Relatos de uma viagem pelas Arábias (3) – A paradisíaca ilha de Sir Bani Yas dos EAU… e o exuberante MSC World Europa!
6 de março de 2023 – segunda-feira
Por volta das 7H00 da matina chegávamos a Sir Bani Yas, uma ilha paradisíaca localizada nos EAU, a cerca de 170 km a oeste da cidade de Abu Dhabi.
Tomámos o “mata-bicho” cedo de forma a podermos desfrutar da radiosa praia logo pela manhã.
Ao longo do pontão do cais de embarque, já havia uma série de pessoas a caminho da praia,
à chegada, um placard dava as boas-vindas aos “cruzeiristas”
O dia estava magnífico! A praia era linda e perspetiva-se um excelente dia…
Escolhemos um local mais afastado do cais de embarque e, à hora a que chegámos, ainda não havia praticamente ninguém, usufruímos de um verdadeiro espaço zen.
Esta ilha é conhecida pelas suas belas praias,
paisagens naturais deslumbrantes e águas cristalinas,
transformada num oásis para uso exclusivo dos viajantes da MSC Cruzeiros.
A reserva de vida selvagem na ilha também é uma atração única, permitindo aos visitantes experimentar a natureza em um ambiente protegido e cuidadosamente conservado.
Foi fundada em 1971, pelo falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o ex-presidente dos EAU, como um santuário de vida selvagem para preservar espécies ameaçadas de extinção.
Estas são as viaturas que transportam os turistas para um pequeno safári na ilha.
O pacote do cruzeiro estendia-se à ilha e também incluía refeições e bebidas gratuitas.
Para matar a sede nada melhor que uma água de coco…
O dia esteve bem quente, o que proporcionou um dia de lazer esplêndido.
Que diga o Marco Lima o nosso “tour leader”
Regressámos ao navio quando o sol já não dava tréguas e o calor apertava…
As últimas fotos em Sir Bani Yas, para um dia mais tarde recordar!
Já no navio, com uma vista privilegiada sobre a praia, aproveitámos para petiscar qualquer coisa no bufete,
assim como retemperar as energias, pois a “Noite Branca” prometia.
Depois do jantar, a maioria do pessoal passeou pelo navio
e na Word Promenade exterior havia espetáculo de rua
e no final da noite a festa era no “La Plage”, no 18º andar, para o “White Party”
onde o grupo Swing Latino & Dj animava a festa com música ao vivo…
7 de março – terça-feira
Depois de passarmos pelo Golfo Pérsico, com um dia de navegação, o navio rumou em direção à cidade árabe de Dammam.
Aproveitámos para conhecer mais um pouco do novo MSC Word Europa. Um dos maiores cruzeiros do mundo, que se assemelha a uma cidade flutuante e que oferece experiências diversas aos hóspedes. Desafiámos o nosso sentido de orientação ao longo dos primeiros dias a bordo e procurámos os múltiplos painéis à procura de indicações, pois o navio era grande e era difícil saber onde estávamos!
Verificámos que os decks do MSC World Europa têm nomes de capitais europeias: Oslo, Berlim, Roma, Londres, Madrid, Dublin, Viena, Estocolmo, Copenhague, Praga, Bruxelas, Berna, Atenas, Paris, Lisboa , Valletta e Amsterdão.
Possui 33 opções de restaurantes, bares e lounges, cada um com seu próprio estilo e ambientação – incluindo 6 restaurantes de especialidades.
Fazíamos as nossas refeições de pequeno-almoço e almoço nos dois bufetes – Il Mercati e La Brasserie que estavam à disposição dos hóspedes, situados nos decks 18 e 19.
Estes possuem grandes janelas panorâmicas não apenas para o lado do mar, mas também para o passeio. Estão diretamente um acima do outro, cada um com duas áreas externas voltadas para o World Promenade… e as partes do restaurante estão ligadas por uma ponte de piso de vidro.
Vou-me referir a alguns bares e lounges que mais me impressionaram positivamente:
O pub Masters of the Sea, é um espaço que inclui um bar com uma micro cervejaria, onde três tipos de cervejas artesanais exclusivas da MSC são produzidas a bordo: uma Pilsner, uma cerveja amarga e uma cerveja de trigo. Um pub simpático que fez as delícias de muitos passageiros do nosso grupo e não só.
O The Gin Project, fica no piso superior e o bar oferece 68 tipos de gim. Usam ocasionalmente um shaker Crawley Imperial vintage, que por si só vale a pena visitar este bar, onde os hóspedes podem testar as suas habilidades ao agitar os seus próprios cocktails de gim.
O Coffee Emporium, no deck 8 da World Promenade, é um local onde os fãs de café podem usufruir de um espaço elegante e moderno, com torrefação própria.
Além disso, o navio dispõe de muito entretenimento – 6 piscinas em diferentes áreas, o mais luxuoso MSC Yacht Club e a maior área infantil da frota. O navio, estruturado em 21 andares – sendo 16 destinados aos hóspedes.
A piscina principal do navio é a La Plage. A área conta com terraço, anfiteatro e dois bares, um de cada lado: o Rive Gauche para bebidas e o Rive Droite que é uma gelataria.
A área da La Plage ainda possui um jacuzzi com vista para o mar, com água bem quentinha e a hidromassagem super potente – uma delícia!
Outro destaque vai para a Botanic Garden Pool, uma área com lounges, espreguiçadeiras, jacuzzis e uma piscina principal. Tudo isso com muito verde a envolver, dois bares e área coberta com teto retrátil.
A Zen Pool, na popa do navio, é uma área exclusiva a adultos, com duas piscinas, solário e lounge com sombra. A sua localização, no 18.º deck, oferece vistas únicas para o oceano.
Foi aqui que passámos parte da manhã deste dia, na companhia do casal – Francisco e Olga. Como o mundo é pequeno – fomos surpreendidos com este simpático casal na viagem, também vindos da Figueira da Foz e colegas da Helena!
Depois disso eu e a Helena fomos conhecer o Parque Aquático Aurora Boreal, o local favorito para todas as crianças e adolescentes, era o meu caso 🙂
Havia três tipos de escorregas aquáticos,
1 – A descida é feita em uma boia, individual ou dupla com possibilidade de escorregar usando óculos de realidade virtual (gratuito).
2 – São dois escorregas paralelos “Twin Racer” e mostram quem tem a melhor – ou seja, mais rápido – técnica de deslizamento.
3 – É uma espécie de cápsula que, depois de fechada, abre-se um alçapão que proporciona queda livre “U Drop” e depois se torna num escorrega normal. Excelente para quem gosta de emoção e adrenalina.
Há também um escorrega seco que é uma das atrações mais simbólicas do MSC World Europa, o Venom Drop – The Spiral. A entrada simula a boca de uma cobra vermelha
e o escorrega tem 104 metros de extensão, equivalente a 11 andares.
Veja o vídeo seguinte:
Fomos depois ver o parque aquático infantil com água climatizada para oferecer mais conforto à pequenada.
Depois do almoço continuámos o nosso périplo pelo navio de forma a conhecer algo mais…
A embarcação possui diversos espaços direcionados a todas as faixas etárias.
A Doremiland situado no 19º deck, reúne todas as instalações infantis.
É aí que ficam o Baby Club Chicco, destinado ao público de zero a dois anos; o Miniclub, para quem tem de três a seis anos; Juniors Club, para crianças de sete a 11 anos; Young Club (12 a 14 anos); Tens Club (15 a 17 anos); o The Studio, espaço voltado para as redes sociais; e o Lego Room, sala assinada pela marca de brinquedos mundialmente famosa.
Neste mesmo deck (19º) visitámos o Hall of Games, onde existe um simulador de corridas de motos,
simulador de formula 1,
e o Games Arcade, que fez um resgate aos jogos clássicos dos anos 80 e 90.
Há também o MSC Sportplex, um espaço polidesportivo entre os decks 20º e 21º, para a prática de diversas modalidades e também usado como ringue de patinagem e pista de carrinhos de choque…
Como fomos bafejados com os benefícios AUREA, desfrutámos da área termal da MSC Aurea Spa que incluía: banho de vapor, sauna finlandesa, sala de relaxamento, sala de neve, bancos aquecidos, hidromassagem e etc. Um excelente SPA!
Vejam o vídeo seguinte:
Ficámos fãs do MSC Aurea Spa e a partir desse momento todos os dias ao fim da tarde, curtíamos este espaço de lazer e bem-estar.
O programa diário do navio tinha como destaque – Noite de Gala, com cocktail do Comandante, um brinde em todos os bares nos andares 6 e 7.
O capitão Marco Massa – Comandante do MSC World Europa,
fez no Word Theatre uma apresentação de boas-vindas de seus Oficiais e Chefes de Departamento. Uma cerimónia agradável de se ver.
Durante o jantar no Restaurante Esagono, tivemos a confirmação dos vistos para entrar na Arábia Saudita. Os mesmos foram tratados pela Famatour – Agência de Viagens, assumindo esta também o custo dos mesmos, um gesto simpático que caiu bem no seio do grupo de excursionistas portugueses.
Depois do jantar ainda fomos assistir a um espetáculo de magia no World Theatre e, no final, saborear um cocktail no bar do casino,
um dos nossos bares favoritos, pela excelente qualidade das “caipiroscas” preparadas pelo barman de origem mexicana – Juan.
Já era tarde quando recolhemos à nossa cabine, chegámos completamente extenuados…
Os dias seguintes prometiam novas descobertas e sensações…
Se quiser e para terminar em beleza faça uma visita ao navio MSC World Europa através do vídeo seguinte:
- Agradecimento a todos que deram o seu contributo enviando as suas fotos.
NÃO PERCA a próxima reportagem: Chegada a Dammam, uma cidade localizada na região oriental da Arábia Saudita, situada na costa do Golfo Pérsico. Uma incógnita para todos nós….
NOTA: Para ver ou rever as anteriores reportagens, basta clicar nos links seguintes (escritos a azul):
1ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (1) – Chegada ao Dubai
2ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (2) – Abu Dhabi capital dos EAU…
4 Comentários
josé carlos alves da silva
Magnifico, continuação de boas férias. Esta vossa viagem está narrada e fotografada duma maneira, parece que estou nessa excursão. Abraços
jose pedro cardoso
Sammy, ganhaste-lhe o gosto. Ainda bem. Já pertences ao grupo dos cruzeiristas.
O navio é espectáculo, mas cruzeiros com italianos na organização, já fiz alguns nessa companhia e na Costa, e “ponto final”.
Mas concordo contigo. “Cruzeirar” é do melhor para relaxar e escapar da rotina diária, mas o melhor para mim, é ir conhecendo o Mundo e outras culturas.
A tua reportagem está simplesmente extraordinária, e merecia da parte da MSC um cruzeiro gratuito. Ganda publicidade. Nem eles conseguem promover a Companhia dessa maneira, nem merecem.
Vão aproveitando.
Abração
BigSlam
Caro José Pedro Flores Cardoso, grato pela simpatia das tuas palavras.
“Rei dos cruzeiros só há um, és tu e mais nenhum”!
Estou plenamente de acordo que “cruzeirar” não é só relaxar, mas acima de tudo ir conhecendo o Mundo e as suas culturas…
Aquele abraço e vai aparecendo pelo nosso “Ponto de Encontro!” – http://www.bigslam.pt
Jorge Nuno Ramadas Abrantes
Viagens fabulosas. A melhor terapêutica para o rejuvenescimento.