Relatos de uma viagem pelas Arábias (1) – Chegada ao Dubai
Caros amigos (as)
Têm sido muitas as pessoas a solicitarem reportagens desta viagem (cruzeiro) pelas Arábias. Sem qualquer compromisso vou tentar elaborar algumas de acordo com a minha disponibilidade.
Programa da Viagem:
Cruzeiro 7 dias pelas Arábias a bordo do novo navio MSC WORLD EUROPA.
Este navio cruzeiro visitou alguns dos lugares mais emblemáticos da região tais como Dubai, Abu Dhabi, Sir Bani Yas (é uma ilha natural localizada a 100 km do sudoeste de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos), Dammam (cidade na Arábia Saudita) e Doha (capital do Qatar).
Uma viagem onde o antigo e o moderno, o luxo, a ostentação e as tradições mais ancestrais convivem em completa harmonia entre o sonho e a realidade.
Deixa-te surpreender por estas paisagens e pela magia do Médio Oriente através destas reportagens do BigSlam!
3 de março de 2023 – Sexta-feira
Fizemos a viagem para o Dubai pela Turkish Airlines,
com partida do Porto e com escala no novo aeroporto de Istambul. A viagem durou cerca de 4H35.
O novo Aeroporto de Istambul Arnavutköy, inaugurado em 29 de outubro de 2018, é o aeroporto internacional que foi construído para substituir o antigo aeroporto de Ataturk, com potencialidades para se tornar no maior do mundo.
Este aeroporto para além de grandioso oferece uma série de comodidades aos viajantes.
Aqui aguardámos a chegada do grupo que saiu de Lisboa e depois em conjunto viajámos até ao Dubai. Uma viagem que durou cerca de 4H10.
Esta viagem foi organizada pela FAMATOUR – Praça Dona Maria II 1008, 4760-111 Vila Nova de Famalicão. Telefone: 252 372 444
4 de março – Sábado
Chegamos ao Dubai ao inicio da manhã, por volta das 7H00.
Fomos apanhar as malas e cumprir as formalidades legais de entrada no país.
À nossa espera estavam os transferes (2 autocarros com respetivos guias) que nos levaram a conhecer um pouco do Dubai antigo.
Começámos pelo Za’abeel Palace do Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum,
Sheik de Dubai, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos. Aqui reside a família real de Dubai e também é onde o Sheik recebe embaixadores e dignitários estrangeiros. Apesar de não ser aberto ao público, é um belo portal de entrada…
A primeira foto do grupo “Super Dubai” (24 que partiram do Porto + o tour leader – Nuno Ribeiro e 26 de Lisboa + o tour leader – Marco Lima) desta viagem pelas Arábias…
Seguimos depois para o bairro histórico Al Fahidi, situado na zona de Bur Dubai
este bairro está localizado ao longo do Dubai Creek, e é um lugar de grande relevância histórica. As construções tradicionais ajudam a entender um pouco mais sobre o modo de vida na região antes da descoberta do petróleo.
À entrada do bairro há uma simulação de um pequeno acampamento beduíno.
Outrora Al Fahidi foi um importante entreposto comercial. Grande parte da sua edificação original está intacta e bem preservada, nomeadamente as tradicionais torres de vento construídas em pedra, teca, gesso, madeira de palmeira e sândalo.
Na foto podem ver ao centro as torres de vento chamadas de barjeel, que geralmente são as torres mais altas das casas, construídas em formato retangular e com aberturas que permite a entrada constante do vento, independente de qual sentido ele esteja soprando, algo essencial para aguentar os verões quentes dos Emirados, cujas temperaturas ultrapassam com facilidade os 40°C.
Neste bairro histórico, é possível ver como era a cidade no final do século XIX e início do século XX. Não tivemos muito tempo para o visitar devido a condicionamento horário, mas mesmo assim aproveitámos para dar um pequeno passeio pelos becos e ruas sinuosas do bairro para descobrir um pouco da sua arquitetura tradicional.
Uma pequena pausa para descansar
Depois disso a comitiva foi convidada a provar o “karak chai” (feito com leite evaporado e especiarias como cardamomo e açafrão), é algo que é muito popular nos Emirados, mas tem de se aprender a gostar.
Apesar de o café ser o rei das bebidas na arábia, o chá ganhou imensa popularidade na variante “karak chai”. Karak é derivado da palavra “kadak”, que significa forte em hindi. Um legado da longa relação cultural e comercial dos EAU com a Índia, esta bebida condimentada e fragrante pode ser desfrutada em qualquer café da cidade.
O semblante diz tudo, afinal de contas o karak chai não é assim tão mau…
Enquanto se saboreava o “karak chai”, o Ricardo um dos guias no Dubai ia dando informações sobre os hábitos e costumes deste povo dos Emirados Árabes Unidos .
Depois de terminada a visita, voltámos aos autocarros que nos deixaram junto à doca de embarque em Bur Dubai.
Bairro de Deira e os seus Souks
Para chegarmos ao outro lado utilizámos os abras (dhows), pequenos barcos tradicionais que cruzam o Dubai Creek (riacho de água salgada que separa Deira do lado norte e Bur Dubai a sul), sendo esta a maneira mais pratica de fazer a travessia.
Tudo a postos para a travessia
Umas fotos para perpetuar este momento
Cruzar o Creek com os abras é um verdadeiro passeio panorâmico e proporciona um ótimo visual da região central de Dubai.
Desembarcarmos na outra margem,
com o calor a apertar, houve quem quisesse provar gelado confecionado com leite de camelo,
atravessamos a avenida e fomos conhecer o Grand Souq – Deira
estávamos em cima dos mercados tradicionais, o Spice Souk (especiarias), Textile Souk (tecidos) e o Gold Souk (ourivesarias).
Spice Souk, são um conjunto de pequenas lojas e bancas que vendem produtos como temperos, condimentos, especiarias, produtos naturais, culinários, medicinais e cosméticos.
Começámos pelo Textile Souk, nestas lojas pode escolher por entre uma interminável seleção de seda crua, algodão e tecidos bordados.
Fomos por último visitar o Gold Souk, ou Mercado do Ouro de Dubai, sendo esta uma das atrações mais famosas e peculiares de Dubai. É considerado o maior mercado de ouro do mundo, oferecendo preços bem mais acessíveis que as grandes joalharias. É um lugar que precisas de visitar pessoalmente, para acreditar naquilo que os teus olhos estão a ver. Uma perdição para as mulheres…
Logo à entrada observámos numa loja o maior anel de ouro do mundo, sendo uma das principais atracões do Gold Souk do Dubai. O anel, designado Najmat Taiba (Estrela de Taiba) foi fabricado na Arábia saudita, pesa quase 64 quilos e para além de ouro de 21 quilates apresenta 5,1 quilos de pedras preciosas, incluindo 615 pedras da Swarovski. O Najmat Taiba possui 2,2 metros de perímetro e quase meio metro de diâmetro.
Vejam estas montras, sendo as peças expostas todas em ouro… é impressionante e raramente visto em algum País.
Vale bem a pena visitar este espaço e caso haja capacidade financeira, adquirir alguma das muitas milhares de peças existentes. O comércio de ouro em Dubai foi muito importante no fortalecimento da reputação do emirado como um local seguro e confiável para a realização de negócios no médio oriente e no mercado internacional.
O mercado do ouro é uma das atrações turísticas mais importantes no Emirato de Dubai onde os turistas vêm para desfrutar deste local surpreendente.
Já no exterior dos Souks, ouvi algo marcante – o chamamento por autofalantes dos muezzin que anunciam que é hora de iniciar a oração. Ele é feito de maneira especial e consiste em convidar a comunidade muçulmana a tomar parte na oração. Ao longo do dia são chamados 5 vezes para rezar.
Terminada a excursão, dirigimo-nos para o maior terminal de cruzeiros do Mundo no Porto Rashid – Hamdan Bin Mohammed no Terminal 3, inaugurado em Dezembro de 2014.
depois de realizado o check-in (muito simples e rápido), acedemos ao belo e monstruoso MSC WORLD EUROPA. Fomos de seguida dar uma vista de olhos pela nossa cabine
que foi selada com um saboroso espumante e com um brinde à vida!
Ao jantar ficámos a conhecer os nossos parceiros de mesa, sendo a maioria oriunda da Madeira e todos muito simpáticos e cultos, com quem partilhámos ao longo do cruzeiro belos momentos…
E assim começou a viagem no MSC World Europa de 7 dias pelas Arábias…
- Agradecimento a todos que deram o seu contributo enviando as suas fotos.
Musica: “Viva la Vida” por Coldplay.
NÃO PERCA a próxima reportagem: Visita à magnífica Mesquita Sheikh Zayed, considerada umas das maiores e mais belas do mundo,
o Parque Temático Ferrari World
e muito mais… a não perder!
11 Comentários
nino ughetto
Muito bem,,, quem trabalha merece ter o que tem Um abraço
Katali
Samu, GRATO.
Abraço e saúde Amigo
josé carlos alves da silva
Amigo Samuel, tão bem narrado esta viagem, até parece que estou viajar convosco. Bom proveito, boas férias, estes países árabes são muito lindos. Abraço. Uma Santa Páscoa.
Manuel Martins Terra
Obrigado, Samuel por partilhares estes magnificos instantâneos que refletem na perfeição o exotismo das paragens do Médio Oriente, tão ricas nas suas mais diversas vertentes. Esperemos as próximas, com toda a atenção. Um Abraço.
Henrique Ferreira
Fantástica viagem para conhecer outras culturas,outros Amigos,outras paisagens paradisíacas. Bela reportagem Samuel. Parabéns brande Amigo.
Abraço
Lacrau
Lourdes Carreira
Obrigado pela partilha das fotos,adorei ver tudo.
Maria João Pereira Necho
Muito Obrigado.Gostei desta reportagem .
Hugo
Muito bom. Deu uma nova prespectiva do Dubai. Deu vontade de visitar.
Carlos Trocado
… excelente viagem! Parabéns!
PATRICIA DUMANS
Magnífica a experiência partilhada. Foram dias mágicos, com certeza! Obrigada pela excelente narrativa!
Marco Lima
Parabéns Samuel, belo relato da viagem.
Aguardo ansiosamente os proximos capítulos 😉