1 de Junho de 1943… Bob Woodcock
Conheci Bob no tempo em que ele e os “Night Stars” actuavam com regularidade no estúdio auditório do antigo Rádio Clube de Moçambique. Nessa altura, se a memória não me falha, eram os “reis do Yé-Yé”. Mesmo considerando uma grande rivalidade existente na época, protagonizada por grupos como “Os Corsários” ou “Os Rebeldes” da cidade da Beira, Bob e os seus companheiros souberam impor-se, conquistando cada vez mais o público jovem duma época em que as canções anglo-saxónicas tomavam conta da nossa juventude.
Se a memória não me atraiçoa Bob, que era o vocalista do grupo, teve como companheiros Mário Sousa (viola-solo), Alexandre Rodrigues (teclado, viola ritmo e voz), e Carlos Alberto na bateria. Lembro-me de outros nomes que foram parceiros de Bob, tais como o Guita, Noel Cardoso e Dino Antunes.
Nas plataformas digitais há uma referência a este conjunto, que diz assim: “Os Night Stars foram considerados o melhor conjunto da época em Moçambique e a comprová-lo venceram as diversas eliminatórias regionais do Concurso Yé-Yé. Foi assim que se qualificaram como representantes daquela Província Ultramarina no Concurso Nacional de Yé-Yé, em Lisboa, no ano de 1966.
Na final deste Concurso que decorreu no Teatro Monumental em Lisboa, em 30 de Abril de 1966, os Night Stars ficaram em 3º lugar na classificação geral (1º Os Claves e 2º Os Rocks, de Angola) , recebendo o prémio Peninsular pela melhor interpretação de música portuguesa, com o tema “Eu Sei”, uma versão portuguesa de um tema dos Beatles, “I’ll Be Back”.
O vocalista dos “Night Stars”, Bob Woodcock, é o aniversariante de hoje. Ele nasceu no dia 1 de Junho de 1943. Completa hoje os seus 76 anos de idade. Parabéns Bob. Que haja saúde para mais comemorações.
Música: Conjunto Night Stars – Tsotsi (1966)
João de Sousa – 01.06.2020
6 Comentários
Fernando Abreu Costa
Todos os setentoes de hoje que viveram os anos 60 em Lourenço Marques sabem perfeitamente que foram os Night Stars e o Bob. Abração malta e por mim podem continuar a cantar que eu continuo a curtir…
Manuel Martins Terra
Parabéns ao Bob,pelo seu aniversário e longa vida. Os “Night Stars ” marcaram uma época fabulosa, que nós jamais esqueceremos.
victor Santana
Parabéns , muitos anos de vida . saúde e muitas felicidades . Abraço
FERNANDO DE CARVALHO
Estava eu conversando com o Bob no cais de L. M. ( era eu na altura, conferente ) quando alguém, não recordo quem, perguntou ao Bob, que instrumento ele tocava lá na banda e ele, dando uma palmadinha com a mão direita na garganta lhe disse: ISTO ME BASTA. Claro que ele não deve recordar-se disso. Já lá vão, seguramente, uns 50 anos.
Milai Cardoso De Almeida
Grande Bob. muita saúde e alegrias.beijinho.
.
Luís Jacinto Pereira
Parabéns Bob. Um dia feliz. Abraço Luís Pereira (companheiro da Krueger (Moç), Lda)