Sismos no Botswana e África do Sul sentidos em Maputo
Dois sismos com epicentro no Botswana e na África do Sul foram sentidos em Maputo, mas sem quaisquer consequências, relataram residentes em diferentes pontos da capital moçambicana.
Um professor que dava aulas ao final do dia disse à Lusa ter-se encostado ao pensar que estava a sofrer uma tontura, mas depois apercebeu-se de que se tratava de um tremor de terra.
Outras pessoas que se encontravam no interior de edifícios de Maputo disseram também ter sentido o abalo, que ainda assim passou despercebido para a generalidade da população.
Um forte sismo, com a magnitude de 6,5 graus, foi registado no Botsuana, anunciou o serviço norte-americano de sismografia (USGS, na sigla em inglês).
O epicentro do sismo, registado às 18.40 horas de Portugal continental, localizou-se 238 quilómetros a noroeste da capital do Botsuana, Gaborone, e a uma profundidade de 11 quilómetros, precisou o USGS.
Não há informações sobre prejuízos ou vítimas.
Antes do registo do sismo, um abalo mais ligeiro, com a magnitude de 4,6 graus e profundidade de cinco quilómetros, foi registado no noroeste da África do Sul.
Fonte: Jornal Notícias
Tremor de terra desespera moradores de Maputo e Chimoio
A terra tremeu, no início da noite de hoje, na capital do país e na cidade de Chimoio.
Devido ao susto, moradores tiveram que abandonar os seus apartamentos, em Maputo, e descer até à rua, na tentativa de encontrar local seguro.
De acordo com Enoque Ismael, residente no Bairro Central, em Maputo, ao notarem o tremor, as pessoas abandonaram as casas aos gritos, e ficaram na rua a trocar informações. Também do Bairro, dona Cármen, disse que, quando tudo começou, estava no quarto, a ver televisão, quando de repente sentiu a cama a mover-se. “Olhei para o armário e também estava a mover-se. Pensei que estivesse a ficar doente. Levantei e ouvi os vizinhos a correr no corredor. Depois disso, saí e vi que os meus vizinhos estavam em pânico. As pessoas corriam e desciam as escadas”, explicou.
O sinistro ocorreu durante cerca de dois minutos, segundo testemunhas, por volta das 19:50h, e, até agora, as pessoas ainda se encontram por baixo dos prédios, procurando entender o que realmente houve.
Dona Áurea, uma das residentes, conta que estava em casa, quando sentiu o tremor. No momento, também ouviu a vizinha a gritar. Nisso, concluiu que, realmente, a terra estava a tremer, no centro da cidade de Maputo, ao longo da Avenida Vladimir Lenine.
O episódio também afectou a cidade de Chimoio, em Manica. O Senhor César, residente de Chimoio, diz que apercebeu-se do tremor, quando ouviu os cães a ladrarem. Aí, eu e a minha esposa tentamos entender o que estava a acontecer. Era o tremor”.
O Instituto Nacional de Minas (INAMI), confirmou, por via de um comunicado de imprensa, que o país registou um sismo de magnitude 6,8, cujo epicentro foi em Ghanzi, no Botswana.
Não há registo de danos materiais, por enquanto, e a situação normalizou-se.
Fonte: O País
Um Comentário
Aníbal Santos
Exactamente, nunca ouvi ninguém mais velho do que eu mencionar tal ocorrência.