol e do Clube Náutico Académico a concretização, já em Setembro de 2017, do Memorial Rui Prata; uma competição que englobará um torneio de basquetebol e outro de natação (as suas modalidades), nos escalões jovens (porque os sabia conduzir de forma exímia).
Que o veneremos ALEGRANDO muitos!