‘Moçambola’ 2016 – Ferroviário da Beira campeão nacional!
O Ferroviário da Beira, que há uma semana se sagrou campeão nacional de futebol de Moçambique, terminou a prova com uma vitória por 2-1 frente à Liga Desportiva de Maputo, no domingo, somando 61 pontos.
O jogo na Beira serviu para a consagração do Ferroviário. Com o campo completamente lotado por espetadores ávidos de assistir ao primeiro troféu a ser conquistado pelo Ferroviário da Beira em mais de 60 anos de história e o segundo por uma equipa de Sofala, os ‘locomotivas’ acabaram o ‘Moçambola’ 2016 da melhor maneira, dissipando a esperança da Liga Desportiva de Maputo, que ainda sonhava em ser vice-campeão, mas com a derrota acabou conservando o terceiro lugar, com 50 pontos.
Por seu turno, a União Desportiva do Songo manteve-se em segundo lugar, após vencer fora o Ferroviário de Nacala por 2-0.
Jantar para campeões
Entretanto a cidade da Beira continua em festa após a conquista do título de campeão nacional pelo Ferroviário da Beira, que acontece pela 1ª vez desde a fundação do clube em 1924.
O governo da província de Sofala, incluindo a governadora Maria Helena Taipo, esteve em peso no jogo de consagração dos locomotivas e ofereceu na noite de sábado um jantar de confraternização aos novos campeões.
Alberto Nkutumula, Ministro da Juventude e Desportos, fez a entrega da taça ao capitão Maninho,
a governadora Helena Taipo, o Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, os Presidentes da Liga Moçambicana e da Federação Moçambicana, Ananias Couane e Alberto Simango Júnior, entre outros dirigentes distribuíram as medalhas aos novos campeões nacionais.
Até ao momento, a cidade da Beira está em festa com um desfile de mais de 100 carros que estão a andar por diversas artérias da cidade a exibirem a taça conquistada pelos locomotivas beirenses.
O histórico Desportivo de Maputo desce para a II divisão,
na sua companhia descem também o Estrela Vermelha de Maputo e Desportivo de Niassa.
Fonte: sapo desporto c/lusa