(2013-02-13) A casa da moçambicana Bertina Lopes, localizada nos arredores da cidade de Roma, onde ela viveu até a sua morte em Fevereiro último, poderá ser transformada num museu, uma medida que visa imortalizar a vida e obra daquela artista plástica de renome internacional.
Falando em entrevista a AIM, durante a recente visita da Primeira-Dama moçambicana a Itália, a Embaixadora de Moçambique naquele país, Carla Mucavi, disse que esta iniciativa é do viúvo da artista, Franco Confaloni, e amigos, que pretendem que a casa da malograda continue aberta aos moçambicanos e outros apreciadores da arte.
“Bertina Lopes é uma moçambicana que esteve sempre ligada a Moçambique e a sua casa esteve sempre aberta aos moçambicanos. Ainda não há uma ideia concreta, mas pretende-se que a sua casa se torne num museu e continue aberta para as pessoas visitarem as suas obras”, disse a Embaixadora.
Igualmente, o viúvo da Bertina Lopes pretende que as obras deixadas pela malograda sejam publicadas em Moçambique, a maioria dos jovens não as conhecem.
“Ainda não existe uma ideia concreta, mas o que se pretende é tornar a casa dela num museu e criar-se essa ponte de modo que em Moçambique também possa acontecer alguma coisa”, disse ela.
Durante a sua visita a Itália, a Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, escalou a residência da Bertina Lopes, onde também defendeu a necessidade de se imortalizar a vida e obra desta artista plástica, divulgando-se o seu trabalho tanto em Moçambique quanto além-fronteiras.
Localizada no bairro Líbia, arredores da cidade de Roma, a residência da Bertina Lopes é um autêntico museu de artes, com quadros espalhados por toda a casa e paredes autografadas por diversos visitantes.
A artista perdeu a vida aos 86 anos, nesta sua residência, onde viveu durante mais de 40 anos. Durante o seu percurso artístico, ela ganhou vários prémios internacionais e participou em diferentes exposições em diversos países, incluindo Estados Unidos da América, Portugal e Itália. A sua última aparição pública foi na Bienal de Veneza de 2011.
Fonte: (RM/AIM) e Club of Mozambique
2 Comentários
Maria Helena
Que a ideia do museu dos Quadros da Bertina se concretize, para que a sua a sua Obra seja admirada e homenageada.
Wanda Serra
Wanda Serra
Se passa pela vida 1 só vez
Por isso qualquer coisa boa que se possa fazer ao ser humano ,deverá ser feito agora .
Concorde plenamente se for para a frente .
Bertina Lopes será 1
Valorizaçao motivaçao a tanto ser humano que tanto necessita .