10 de Julho de 1951… António Marcos
Empregado doméstico, escultor, alfaiate e pugilista no tempo colonial, (entre 1967 e 1980) António Marcos é hoje um músico de referência a nível nacional e internacional. É um promotor da marrabenta, ritmo e dança tradicionais moçambicanas, que quer passar às novas gerações. O gosto pela música começa quando ele tinha 8 anos de idade. O cantor e compositor dos grandes sucessos da marrabenta (Maengane, Malhangalene, Musakazi e tantos outros), nasceu em Xiconela, na Província de Gaza.
Com a sua primeira viola, feita a partir de uma lata de “azeite doce”, António Marcos corria à volta da machamba a tocar, espantando os macacos, antes de ir para a escola ou quando regressava a casa.
Em 1962, um tio que trabalhava na África do Sul ofereceu-lhe uma viola convencional. Esse gesto foi o abrir de portas para o início duma carreira de sucesso. A sorte coloca-o noutro patamar quando é identificado por um empresário que procurava novos talentos. Acaba por ser recrutado e levado para os estúdios de gravação das “Produções Golo”, onde, em 1970, gravou o seu primeiro disco (single) em vinil. Outras gravações foram feitas nas “Produções 1001”.
Ele criou ou foi membro de vários agrupamentos musicais com os quais registou alguns sucessos, cantando sempre na sua língua materna, o changana. A sua carreira avançou sobremaneira nos últimos anos com a sua participação no “Projecto Mabulu”, criado em 1999, juntando músicos de gerações e estilos diferentes, da marrabenta ao rap.
Desta experiência surgiu o tema de grande sucesso “Maengane”, que marcou o músico de tal maneira a se tornar quase o seu nome artístico.
António Marcos, antigo pugilista, cantor e compositor com meio século de carreira artística, que trabalha com os seus filhos, netos e filhos de outros conterrâneos seus, nasceu no dia 10 de Junho de 1951. Comemora hoje 69 anos de idade. Parabéns!
João de Sousa – 10.07.2020
2 Comentários
Manuel Martins Terra
António Marcos, é um verdadeiro homem de sete oficios, que subiu a corda a pulso e sempre com grande sentido de responsabilidade acabando por se tornar um musico de grande destaque não só em Moçambique, como além fronteiras.Parabéns pelo seu sucesso artístico e pela comemoração dos seus 69 anos. Que continue em grande e com tudo de bom na vida.
Teresa Rafael
Parabéns. Felicidades!