EFEMÉRIDE: 13 de Janeiro de 1929… Luís Pina
Entre 1943 e 1949 Luís Pina jogou basquetebol no Sporting Clube de Lourenço Marques. Um desentendimento com o seu treinador levou-o a transferir-se para o Ferroviário.
Chegou a Portugal em Maio de 1951, em férias pagas de três meses, que faziam parte das suas regalias como empregado bancário. Luís Pina trabalhou no Banco Nacional Ultramarino.
Ao chegar a Portugal, a Académica de Coimbra tentou que fosse para Coimbra, mas fez um treino com o Sporting na sede da Rua do Passadiço a 25 de Maio, e imediatamente o Sporting garantiu os seus préstimos. Para oficializar a situação, jogou logo no dia seguinte, contra o Vitória de Setúbal. Como as regras ditavam um intervalo de 48 horas entre a inscrição de um jogador e a sua situação, o Sporting declarou que Pina se tinha esquecido do seu cartão em casa, e com isso, apesar da vitória por 46-25, o Sporting perdeu por falta de comparência administrativa.
Com esse estratagema, o Sporting Clube de Portugal garantiu os seus préstimos no resto da época de 1950/51, e prolongando a sua estada até cinco meses, permaneceu ainda no início de 51/52 até voltar para Moçambique, onde continuou ligado ao basquetebol como jogador, e depois como treinador.
Em 1958 obteve o recorde do máximo de pontos marcados por um jogador num jogo oficial: foram 115 pontos contra o 1º de Maio, uma equipa constituída por principiantes. Treinador jogador, Luís Pina estabeleceu para esse jogo o princípio que a bola lhe seria sempre passada.
Luís Pina foi treinador de vários clubes da então cidade de Lourenço Marques.
Época 1958/59 – Seniores
Em cima: Luís Pina (Treinador), Tácito Rocha, Luis Lopes, Ip Chiu Ah, Labistour Alves, Constantino Poulos, Humberto Pinto, António Pinto (Dirigente).
Em baixo: Guilherme Soares, Augusto Lopes, António Pinho “Tonecas”, Amândio Pardal, António Fonseca, Adam Ribeiro.
Época 1971/72 – Seniores
• Campeão Provincial Moçambique • Vice-Campeão Nacional
Em cima: Luís Pina (treinador), João Romão, Mário Albuquerque, John Hucks, Luis Almeida, Belmiro Simango, Victor Morgado e Rui Pinheiro.
Em baixo: Nelson Serra, João Morais, Sérgio Carvalho, Rogério Machado e José Rosal.
Foi ainda um excelente árbitro de basquetebol com quem eu tive a possibilidade de formar dupla em várias partidas dos campeonatos que a Associação de Basquetebol realizava. Trabalhei com Luís Pina numa altura em que a Comissão de Árbitros da modalidade era dirigida pelo Professor Cremildo Pereira.
Tornou-se treinador da equipa da TAP que participa nos campeonatos corporativos do INATEL. Nessa categoria foi campeão do Mundo em 1990, numa prova realizada em Splitz, na ex-Jugoslávia.
Luís Pina sinaliza o titulo conquistado pela TAP AIR PORTUGAL no I Campeonato Mundial de Companhias Aéreas – Splitz (Ex-Jugoslávia) – 17 a 20 de Maio 1990.
TAP AIR PORTUGAL Campeão Mundial em Splitz – Jugoslávia
Reconhecem-se entre outros: Em cima: Luís Pina (treinador), Mário Albuquerque (8), Samuel Carvalho (12).
Em baixo: Rui Miranda (6), Delfim Loureiro (15).
Retirou-se em Junho de 2014. No seu último jogo como treinador, e seguindo a regra do campeonato do INATEL em que os treinadores podem também jogar, entrou no campo e jogou dez minutos, tornando-se assim, aos 85 anos de idade, o mais velho jogador a participar num campeonato oficial de basquetebol em Portugal.
Estes são recortes dum desportista (jogador, treinador e árbitro) com quem tive o prazer de estar em 2016, como a foto documenta, no convívio em casa de campo de José da Costa (Casquinha), antigo basquetista do Ferroviário.
Luís Armando Martins da Silva Pina, de seu nome completo, nascido na então cidade de Lourenço Marques, comemora hoje os seus 91 anos de idade.
Parabéns Luís. Que haja saúde para mais comemorações.
João de Sousa – 13.01.2020
7 Comentários
Augusto Martins
O meu desejo de muita saúde e a felicidade de poder sentir-se admirado e RESPEITADO, por tantas diferentes gerações que continuam a considerá-lo uma figura ímpar do desporto moçambicano.
Para mim, há uma imagem inesquecível: as suas célebres e ususais “GANCHADAS” do meio do campo.
Boa sorte, muita saúde e felicidade.
Leonardo Castro da Mata
Parabéns amigo por muitos mais c/ saúde e muitas felicidades. NB: Bons tempos , saudades….ABRAÇOS…….
Pina
A quem se lembrou do meu aniversário e o tornou mais especial eu deixo uma palavra de gratidão.
Foi um dia memorável e cheio de surpresas !
Eu nem sei como agradecer tanto carinho e dedicação.
Muito obrigado pelas vossas simpáticas mensagens .
Vocês são os Melhores Amigos de sempre!
Forte abraço ,
Luís Pina
António Amorim Lopes
PARABÉNS AO GRANDE DESPORTISTA LUÍS PINA E OS VOTOS PARA QUE REPITA ESTA SAUDÁVEL EFEMÉRIDE POR MAIS ANOS COM MUITA FELICIDADE.
Margarida
Muitos parabéns a Luis Pina e votos de muita saúde e de um bom ano de 2020.
Alberto Rodrigues
Caro Luís.
Reforçando os desejos afirmados no telefonema, tudo de bom e muita saúde, são os votos do “velho” companheiro e amigo.
Alberto Rodrigues.
Isabel Leão
Parabéns 🎉🎈