Relatos de uma viagem pelas Arábias (6) – Dubai e alguns dos seus encantos…
10 de março de 2023 – sexta-feira
Por volta das 9H00, o MSC World Europa atracava no porto Rashid – Terminal de Cruzeiros Hamdan Bin Mohammed, inaugurado em dezembro de 2014.
Esta escala inclui um overnight ou seja o navio permaneceu ancorado no porto durante a noite de sexta para sábado, possibilitando realizar algumas excursões por conta própria.
Dentro do terminal existem várias agências de excursões que oferecem serviços aos passageiros de cruzeiros.
A maioria do grupo “Super Dubai” optou por conhecer da parte da manhã o Miracle Garden (Jardim dos Milagres) e o Dubai Frame (Moldura do Dubai) e da parte da tarde uma excursão ao deserto do Dubai.
Partimos em dois autocarros para o Jardim dos Milagres que fica à distancia do terminal de cruzeiros cerca de 37,5 quilómetros.
O transito na Sheikh Zayed Road/E11, apesar das suas 6 pistas para cada lado (12 no total), apresentava-se intenso o que fez que a viagem demorasse mais que o previsto.
Ao fim de uma hora de viagem chegámos ao Dubai Miracle Garden.
Este incrível parque temático de flores localizado na Dubailand – Dubai, foi inaugurado em 14 de fevereiro de 2013 (dia dos namorados) e é considerado o maior jardim de flores naturais do mundo, com uma área de aproximadamente 72.000 metros quadrados, 50 milhões de flores e 250 milhões de plantas… isto em pleno deserto!!! É um espetáculo por si só, cheio de cores e esculturas vibrantes que encantam qualquer um que vai até lá.
A titulo de informação o parque está aberto apenas durante a temporada de inverno, geralmente de novembro a maio, quando as temperaturas são mais amenas e favoráveis ao cultivo das flores. Na rega são utilizadas águas residuais tratadas para manter as flores sempre apelativas.
Partimos à descoberta deste Éden.
Nada melhor que as imagens seguintes para descrever este lugar paradisíaco, um jardim de extrema beleza e abundância…
Vejam o pormenor da cor do líquido que sai das pipas.
A malta estava fascinada com tanta beleza…
Castelo Floral: É uma atração notável no Dubai Miracle Garden. É uma estrutura em escala real de um castelo feito inteiramente de flores e plantas.
A fortaleza eleva-se acima do jardim com suas magníficas torres.
O castelo é uma exibição impressionante de arte floral, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar seus jardins temáticos, passear pelos corredores floridos e apreciar a beleza da estrutura.
É um local popular para tirar fotografias e criar lembranças únicas.
Bule Floral: Trata-se de uma estrutura gigante em forma de bule de chá, completamente coberta por flores coloridas e plantas.
O bule é uma obra de arte floral impressionante, com detalhes intricados e uma variedade de flores utilizadas para criar desenhos e padrões.
Vila dos Smurfs: Esta é uma das grandes atrações do jardim.
Trata-se da recriação de uma aldeia dos icónicos personagens azuis, que aqui têm quatro metros de altura.
A propósito do Mundial de Futebol que se realizou recentemente no Qatar, os designers do parque criaram bonecos vestidos com as camisolas das várias seleções participantes no campeonato.
Este é um ponto de paragem obrigatória para tirar uma selfie ao lado da tua seleção favorita.
A Vila dos Smurfs apresenta surpresas, estruturas e designs emocionantes inspirados nos personagens amados e em suas habitações em uma floresta de casas de cogumelos.
Emirates A380: É uma instalação que se tornou um dos símbolos do parque. A réplica à escala real, coberta por mais de 500 mil flores frescas e plantas vivas, de um Airbus A380 da Emirates Airlines, a principal companhia aérea de Dubai.
As plantas e flores usadas foram cultivadas no próprio Dubai Miracle Garden. Na instalação estão petúnias, coleus, tagetes, crânio do dragão, violetas, gerânios e gaillárdias. Aproximadamente 9 mil flores compõem a logomarca da Emirates e 100 mil flores formam as enormes asas, de aproximadamente 80 metros.
Inaugurada em novembro de 2016, é a maior estrutura do jardim e detém até um recorde mundial do Guinness. É uma das atrações favoritas dos visitantes.
Túnel dos Corações: Esse túnel de corações decorados com flores é uma das áreas mais românticas e charmosas do jardim. Além das diversas cores, o aroma das flores dá um toque todo especial a este local.
O conjunto de flores com uma doce fragrância tentadora é o suficiente para fazer qualquer um passar por ela!
É também um local popular para casais e recém-casados.
Relógio Floral: Outra das atrações famosas do Dubai Miracle Garden é o relógio floral de 15 metros. Quando olhamos pela primeira vez, pensamos que é apenas decorativo, mas depois percebemos que não — dá mesmo horas.
A estrutura é feita de plantas e flores reais, e os desenhos mudam consoante a estação do ano. As partes mecânicas do relógio foram importadas dos Estados Unidos da América.
É um ponto de referência no Miracle Garden, onde os visitantes podem admirar a obra-prima floral e tirar fotos memoráveis.
Dama Flutuante: É uma instalação artística que retrata uma figura feminina elegante e etérea, parecendo flutuar no ar com um lindo vestido florido. A escultura é feita de materiais leves e transparentes, dando a ilusão de que a dama está suspensa no ar.
Lago do Jardim: É um lago artificial perfeito para passeios relaxantes com uma variedade de flores coloridas,
com uma nora a ornamentar
e com zonas de descanso.
Túnel de Guarda-Chuvas: Trata-se de um corredor coberto por uma estrutura suspensa composta por uma variedade de guarda-chuvas coloridos, criando um efeito visual impressionante.
Os guarda-chuvas estão suspensos acima dos visitantes, formando um túnel sombreado e colorido. Por baixo há mesas e cadeiras para relaxar. É um espaço muito interessante e criativo do jardim.
Além das flores, o parque também oferece uma variedade de comodidades para garantir que os visitantes tenham uma experiência agradável. Existem áreas de descanso, onde os visitantes podem relaxar e apreciar a atmosfera serena do ambiente floral.
Neste jardim há algumas opções de cafés, quiosques e lojas disponíveis para os visitantes.
Eu não podia deixar de provar maçaroca assada na brasa, um prazer que trago dos tempos de menino e moço em Moçambique…
Aqui também podem encontrar lojas de souvenirs que vendem lembranças relacionadas com o jardim e com os Emiratos,
assim como alguns artistas de rua.
Chegámos ao fim da visita, antes de deixarmos este belo local, tirámos algumas fotos para um dia mais tarde recordar…
Os tour leaders do grupo “Super Dubai” – Marco Lima e Nuno Ribeiro
na companhia de um casal de brasileiros que viajou do Brasil para fazer este cruzeiro pelas Arábias.
Grupo “Super Dubai” na despedida.
Se gostou deste magnífico “Jardim dos Milagres”, pode ver em vídeo:
Depois desta excelente visita ao Dubai Miracle Garden, partimos para o Dubai Frame.
O Dubai Frame é a maior moldura do mundo, toda dourada para ser associada ao ouro. É uma impressionante estrutura arquitetónica localizada no Zabeel Park, no Dubai. Foi inaugurado em janeiro de 2018 e rapidamente se tornou uma atração turística popular na cidade.
É uma construção única, projetada para simbolizar a conexão entre o passado e o futuro da cidade. Com uma altura de aproximadamente 150 metros por 95 metros de largura, a estrutura emoldura a vista panorâmica do Dubai em dois lados distintos: A sul pode-se ver as partes mais antigas da cidade, conhecida como Old Dubai e a norte o Dubai moderno.
Tivemos que aguardar algum tempo (não muito) para entrar no edifício.
O hall de entrada visto de cima.
A visita ao Dubai Frame começa no mezanino, um espaço de exposições já dentro da moldura, onde os visitantes podem assistir a uma exibição multimídia que conta a história e o desenvolvimento da cidade, desde suas origens humildes até sua posição atual como um centro global de negócios, cultura e turismo.
Na sequência, entramos no elevador que nos levou ao topo da moldura, tendo transportado os visitantes por 48 andares em 75 segundos.
No topo existe uma galeria de onde se tem uma vista panorâmica de 360 graus de Dubai, com janelões de ambos os lados e uma passarela de vidro ao centro.
Um deck de vidro localizado no chão da ponte, proporcionando uma sensação de emoção e adrenalina para os que não têm vertigens e desejam olhar para baixo.
Dá para ver perfeitamente as fontes lá em baixo, assim como as pessoas na fila para entrarem.
A “Janela do Passado” virada a sul, oferece uma visão do antigo Dubai, destacando a herança e a história da cidade,
e a “Janela do Futuro” virada a norte, oferece vistas espetaculares do horizonte em constante mudança do Dubai, com seus arranha-céus e marcos contemporâneos, onde se destaca o gigantesco Burj Khalifa.
Na fila aguardando pela vez de entrar no ascensor.
Finalmente, na última parte da experiência, apanhámos um elevador panorâmico do outro lado da moldura para descer.
À chegada, caminhámos por um túnel vórtex de neon, que funciona como uma máquina do tempo, onde uma projeção com áudio e efeitos especiais, mostra-nos como se espera que a cidade de Dubai esteja em 2050!
Em jeito de conclusão, o Dubai Frame é uma atração impressionante que combina arquitetura moderna, história e vistas panorâmicas espetaculares, tornando-se um destino quase obrigatório para os turistas que visitam Dubai.
Regressámos já tarde ao MSC World Europa para almoçar.
Por volta das 16H00, alguns elementos do grupo “Super Dubai” ainda fizeram um Safári no Deserto de Dubai. Esta é uma forma diferente de conhecer não só o deserto, mas também um pouco das tradições, gastronomia e cultura dos Emirados Árabes.
Algumas imagens dessa jornada:
Já era tarde quando regressaram ao navio. Para trás ficou um dia repleto de beleza e emoções…
- Agradecimento a todos que deram o seu contributo enviando as suas fotos.
Musica: Habibi I love you (instrumental) de Ultra Beats
NÃO PERCA a próxima e última reportagem desta viagem pelas Arábias: Último dia no Dubai com visita ao imponente Burj Khalifa (o maior arranha-céu já construído pelo ser humano),
Dubai Mall (segundo maior centro comercial do mundo)
e Museu do Futuro (um lugar onde a imaginação encontra a realidade).
NOTA: Para ver ou rever as anteriores reportagens, basta clicar nos links seguintes (escritos a azul):
1ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (1) – Chegada ao Dubai
2ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (2) – Abu Dhabi capital dos EAU…
4ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (4) – Em busca do desconhecido, Dammam na Arábia Saudita
5ª – Relatos de uma viagem pelas Arábias (5) – Doha a bela capital do Qatar
11 Comentários
Orlando Valente
Ha maravilhas neste mundo que existem, mas que estao bem longe da nossa imaginacao. o nosso quatidiano de vida, nao nos possibilita a acreditar no que vemos, ouvimos ou ate sentimos. Mas para alem dos muros altos que nos rodeiam, ha um mundo que quando ouvimos falar dele, pouco ou nada nos diz, porque nao acreditamos ou porque preferimos continuar vivendo na ignorancia. Assim, pondo de lado as noticias saturantes de guerras, politicas, fake news etc. nao idealizamos que hajam sitios autenticos paraisos terrestres, que um dia ate podem estar ao nosso alcance de os visitar… e porque nao? Vendo as fotografias e os comentarios do estimado SAMUEL, muito profissional nestas reportagens, talvez e por vergonha nossa, nao abrimos a boca ate ao “umbigo” no que vemos… nos prazeres de saborear outras refeicoes e saborear bons vinhos e os belos passeios que so em sonhos poderiam ser efectuados… Por estas novas experiencias a que o estimado SAMUEL nos proporciona, so nos resta agradecer por todo o seu trabalho por nos mostrar o outro lado do mundo e as suas belesas. Por tudo isto, BEM HAJA!
Samuel Carvalho
Caro Orlando Valente, grato pela simpatia do seu comentário, É sempre com muito prazer que partilho estes momentos com amigos e internautas do BigSlam. Apareça sempre neste nosso “Ponto de Encontro!” – http://www.bigslam.pt
Maria Helena Brassard
Obrigada pela magnífica reportagem que o Samuel nos ofereceu .
nino ughetto
é verdade que é super maravilhoso Mas … é pena que por traz de tanta riqueza e belesa Os desgraçados dos “monhés” ou indianos que là trabalharam e trabalham “ganham 50 $ por més …????
Rogério Leal
Muito bom e muito completo. Dá vontade de regressar para rever com olhos mais informados. Um grande abraço ao Samuel por estas reportagens cultas e bonitas.
Ricardo Dias
Mais uma vez uma excelente reportagem. Obrigado por proporcionar excelentes recordações de uma viagem fantástica.
Maria Emilia
Excelente reportagem que me fez reviver esta excelente viagem. Kanimambo, Samuel.
Armindo Matias
Samuel, grato pela excelente reportagem que com uma qualidade super-profissional nos transportou a este luxo das arábias e de uma beleza celestial. Parabéns
Marco Lima
Incrível como passados meses parece que ainda temos esta fantástica viagem bem fresca na memória. Obrigado por fazer perdurar no tempo estes momentos magníficos. Parabéns 😍
Manuel A. Santos Silva
Olá equipa do Big Slam,
Para quem como eu, não tem a possibilidade de visitar os países constantes destas magníficas reportagens,só nos resta agradecer pelos belos momentos aqui registados,simplesmente fantásticos,eu não imaginava tanta beleza e modernismo que esses países nos apresentam,parabéns e muito obrigado pela vossa partilha.Kanimambo !!
Até breve.Um abraço.
Maputo. Moçambique.
Jose Braga Borges
Uma palavra apenas – IMPRESIONANTE!