UMA DATA NA HISTÓRIA – 13 de Fevereiro de 1947… Augusto Matine
Em Portugal onde foi jogador e treinador de 1967 a 1981, (Benfica, Vitória de Setúbal, Portimonense, Lusitano de Évora, Desportivo das Aves e Estrela da Amadora), ficou conhecido como “o homem de ferro forjado”.
Augusto Matine era tranquilo, calmo. Arrastava à sua frente os adversários, cansando-os, tirando-lhes a bola, entregando-a aos companheiros. Dir-se-ia silencioso, por vezes. Impressionava a sua figura, luzidia de suor, erguendo-se em altura por entre todos os outros.
Tinha uma passada larga e uma presença impressionante. Um rochedo inquebrável de força e vontade. Havia uma mecânica de poder físico e de arte ao mesmo tempo. Matine dava-se bem com essa regra imposta por Jimmy Hagan, o inglês que dizia: “Vão lá para dentro e joguem”.
Época de 1971 – S. L. Benfica
Em cima: Jimmy Hagan (treinador), Zeca, Adolfo, Matine, Humberto Coelho, Américo Tomás (presidente português), Malta da Silva e José Henrique.
Em baixo: Jaime Graça, Néné, Artur Jorge, Eusébio e Simões.
Por cá Augusto Matine treinou a Selecção e Clubes (Ferroviário e Desportivo). Umas vezes foi bem. Outras foi mal. Daí as chicotadas psicológicas. Independentemente de tudo, dos sucessos e dos insucessos, houve quem se lembrasse de o homenagear. De valorizar o trabalho daquele que entre nós dedicou algum tempo do seu tempo ao “Central”.
Matine é sem dúvida uma das figuras mais brilhantes do desporto moçambicano. Hoje, dia 13 de Fevereiro de 2018 ele completa os seus 71 anos de idade. Parabéns. Muita saúde.
João de Sousa – 13.02.2018
2 Comentários
Dyego Lopes
Parabéns professor Matine ! Saúde e felicidades ! Um abraço desde o Brasil
Carlos Barreto
Uma força da natureza.