João de Sousa – Cronista autor de “XIPALAPALA” da secção BLOGS!

João Baptista de Sousa

  • Cronista autor de “XIPALAPALA” da secção BLOGS!

Nasceu a 16 de Junho de 1947 – Lourenço Marques (Maputo), hoje a viver em Pretória – África do Sul! Casado e com um filho.

É um dos grandes jornalistas radiofónicos de sempre de Moçambique. João de Sousa é considerado o “The Voice” da Rádio Moçambicana. Figura ímpar no meio jornalístico desportivo radiofónico e de quem muitos de nós guarda gratas recordações…

Veja aqui o seu currículo da sua longa e brilhante carreira!

  • Iniciou a sua actividade radiofónica nas Produções GOLO, uma Agência de Publicidade que produzia vários programas que eram transmitidos através do então Rádio Clube de Moçambique, em 1964.
  •  Começa a fazer relatos desportivos de várias modalidades (basquetebol, futebol e hóquei em patins) em 1966. Para além da cobertura dos acontecimentos nacionais, com destaque para os Campeonatos da Cidade e os Provinciais, fez transmissões directas de jogos que se realizaram no exterior de Moçambique, nomeadamente em Angola e em Portugal.
  •  Em 1968, a par com os relatos desportivos, é incluído em outras equipas de produção de programas das Produções GOLO, tendo realizado até 1975 o “Bondiazinho” (de parceria com o Eugénio Corte Real) ou o “Guiando e Ouvindo Música”. Esporadicamente fazia a locução de outros programas tais como o “Domingo Alegre” ou o “Extensão 10”.
  •  Produziu rubricas diárias sobre a atualidade desportiva moçambicana que eram transmitidos diariamente no programa CIDADE 68, no então Canal D do RCM.
  •  Em 1974 ingressa no Rádio Clube de Moçambique como locutor. Após a nacionalização, ocorrida em 1975, passa para os Serviços Redactoriais, (hoje Direcção de Informação) como repórter e noticiarista. Nessa qualidade realiza um conjunto de transmissões “em directo” relacionadas com vários acontecimentos nacionais. É nesse período que é integrado no grupo de profissionais designados para acompanhar o Presidente Samora Machel nas suas viagens de Estado.
  •  Em 1977 chefia a Redacção Desportiva da Rádio Moçambique. Faz a cobertura dos principais eventos nacionais, regionais e internacionais, sendo de destacar as transmissões directas feitas da participação moçambicana na Liga dos Campeões Africanos ou na Taça das Taças (em futebol), nos Campeonatos Africanos de Basquetebol em masculinos e femininos, nos Jogos Africanos de Argel, no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins da Argentina de 1978 ou dos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980.
  •  Na sua trajectória profissional dirige o Canal Nacional da RM, e posteriormente o Departamento de Programas. Anos depois foi nomeado Administrador da Rádio Moçambique, sendo responsável durante 6 anos pelos pelouros Comercial e de Produção.
  •  Em 2003 é nomeado Assessor do Conselho de Administração para as Relações Internacionais e posteriormente para a Área de Comunicação e Imagem da Empresa.
  •  Integra o grupo dos primeiros jornalistas que cria o Canal Desportivo da Rádio Moçambique, (RM DESPORTO) que durante 19 horas de emissão se dedica exclusivamente a noticias e reportagens sobre desporto nacional e internacional.
  •  Em Fevereiro de 2006 é nomeado Correspondente da Rádio Moçambique na África do Sul, tendo terminado o seu mandato no dia 31 de Janeiro de 2012.
  • A par com a actividade radiofónica colaborou com a Televisão de Moçambique como “pivot” e comentarista dos jogos dos Campeonatos do Mundo de Futebol e como apresentador (de parceria com Leite de Vasconcelos) do programa “Volta a Moçambique”.
  •  Embora reformado, continua a colaborar com a Rádio Moçambique na produção de 3 programas semanais de 60 minutos cada, nomeadamente “O Fio da Memória”, “História das Músicas” e “Coisas da Bola”.

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.