UMA DATA NA HISTÓRIA – 1 de Fevereiro … Glória Muianga
Alguém, alguma vez, ouviu uma frase assim: “o seu crédito é insuficiente para realizar a chamada. Por favor, recarregue o seu cartão”? Estou certo que já ouviu bastas vezes.
Claro que não é só por esta frase que se identifica Glória Muianga. Ela identifica-se por muito mais coisas, feitas com qualidade e com “amor à camisola” numa altura em que poucos éramos os que faziam radiodifusão depois da nossa Independência.
Para além de locução de continuidade, Glória Muianga notabilizou-se na radiodifusão de várias maneiras, sendo que, para mim, a mais marcante terá sido no “Quadrante da Mulher”, um programa de enorme repercussão, o primeiro criado depois da independência, dedicado a valorizar o papel da mulher na sociedade. Glória fez parte da equipa (só de mulheres) formada inicialmente pela Cídia Monteiro, Teresa Elvira, Fernanda Fernandes, Anabela Adrianopoulos e Lúcia Maximiano (responsável pelo “Consultório Jurídico) e que posteriormente agregou a produtora Júlia Bazar.
Por associação ao “Quadrante da Mulher” é importante referir a contribuição dada por Glória Muianga ao “Top Feminino” competição de canções de vozes femininas.
Nos marcos da sua carreira, que a elevou ao cargo de gestora da nossa empresa pública de radiodifusão e monitora do Centro de Formação da Rádio Moçambique, há a assinalar o seu empenho na apresentação de espectáculos e programas de rádio “ao vivo”, na publicidade comercial e institucional para Rádio e Televisão, ou ainda, nas suas quatro décadas de trabalho por detrás da tal caixinha mágica, como colaboradora da Televisão de Moçambique.
Glória Muianga, a minha companheira de tantas e tantas realizações radiofónicas, que nasceu no dia 1 de Fevereiro de 1951, comemora hoje os seus 67 anos de idade. Parabéns. Saúde e muitas felicidades. Beijinhos.
João de Sousa – 01.02.2018
Um Comentário
Zecas Banjavo
Parabéns glória muianga