RM DESPORTO … 14 anos!
Em meados de 2002, a convite da Rádio Moçambique, esteve em Maputo, para uma visita de trabalho, o Director Geral da Rádio Nacional de Angola, Manuel Rabelais, meu velho companheiro das lides radiofónicas, particularmente no que aos relatos de futebol, basquetebol e hóquei em patins diz respeito. Várias foram as vezes que ao longo dos anos nos fomos encontrando. Aqui, em Maputo ou em Luanda os nossos caminhos cruzavam-se no Estádio da Machava e no Pavilhão do Maxaquene ou ainda na Cidadela Desportiva de Luanda e no velhinho Estádio dos Coqueiros.
Nesse encontro de 2002 e na sequência dum almoço no Restaurante Sheik, Manuel Veterano, na época Presidente do Conselho de Administração da nossa rádio pública, lança a ideia da criação dum canal exclusivo dedicado à informação desportiva, seguindo a experiência que a Rádio Nacional de Angola já tinha, relatada nessa altura por Manuel Rabelais. Daí à concretização da ideia, tivemos que dar vários passos, sendo que o primeiro foi uma deslocação a Luanda (o José Durbeque – Chefe da Redacção Desportiva – e eu), para no terreno percebermos como criar um canal exclusivamente dedicado ao desporto.
Uma semana depois viemos com o bloco-notas cheio de apontamentos e com a cabeça a fervilhar em ideias.
Uma Comissão criada para o efeito, chefiada pelo jornalista Leonel Matias estudou, ao longo de 2 meses, fez o estudo de viabilidade, tendo em conta aspectos relacionados com a programação, questões de natureza técnica e de ordem financeira e administrativa. Um estudo que acabou por ser aprovado pela Administração da Rádio.
Era uma aventura. Era um desafio. Era uma responsabilidade. Tinhamos de ir ao encontro das necessidades do público, uma vez que o desporto, para além de movimentar muita gente, interessa aos praticantes e especialistas dessa importante área.
Quando se anunciou oficialmente a entrada em funcionamento do Canal Desportivo da Rádio Moçambique (25 de Junho de 2003), muitos, de dentro e de fora, disseram que o projecto era demasiado ambicioso e que não tinha pernas para andar. Que o RM DESPORTO era coisa de loucos. De ambição desmedida de meia dúzia. Não nos davam mais do que 1 ano de vida.Para mal dos pecados desses detractores, (alguns ainda pululam pelos corredores da RM), quero lembrar que andamos nisto há precisamente 14 anos.
14 anos de história protagonizada por toda uma gama de profissionais conscientes da importância do trabalho que realizam, com o único propósito de servir, com a qualidade necessária, o nosso destinatário: o ouvinte.
Parabéns RM DESPORTO.
João de Sousa – 25.06.2017