26 de Abril de 1955… Ludovina de Oliveira
Ludovina Dias de Oliveira, de seu nome completo, frequentou a Escola Primária D. Berta Craveiro Lopes em Lourenço Marques tendo prosseguido os seus estudos na Escola Secundária Joaquim de Araújo e mais tarde no Colégio dos Maristas.
A sua paixão pelo desporto começa no Bairro do Alto Maé. O seu avô, com quem vivia, incutiu-lhe o gosto pelo futebol. Com caniço e pauzinhos ela improvisava barreiras. Na Escola Secundária Joaquim de Araújo, praticou também desporto nas aulas de Educação Física.
Aos 14 anos entra para o Ferroviário. Começa por praticar basquetebol. Foi sol de pouca dura. Frequenta as aulas de dança, de patinagem e por fim decide-se pelo atletismo. O salto em barreiras era a sua paixão.
Foi o Daniel Firmino (lançador do Clube Ferroviário de Moçambique) que era seu vizinho e amigo do seu pai que a convenceu a se dedicar aos lançamentos e em especial ao Disco e ao Peso.
Com 15 anos estabelece o Recorde Provincial na categoria de Juvenis e dai para a frente dedicando-se aos lançamentos e também fazendo provas de corridas bate vários recordes a nível Provincial e Regional.
A primeira internacionalização foi quando tinha 16 anos. Em Portugal participa nos Campeonatos Nacionais em Lisboa no ano de 1974. Nessa competição ela estabeleceu o Recorde de Juniores.
Em 1978 integra a Selecção Moçambicana que se desloca a Argel para participar nos Jogos Pan Africanos. Dois anos depois participa nos Jogos Olímpicos de Moscovo. Infelizmente, na primeira eliminatória do lançamento do disco, ela foi desclassificada.
Foi campeã da Zona Austral de África na sua especialidade, mas nunca foi campeã africana. Em 1996 abandona a sua carreira de atleta, tendo posteriormente enveredado pelo dirigismo desportivo na Federação Moçambicana de Atletismo.
Marcou presença o ano passado no V Encontro de Antigos Atletas e Treinadores do Atletismo de Moçambique, realizado em Portugal
Ludovina de Oliveira nasceu no dia 26 de Abril de 1955. Ela completa hoje os seus 65 anos de idade. Parabéns!
- Texto baseado num artigo de Vítor Pinho publicado no portal electrónico www.bigslam.pt
João de Sousa – 26.04.2020
Um Comentário
Carlos Silvério Pereira
Lembro-me dela Feliz aniversário