UMA DATA NA HISTÓRIA – 15 de Março de 1939… Freitas Branco
Conheci Freitas Branco nos campos do desporto. Do basquetebol e do futebol. E também do hóquei em patins ou andebol. Relatei vários jogos tendo Freitas Branco como interveniente. A amizade criada nos meandros desportivos ganhou outro sentido quando me deslocava a sua casa, para onde diversas vezes fui convidado.
No remanso do seu lar, fora do ambiente escaldante dos estádios, tendo por companhia os deliciosos pratos que só ele sabia preparar, degustávamos e conversávamos sobre desporto. Conversas que abarcavam muitos e importantes aspectos da vida desportiva do País. Discussões por vezes acaloradas, onde cada um procurava “defender a sua dama”.
À roda de amigos e à mesma mesa, juntavam-se, sempre que houvesse motivo para isso, várias glórias da arbitragem nacional, como por exemplo José Ferreira (Garrincha), Issufo Costa, Arnaldo Salvado, os irmãos Alves, Gil Milando, Armando Segulha ou ainda o Sérgio Khanji, Vítor Canaveira e alguns jogadores, como por exemplo Vítor Morgado ou Belmiro Simango, para falar apenas destes.
José Manuel Agrela de Freitas Branco de seu nome completo, popularmente conhecido por Freitas Branco, aquele que foi árbitro FIFA, nasceu no dia 15 de Março de 1939. Se fosse vivo completaria hoje os seus 79 anos de idade.
PS: Ao Zé e à Ruth o meu abraço de muita amizade e solidariedade.