UMA NOVA AGÊNCIA!
Por Thiago Fonseca
Em Maio nasceu uma nova Agência.
Mas não foi neste Maio.
Foi há sessenta anos atrás.
A nova Agência foi fundada em Moçambique no dia 3 de Maio de 1957, por António Alves da Fonseca que a chamou de GOLO.
Técnico de rádio, o meio mais forte dessa altura, a GOLO transmitiu os primeiros relatos ao vivo e fez parar a cidade.
A empresa passou a ser conhecida como Produções GOLO.
Logo depois juntou-se a ele uma pessoa com quem ele já estava junto. A Flávia.
A Dona Flávia é dona de vários talentos. Um talento nato para escrever, para as artes e um dom maior ainda para a liderança.
Juntou-se a combinação perfeita.
O talento para os negócios, comunicação e um excelente public relations, do António com o talento de uma grande líder e copywriter.
Os dois não sonharam com sucesso.
Trabalharam para isso.
Ainda não era nascido. Mas sei disso porque ainda hoje o fazem com toda a força que tem.
Lidera-se dando o exemplo. Com trabalho. Essa é a maior forma de liderança.
As produções GOLO começaram a produzir conteúdos para anunciantes, muito antes do termo Content Marketing existir. Na rádio programas como o Bomdiazinho, Domingo Alegre, Extensão Dez, Encontro às Dez, Guiando e Ouvindo Música ocupavam o tempo de antena, lideravam audiências e a atenção de milhões em todo o Moçambique.
Programas em directo tinham passatempos e davam prémios. Faziam há meio século atrás o que hoje se chama consumer engagement no marketing.
Como copywriter, a Flávia escreveu spots icónicos que passavam no intervalo desses programas que ficaram na memória de muitos.
Como o da Skol: “Sede, secura, Skol, Sucede sempre assim”.
O António trouxe a sua experiência da rádio e produzia os jingles.
Anúncio após anúncio, programa após programa, a GOLO foi crescendo.
Tornou-se uma Agência de publicidade de serviço completo.
Criava e produzia para todos os meios.
No início da década de 70 a GOLO tinha mais de 70 funcionários e já era a maior Agência a operar. Atendia contas de marcas locais famosas como a Laurentina e depois a 2M entre muitas outras.
Uma Agência moçambicana.
Das qualidades que mais admiro na Flávia e no António, destaco a integridade e o carácter como as mais importantes.
O António enfrentou vários desafios.
Lutou pela igualdade de oportunidades num Moçambique colonial onde confrontou o sistema da altura e o racismo.
Um dos episódios foi quando descobriu um jovem locutor, uma voz muito talentosa que foi reprovada da rádio por não ser de raça branca. O António não desistiu enquanto ele não fosse aceite. Essa voz era a do João de Sousa. Uma das principais figuras da rádio e da comunicação hoje.
O António gravou nos estúdios da GOLO o primeiro disco da Marrabenta do então jovem e desconhecido António Marcos.
Gravou inúmeros outros artistas locais como o Pedro Ben e Fernando Luis.
A Agência já era moçambicana antes de Moçambique ser País.
A GOLO fazia história enquanto a história fazia a GOLO.
Em 1975 chegou finalmente a Independência e com ela, mudanças inevitáveis.
Milhares de pessoas pegaram nas malas e foram para Portugal e outros Países.
Mas não a Flávia e o António.
Os dois, nascidos aqui, foi natural para eles ficar. Afinal são naturais de Moçambique.
Continuaram a trabalhar na GOLO até 1977 altura em que foi proibida a publicidade. Moçambique era um País socialista e o novo governo criou uma única Agência. A DNPP. Direcção Nacional de Propaganda e Publicidade.
O António continuou na Rádio Moçambique onde exerceu funções de Direcção.
A Flávia, redactora e escritora, foi transmitir o que melhor sabia, nas escolas públicas como professora de Português. Ensinou a ler e escrever várias gerações que hoje ocupam lugares de destaque na sociedade moçambicana.
Mesmo nessa altura não parou de ser copywriter. Fez campanhas de responsabilidade social e escreveu vários anúncios como o famoso “Sem água não há vida.” Que passava diariamente na rádio nos anos 80.
Destaco a humildade e a capacidade de mudança como outras duas características mais nobres que admiro neles.
Uma nova Agência de novo.
Em 1986, quando se deu o P.R.E., o programa de reabilitação económica, Moçambique iniciou uma nova mudança para a economia livre de mercado. E por consequência a necessidade novamente de empresas e marcas anunciarem para competir.
Com a reviravolta voltava a publicidade novamente.
Sem assim o terem escolhido, ou mesmo decidido a GOLO renasceu.
O António começou a ser contactado por clientes que precisavam de anúncios, campanhas. Como a Pescom, a Loumar, Johnson & Johnson e outros.
A Flávia ensinava a ler e a escrever durante o dia e escrevia anúncios de noite.
Foi ela quem escreveu o slogan para os sumos Loumar. “O refresco do seu paladar”.
Esta fase eu vi e testemunhei.
Vi como trabalhavam dia e noite até à exaustão para atender a demanda crescente.
Trabalhadores da GOLO mais antiga juntaram-se a eles um de cada vez. A Agência em 1990 operava em casa da Flávia e do António. E novos profissionais vieram trabalhar na nova GOLO.
Quando o primeiro Macintosh foi criado, a GOLO tinha um para fazer Design Gráfico.
Sempre atentos às mudanças e evoluções começaram a anunciar num novo meio. A televisão.
Foi nesse ano que comecei a trabalhar e a aprender com eles.
Vi sobretudo que era muito mais que um trabalho. É uma paixão.
É sábio o ditado que diz:
Escolhe uma profissão que gostes e não terás de trabalhar um único dia da tua vida.”
A Flávia e o António são os Pais da publicidade moçambicana.
Hoje dentro e fora de Moçambique, em várias Agências, empresas, departamentos de marketing e meios trabalham gerações que nasceram e passaram pela GOLO.
A Flávia não parou de brilhar como copywriter. Entre muitos trabalhos, foi ela quem criou o nome Jeito para a maior marca de preservativos moçambicana. Foi ela quem escreveu o nome giro para a mcel, hoje sinónimo do pré-pago.
A Agência voltou a crescer e a ocupar a posição de líder mais uma vez.
A experiência da Flávia e do António foi transmitida aos mais novos num mercado onde não havia ainda universidades de comunicação.
A Agência era e ainda é uma escola.
Em 2017, sessenta anos depois, perto dos noventa anos de idade, os dois ainda vem trabalhar todos os dias de manhã e de tarde na Agência.
Activos e executivos na operação diária da Agência são sobretudo os mais importantes conselheiros que nos transmitem a o conhecimento e a sua experiência acumulada.
Carinhosamente tratados como Dona Flávia e Senhor Fonseca todas as semanas recebem velhos e novos amigos que os visitam para os cumprimentar e ouvir as histórias do Fonseca.
Seria impossível para mim contar os sessenta anos da GOLO e da história da Flávia e do António neste texto. Escrevo uma pequena parte daquilo que ouvi e vi.
Este texto é sobretudo uma homenagem à Flávia e ao António no mês em que a Agência que criaram faz sessenta anos.
É um agradecimento aos dois em nome de todos os trabalhadores e amigos da GOLO de hoje e do passado.
Mas mais importante que isso, agradeço em nome das futuras gerações de publicitários que virão.
O legado da Flávia e do António ecoará nos tempos, para sempre.
Mais do que tudo, a história da GOLO é uma história muito especial.
É uma história de amor.
Amor pela publicidade.
E de um pelo outro.
Texto do Thiago Fonseca, com a devida vénia, pelos 60 anos da “Golo”, que hoje se comemoram.
O BigSlam agradece ao João de Sousa a partilha deste texto.
5 Comentários
Joando da Conceição
Parabéns GOLO
Quem me dera fazer parte desta equipa!
Desde pequeno que oiço o vento trazer a capacidade desta grande agência. Sua visibilidade na nossa praça física e digital em campanhas publicitárias foi sempre forte e exemplar. Me sinto orgulhoso em termos tal referência “GOLO” cá na nossa terra. Desejo que o sucesso seja continuo.
Joando da Conceição – Creative Designer
https://www.behance.net/joando
Sérgio Faife
FELIZ por fazer parte dessa HISTÓRIA 😊❣
PARABÉNS!
Katali Fakir
Espetacular! Para mim, quiçá para outros tantos, produções Golo, era sinónimo de João de Sousa, relatos de futebol, “no domingo à tarde”.
Kanimambo, pela magnífica homenagem aos pais fundadores e a possibilidade de conhecer a bela e verdadeira História de uma Rádio que marcou a nossa juventude.
Nelson Silva
Parabéns à Golo, seus fundadores e colaboradores ao longo dos anos. Parabéns, também, ao Thiago, pela sua bela homenagem aos seus avós.
Alberto Carmo Rodrigues.
Caros Amigos,
É com imensa satisfação, que vejo, apesar dos aninhos que ambos , continuam plenos de genica.
Recordei-me agora de um episódio que deverá ter cerca de 50 e tal anos e que ao recordá-lo poderá provocar sorrisos infelizmente, a muito poucos. Num dos programas das Produções Golo aparecia a reprodução de ecos, e num dos treinos de basquetebol, o pessoal perguntou ao colega Toneca, como era que aquilo se fazia. Resposta imediata, deu-me muito trabalho conseguir esta reprodução e o segredo é a alma do negócio. Eu continuo ainda hoje .com a mesma curiosidade.
Parabéns pelo aniversário da vossa agência, e que perdure por muitos mais, sob a vossa Batuta e pelo belo trabalho do vosso Neto.
Forte Abraço do,
Alberto Rodrigues.