Richard Almstedt e Rui Martins, reencontro em Macau ao fim de quase meio século…
“A Universidade de Macau (UM) em Setembro de 2014, após 33 anos de existência numa colina da Ilha da Taipa, mudou para um novo campus, com dimensões 20 vezes superiores, ocupando agora 1km2 na Ilha da Montanha, uma ilha na Republica Popular da China (RPC) ligada a Macau através de um túnel sub-aquático.
Neste novo local foram construídos cerca de uma dezena de campos de basquetebol,
e reforçadas as suas equipas de basquetebol, masculino e feminino,
as quais ganharam os campeonatos universitários locais em 2015 e 2016, pelo que se perspectivava uma participação em competições nacionais universitárias na China a partir de 2017.
Neste sentido, lembrei-me em 2016 do Richard Almstedt que me tinha treinado em Lourenço Marques nos Júniores da Académica em 1971 e 1972, enquanto jogava nos Seniores, naquele período áureo do Basquetebol Moçambicano. Nunca mais o tinha visto e não sabia nada dele após 44 anos, mas depois de uma pesquisa na internet foi fácil encontrá-lo no Lone Star College, em Houston, no Texas, onde é Chefe de Departamento de Cinesiologia e Dança.
Enviei-lhe um email, disse-lhe quem era e onde estava, e ele respondeu-me logo. Após uma troca de emails breve convidei-o a passar uma licença sabática aqui na Universidade de Macau o que aconteceu agora em Março de 2018. Durante o período em que aqui esteve orientou as equipas de basquetebol da UM e transmitiu-lhes a sua grande experiência na modalidade, tendo acompanhado a equipa em vários jogos locais e deslocando-se igualmente a uma competição na China.
Para além disso, participou com os alunos em diversas actividades dos nossos colégios residenciais e deixou saudades em todos nós.
Nesta sua primeira visita à Ásia, veio consigo a sua mulher Vicky, muito simpática,
e para além de terem oportunidade de visitarem Macau (nomeadamente os seus locais históricos que são Património Mundial da UNESCO desde 2005) e Hong Kong, também se deslocaram a Pequim e Xi’an, tendo gostado muito de toda a viagem e estadia na UM.
Foi uma excelente oportunidade para rever o Richard e revisitar tempos passados e inesquecíveis após quase 50 anos!
Numa das fotos estamos junto a um canhão na Fortaleza de Mong Ha onde se organizou a defesa de Macau durante a Batalha (24/6/1622) na qual foi derrotada uma invasão Holandesa naquele que foi relembrado sempre como o dia de Macau – 24 de Junho.
A outra foto foi tirada no meu gabinete onde estou a oferecer-lhe um azulejo Português em que está pintada a Biblioteca da Universidade de Macau, que é uma das maiores Bibliotecas Universitárias da Ásia.
Prof. Rui Martins, Vice-Reitor (Investigação) da Universidade de Macau – 22 de Maio de 2018 (Feriado do Aniversário do Buda!)
- Rui Martins e Richard Almstedt – Amizade para o resto da vida que o desporto (basquetebol) em Moçambique patrocinou!
2 Comentários
Carlos Hydalgo Pinto
Muito interessante a atitude dos dois interlocutores passados que foram estes quarenta e seis anos. O facto de terem pertencido à A. Académica de L.M., tornou possível este intercâmbio entre duas instituições universitárias, tendo como ponto de reencontro a Universidade de Macau. Pessoalmente, cheguei a treinar com Mister Bowers, conjuntamente com o Prof. Teotónio Lima e o técnico Eduardo Branco. O meu amigo Luís Oliveira deu-me boas referências de R. Almstedt, aquando da sua passagem pela Académica de L.M. Grande equipa com Quim Neves, Baganha, Ken Guy, L. Oliveira, Aurélio Vaz, R. Almstedt e outros.
Pierre Vilbro
É sempre um prazer receber notícias destas:
a- Constatar contactos entre pessoas que se transformam em amizade e que deixam a porta aberta a que esses contactos se restabeleçam sempre;
b- Rever em fotos o grande jogador de basquete que foi o Almstedt, e que também eu tive o privilégio de assistir a vários jogos seus.
c- Ficar a saber do modelar campus universitário de Macau.