2 de Fevereiro de 1946… Nelson Serra
Basquetebol, natação, atletismo e futebol de salão foram as 4 modalidades que Nelson Duarte Marques Serra praticou em Moçambique. Na prática destas modalidades representou o Sporting de Lourenço Marques, a Associação dos Velhos Colonos e a firma Moura Correia e Aragão.
A modalidade onde mais se evidenciou foi no basquetebol, numa carreira que começa em 1960. Nelson Serra ganhou 2 títulos em infantis, outros 2 em juniores e 8 campeonatos na categoria de seniores.
Época 1961/62 –Infantis
Em cima: Quim Neves, Marcelo Sá, Valença Pinto, Nelson Serra, Eduardo Horta.
Em baixo: Beto Cavalheiro Dias, Luis Morais, Faria Almeida, Pierre Vilbró, Bezerra.
Época 1963/64 – Juniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Campeão Nacional
Em cima: José Lopes (Treinador), José Pestana, Bramão Miranda, Mário Encarnação, Nelson Serra, Carlos Lopes e Abilio Monteiro (Seccionista).
Em baixo: B1?, Virgílio, J. Cavalheiro Dias, Marcelo Sá, C. Lourenço “Quicas” e Luis Morais.
Época 1972/73 – Seniores
(Campeonato Nacional em Luanda)
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Campeão Nacional
Em cima: Abílio Monteiro (Seccionista), C2? (Dirigente), Belmiro Simango, Mário Albuquerque, Luis Almeida, João Romão, Flausino Machado (Presidente SCLM), Victor Morgado, Rui Pinheiro, Terry Jonshon, Nascimento (Massagista).
Em baixo: António Ruas Alves “Tomané”, Mário Peliquito, Domingos Moura (Dirigente), João Morais, Nelson Serra, Dave Adkins (Treinador).
Quando regressou a Portugal, em 1975, representou o Sporting Clube de Portugal onde conquistou dois Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal.
Representou a Selecção Portuguesa por 55 vezes
Época 1972/73- Seniores – Selecção Nacional Portugal
“Selecção Nacional nos I Jogos Multirraciais da R.S.A.”
Em cima: C1? (Dirigente), George Sing, Rui Pinheiro, Samuel Carvalho, Mário Albuquerque, Eustácio Dias, José Sepodes, Victor Morgado, Luis Pina (Treinador).
Em baixo: Mário Machado, João Donato, Luis Almeida, Nelson Serra, Alberto Santos.
Ano de 1973- Seniores – Selecção Nacional Portugal
“Selecção Nacional para o apuramento do Campeonato da Europa – Hungria.”
Em cima: Carlos Santiago, António Pratas, António Encarnação, Jorge Araújo (Treinador), Rui Pinheiro, Leonel Santos, Joaquim Neves.
Em baixo: Augusto Baganha, Mário Albuquerque, Paulo Carvalho, Nelson Serra, Quen Gui, José Carlos Gomes.
e, em 1977, no decorrer da primeira digressão aos Estados Unidos, ganhou o único prémio “All Star” conquistado por um jogador português naquele país.
Em 1980, enveredou pela carreira de treinador, iniciando-se no Sporting como adjunto de Adriano Baganha, conquistando logo na sua primeira época o título nacional.
Mais tarde e já como técnico principal, treinou o Estoril (onde foi Campeão Nacional da 3ª divisão), o Sporting (onde ganhou os títulos de 3ª, 2ª e 1ª divisões), o Belenenses, o Estrelas da Avenida (campeão da 2ª divisão) e o Queluz.
Recebeu dois “Prémios Stromp” (distinção que é atribuida anualmente aos atletas, técnicos e dirigentes do SCP) nos anos de 1985 e 1992.
Tem no seu palmarés como jogador do Sporting os Campeonatos Nacionais de 1975/76, 1977/78, 1979/80 e os Campeonatos Regionais de Lisboa de 1976/77 e 1979/80.
Nelson Serra, que foi uma das grandes figuras do desporto moçambicano e do basquetebol em particular, nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1946.
Completa hoje os seus 74 anos de idade. Parabéns!
João de Sousa – 02.02.2020
8 Comentários
Manuel Martins Terra
Parabéns ao Nelson Serra, por mais um aniversário. Foi efetivamente um grande basquetebolista que deu tudo pelo SCLM, deixando na memória de todos nós grandes exibições que levaram ao rubro os espectadores que enchiam o belo pavilhão leonino. Jogador felino, com excelente condução de bola , que espreitava o momento oportuno , que surgia quase sempre mais descaido para posição oblíqua, onde com a sua babitual manga, utilizava com inteligência a tabela e cesto, evitando o lançamento direto ao aro. Quase sempre, eram contabilizados mais 2 pontos.
Carlos Hidalgo Pinto
Um dos melhores meias distância ( longa distância) a nível nacional de sempre e também foi um basqutebolista de nível internacional. A parelha que fazia com Mário de Albuquerque no Sporting, foi uma das mais eficazes no panorama basqutebolista português.
Como treinador, deixou uma boa impressão junto dos atletas que orientou e também no público afecto à modalidade, em geral.
Parabéns ( algo atrasados) a este magnífico desportista.
nelson Serra
Os meus agradecimentos a todos amigos e amigas pelas vossas mensagens e amizade
ABRAÇÂO
nserra05@gmail.com
Muito obrigado a todos amigas e amigos pelas vossas mensagens e o vosso carinho
Nelson Serra
MARIA MANUELA ANTUNES GALVÃO DE ALMEIDA
Parabéns Nelson Serra!Feliz Aniversário!Muitas felicidades!Muitos anos de vida!Um abraço do tamanho de Moçambique!
Arnaldo Pereira
Parabéns Nelson.
Saúde, Prosperidade e Amor, são os meus votos.
Arnaldo Pereira
Jose Carlos
Parabéns ao Nelson Serra, a quem agradeço as muitas alegrias que me proporcionou ao serviço do Sporting de Lourenço Marques.
Nelson Serra foi o melhor meio distância de que tenho memória!
Humberto Tercitano
FOI SEM DUVIDA UM OPTIMO MEIA DISTANCIA. MAS AO NIVEL DELE, ACREDITO ESTIVERAM O PAULO CARVALHO, MARIO MACHADO, QUEN GUY, MARIO ALBUQUERQUE P/ NAO MENCIONAR OUTROS.