Estamos na Páscoa sem – “Paz na terra aos homens de boa vontade” – Agora na Alemanha chegou a vez de uma equipa do futebol!!
Ataque a autocarro “foi uma operação muito profissional e bem planeada”
“Começam a surgir alguns detalhes sobre a forma como foi conduzido o ataque. De acordo com o jornal alemão Bild, o autor do ataque conseguiu contornar o raio de ação das câmaras de vigilância instaladas no parque de estacionamento subterrâneo do hotel onde estava instalada a equipa e colocou as bombas de forma cirúrgica. “Foi uma operação muito profissional e bem planeada”, dá conta o mesmo jornal.
De acordo com os investigadores que acompanham o caso, o impacto da explosão teria sido suficiente para ferir com muita gravidade as pessoas que eventualmente se encontrassem no local da explosão….. ”
Observador 12.04.2017
Porque será que estes assassinos matam civis indefesos?!!
Será isto que lhes dá ânimo?
Leiam e meditem:
Norueguês que massacrou 77 pessoas ganha processo por Direitos Humanos.
A juíza norueguesa considerou que não foi levado em conta o estado mental de Anders Breivik quando foram determinadas as condições em que foi mantido em solitária.
O tribunal do distrito de Oslo considerou esta quarta-feira que os Direitos Humanos de Anders Breivik foram violados na prisão………O tribunal frisou que “a proibição de tratamentos desumanos e degradantes representam um valor fundamental numa sociedade democrática”, algo que também se aplica no caso de “terroristas e assassinos”.
Anders Breivik – o militante da extrema-direita que a 22 de julho de 2011 Breivik foi o autor de um atentado à bomba contra a sede do governo, em Oslo, e mais tarde protagonizou uma matança na ilha de Utoya, causando um total de 77 vítimas mortais – havia processado o Estado alegando que as condições de isolamento em que esteve mantido, as recorrentes buscas corporais e o facto de ter estado frequentemente algemado enquanto era levado entre as três celas de que dispunha violara os seus Direitos Humanos.
O tribunal determinou também que os 35 mil euros dos custos do julgamento serão pagos pelo Estado norueguês.
Breivik está a cumprir uma pena máxima de 21 anos de prisão, que poderá contudo ser prolongada caso seja considerado que continua a ser perigoso.”
Expresso de 20.04.2016
Indemnização de “35 mil euros!” A que corresponde o “prémio” de 454 euro por cada assassinato!! – Ajudados a pagar pelos familiares das pessoas que ele assassinou.!!
“Pena máxima de 21 anos de prisão!” Ou seja, 3 meses e 8 dias de prisão por assassinato!!
Tanta benevolência, não será um convite??
Quem está certo?
Estudos de opinião feitos em vários países democráticos provam que o agravar das leis penais, incluindo até a introdução da “ Pena de morte” é um tema polémico, e transversal a toda a sociedade. Podia apresentar muitas opiniões. Umas a favor outras contra. Mas vou só referir estas, passadas em países europeus que não recebem lições de democracia de ninguém.
– Quando em 1986 o social democrata Olof Palme, primeiro ministro da Suécia à saída de um cinema foi barbaramente assassinado, vi e ouvi na televisão um jovem sueco em estado de choque, rodeado por outros, dizer que para crimes como este a Suécia teria de agravar as suas leis penais, porque as actuais não eram suficientemente dissuasoras do crime violento.
– Já, o ex-presidente francês:
Nicolas Sarkozy propõe o restabelecimento da pena de morte para os suicidas terroristas.
É esta cobardia que os terroristas exigem, o retrocesso civilizacional por que a demência islâmica luta, a capitulação de políticos populistas, perante as exigências mais primárias, por um punhado de votos………… Perante um ato que aturdiu o mundo civilizado, só a demagogia justifica desvarios em troca de votos.”
Web
No nosso país tenho lido e assistido a alguns debates nos meios de comunicação, mas são inconclusivos. A única sondagem que conheço, e …. vale o que vale! É esta:
Algo vai mal no nosso País quando 65% dos portugueses defendem a pena de prisão perpétua e uns impressionantes 26% declaram mesmo concordar com a pena de morte (ver sondagem nas páginas 32 e seguintes),……….Uma sondagem, diria qualquer político atento, por muito inquestionável que seja do ponto de vista técnico, vale o que vale. E numa matéria como esta, os dados recolhidos devem ser lidos com especial atenção………..”
Visão de 16.07.2009
Também sabemos que alguns países, para actos de terrorismo, massacres, assassinatos ou outros, aplicam a pena de morte.
Mais de 90 por cento das penas de morte aplicadas no mundo são executadas em cinco países: China, Irão, Arábia Saudita, Iraque e Paquistão. A China terá executado “milhares” de pessoas em 2016, diz a Amnistia Internacional, apesar de o país não revelar todos os dados. É segredo de Estado. De acordo com a Amnistia Internacional, mais de três mil pessoas, em 55 países, foram condenadas à morte em 2016, um aumento de 56 por cento face ao ano anterior. No entanto, o número de execuções caiu em 37 por cento. Pelo menos 1032 pessoas foram mortas, menos 602 do que em 2015. …….. Ainda de acordo com a Amnistia Internacional, as execuções nos Estados Unidos desceram para o número mais baixo desde 1991 – 20 sentenças de morte foram aplicadas em 2016. A maior parte nos Estados da Georgia e Texas.”
RTP Notícias 11.04.2017
Dizem que para se “pagarem na mesma moeda” aplicam a lei mais antiga da humanidade. – A Lei de Talião:
Quem com ferro mata com ferro deve morrer”. Ou “Olho por olho, dente por dente”.
E que dizer quando alguns destes países por ideias político/religiosas dizimam as suas populações?
Não!!….Este mundo não é o meu!
O meu mundo é este que o Louis Armstrong tão bem canta neste vídeo.
Para nós com o BigSlam o mundo já é pequeno!
João Santos Costa – Abril de 2017
8 Comentários
Katali Fakir
Boa reportagem, mas em pano branco, cai a nódoa, então vejamos: Breivick, terrorista cristão representa a ele próprio; Bin Laden, terrorista “muçulmano”, representa os “Muçulmanos”. Pôrra, sou Muçulmano, e esse como outros canalhas de sua igualha, a mim jamais representarão em circunstância alguma. Fim aos terroristas e ao terrorismo em geral e sem contemplações, com respeito aos Humanistas, aos quais me incluo, impõe-se autoridade se quisermos Liberdade e Democracia e salvaguardar os Direitos Humanos.
João SCosta.
Tens razão neste teu comentário, Katali. O Bin Laden não representa todos os “Muçulmanos”. representa uma minoria. Os radicais. Assim como o Anders também só representa uma minoria de direita. As minhas desculpas por este erro que só agora, – porque no meu novo post faço referência a este, – é que notei. Um abraço.
João SCosta.
Não tenho dúvidas que o Anders Breivik, também só representa uma minoria dos Cristãos de direita.
João Oliveira
Com tanta benevolência, que mais parece cumplicidade! Parece que neste mundo ocidental há alguém “grande” que não está intreressado em que o medo acabe, pois trata-se dum sentimento que ajuda a controlar as massas.
Carlos Hidalgo Pinto
Bem, Louis Armstrong, Nat KIng Cole, Count Basie e outros, tiveram em F. Sinatra (filho de imigrantes), alguém que procurou ajudá-los a integrarem-se na sociedade, arranjando-lhes trabalho como músicos. Isto apesar de F. Sinatra também ter tido alguns problemas. devido ao seu temperamento.
A melhor solução é respeitar as diferentes religiões e promover o ECUMENISMO, algo que o nosso país tem procurado fazer. Quanto à tal Lei de Talião, o tal olho por olho, já Ghandi dizia que no final, ficamos todos cegos! A guerra fomenta o ódio e a resolução de conflitos tem de ser operacionalizada pela via diplomática e em sede da ONU.
A economia globalizada deveria de servir para criar crescimento e desenvolvimento sustentável ou seja, colocar a economia ao encontro das necessidades básicas dos homens e das mulheres do planeta terra. O desporto devia unir os povos, assim como a cultura em geral e ambos são e deveriam ser sempre vistos como algo ao serviço da Paz.
Paulo JF Craveiro
Bravo!
Bravíssimo João Santos Costa!
Rebuscando Louis Armstrong na meditação que dure e perdure:
“_Ame querida, ame!
_Esse é o segredo!
_Sim!
_…Eu penso comigo que o Mundo é maravilhoso!
_Siiiiiiiiiiiiiiiiim!
(agora em exequo com o nosso super tuga CR7)
Com gosto e satisfação, louvor e distinção, a meditação atenta de João Santos Costa!
Um grande bem haja!
José Viegas
“parem de bombardear sistemática e cirurgicamente e de forma planeada os países soberanos para se apoderarem dos seus recursos causando o extermínio e a desgraça de milhões de pessoas”
Nada mais há a acrescentar…
Francisco Velasco
Estamos numa era em que deixámos de raciocinar. Avançamos com lugares comuns na caracterização dos eventos que nos são enviados. Aqui está um artigo carregado de subtilezas que não posso deixar de criticar não sem deixar bem claro que condeno todos os actos de terror:
* Todavia discordo da comparação explícita — Anders Beivik um terrorista cristão da direita representa~se a si próprio. Terrorista muslim fanático representa TODOS MUSLINS, todos os Muslins, João…???
* Nem sequer vale a pena analisar a questão da pena de morte…
Ninguém deseja que um bomba montada de forma cirúrgica, bem planeada, ceife subitamente a vida de inocentes. Para mim, amigo João, existe uma solução, parem de bombardear sistemática e cirurgicamente e de forma planeada os países soberanos para se apoderarem dos seus recursos causando o extermínio e a desgraça de milhões de pessoas, incluindo as crianças, – babies, little babies, beautiful babies – de que falava essa anomalia hipócrita que lidera o fazedores de guerra… e seguramente que o terrorismo não teria razão de ser.
Pobre Louis Armstrong… It’s not a wonderful world…!