Relatos de uma viagem pelas Arábias (4) – Em busca do desconhecido, Dammam na Arábia Saudita
8 de março de 2023 – quarta-feira
Por volta das 6H00 da manhã, o navio MSC World Europa ancorava no porto de Dammam ou Porto Rei Abdul Aziz na Arábia Saudita.
Esta é a primeira vez que visito a Arábia Saudita. Algumas curiosidades sobre este país:
- A Arábia Saudita é o maior país da Península Arábica, cobrindo cerca de 80% da área total da península. É o maior exportador de petróleo do mundo e possui a maior reserva de petróleo do mundo.
- Riade é a capital e o principal centro financeiro da Arábia Saudita e situa-se num planalto deserto, no centro do país.
- A cidade de Meca, localizada no oeste da Arábia Saudita, na região histórica da Hégira, é o local mais sagrado do Islão, pois é o local de nascimento do Profeta Muhammad e o destino de peregrinação anual para milhões de muçulmanos de todo o mundo.
- As as mulheres só passaram a poder conduzir automóveis desde 24 de junho de 2018.
- A moeda oficial é o rial saudita, abreviado como SAR (Riyal da Arábia Saudita). 1€=4SAR
- Os homens na Arábia Saudita geralmente usam roupas tradicionais: A Ghutra é o pano que cobre a cabeça, o Agal é o cordão negro que serve para prender a ghutra à cabeça e o Thobe ou Dishdasha é um vestido longo e solto que chega aos tornozelos e é geralmente branco ou cinza claro.
Depois de passarmos pelo posto de controle de fronteira, o grupo “Super Dubai” partiu à descoberta da cidade.
À nossa espera tínhamos autocarros gratuitos que a MSC disponibilizou para todos os passageiros.
Partimos para Khobar,
uma cidade vizinha de Dammam e Dhahran, formando estas o que é conhecido como o “Triângulo de Ouro”, um importante centro comercial e industrial na Arábia Saudita, com uma forte presença de empresas de petróleo e gás, bem como outras indústrias.
A viagem de autocarro durou cerca de 45 minutos, com algumas peripécias pelo meio, pois o jovem motorista (que se vê no retrovisor) não sabia interpretar o GPS, se não fosse a preciosa colaboração dos nossos tour leaders, ainda hoje andaríamos às voltas… 🙂
Chegámos finalmente ao términus dos autocarros
que ficava junto a uma das atrações de Al Khobar, a sua “Corniche” (calçadão à beira-mar) oferecendo vistas panorâmicas do mar e algumas atividades recreativas.
Ao longo do percurso, a malta do grupo foi aproveitando para tirar umas fotos, para mais tarde recordar…
e ao mesmo tempo apreciar e sentir o pulsar desta cidade…
Na foto seguinte pode-se ver ao fundo a Ponte Rei Hamad (King Hamad Causeway) com 25 Km de extensão e que liga o Bahrein à Arábia Saudita.
A meio do percurso e com o calor a apertar, fez-se uma paragem para ver se arranjava um transporte para o grupo todo, mas tal não foi possível.
Alguns conseguiram fretar esta viatura para se deslocarem, a única a circular pela Corniche
Um casal do grupo mais arrojado, teve a sorte de encontrar um táxi e foram conhecer Ithra, um centro cultural localizado em Dhahran a 25 Km de carro deste local.
É um dos maiores e mais impressionantes centros culturais do mundo,
com uma área de 45.000 metros quadrados e uma ampla gama de instalações e programas que oferecem aos visitantes uma experiência única.
Entretanto, a malta que ficou pela Corniche, tinha como destino Khobar Water Tower,
uma emblemática torre com uma altura de 40 metros, construída na década de 1970, para ajudar a abastecer a cidade com água potável (contém um tanque com 5 mil metros cúbicos de água) e que neste momento é uma das atrações turísticas mais populares da cidade, com uma plataforma de observação na sua parte superior qua abriga um restaurante e que oferece vistas panorâmicas de Al-Khobar e do Golfo Pérsico.
Infelizmente não a pudemos visitar, pois estava encerrada para obras.
Uns momentos antes tínhamos acabado de visitar Al Khobar Corniche Mosque,
uma mesquita construída no final da década de 1990 e uma das mais belas e populares da região, sendo a sua localização privilegiada, pois fica próxima ao mar e tem vista para o Golfo Pérsico. Isso a torna um destino popular para os moradores locais e turistas que visitam a Corniche de Al-Khobar.
A mesquita tem espaço para acomodar milhares de fiéis, bem como uma área de oração separada para mulheres.
Houve quem quisesse apanhar um pouco de terra, para guardar como recordação desta passagem pela Arábia Saudita.
Já de volta e com o cansaço acumulado, a maioria dos elementos do nosso grupo optou também pelo aluguer do “tuk-tuk car” e que bem que soube!!! O motorista ganhou o dia com as viagens constantes que fez com o grupo de excursionistas portugueses…
Antes de apanhar o autocarro de regresso ao terminal de cruzeiros em Dammam, um momento de repouso para descansar e refrescar…
- Em jeito de balanço final, as expetativas sobre este destino não era muitas e vieram a confirmar-se. Para quem se quer abrir ao turismo de cruzeiros, vão ter muito que pedalar… começando pela eliminação dos vistos de entrada para os cruzeiristas e depois proporcionar através de operadores turísticos credenciados, diversas alternativas para quem quiser conhecer um pouco mais desta zona do país.
Já de regresso ao navio e como era o Dia Internacional da Mulher
o MSC World Europa preparou esta bonita e simpática homenagem a todas mulheres que viajavam neste navio cruzeiro.
Por volta das 18H00 o navio partiu rumo a um novo destino – Doha no Qatar.
À noite assistimos no Panorama Lounge, um espaço de entretenimento de alta tecnologia e de grande beleza, com capacidade para 462 pessoas, localizado na popa do navio,
ao espetáculo “The Best of Rock and Roll Hall of Fame” com uma bela atuação de Christina Ellinas, concorrente de sucesso no The Voice UK 2019.
Depois do espetáculo e antes de recolhermos à nossa cabine, ainda deu para tomar uns sucos no bar do Panorama Lounge…
O dia seguinte esperava-se expectante, pois aguardava-nos uma mistura intrigante da infraestrutura moderna e as tradições antigas…
- Agradecimento a todos que deram o seu contributo enviando as suas fotos.
NÃO PERCA a próxima reportagem: Chegada à capital do Qatar, a bela cidade de Doha,
que recentemente foi palco da 22ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2022.
NOTA: Para ver ou rever as anteriores reportagens, basta clicar nos links seguintes (escritos a azul):
1ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (1) – Chegada ao Dubai
2ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (2) – Abu Dhabi capital dos EAU…