UMA DATA NA HISTÓRIA – 18 de Abril de 1964… Vilankulo
Vilankulo (anteriormente designada de Vilanculos) é uma vila moçambicana, sede do Distrito do mesmo nome, na província de Inhambane, e encontra-se localizada na costa da baía de Vilankulo, a leste da qual se encontra o Arquipélago do Bazaruto.
A povoação foi criada pela portaria 1.060 de 23 de Julho de 1913, e foi posteriormente elevada a vila e sede de concelho pela portaria 17.773 de 18 de Abril de 1964.
Vilankulo foi elevada à categoria de município em 1998, dispondo desde então de um governo local eleito. De acordo com o censo de 2017 o município tem uma população de 193.895 habitantes e uma área de 78,8 km2.
O turismo é uma das principais actividades económicas do distrito devido aos numerosos empreendimentos turísticos tanto na vila de Vilankulo como em duas ilhas do Arquipélago de Bazaruto que pertencem administrativamente ao distrito, nomeadamente Benguerra e Magaruque. Para tal, a vila está dotada de um aeroporto internacional.
DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE
De acordo com o jornal “A Verdade”, um dos desafios de um município em expansão é conciliar o desenvolvimento económico com a preservação do ambiente. Os problemas decorrentes desse desequilíbrio são o desemprego e o surgimento de famílias carenciadas. O investimento em infra-estruturas é fundamental para que o crescimento não seja sinónimo de problema. O acesso aos serviços de água canalizada, luz e cuidados sanitários é imprescindível.
Com um clima tropical e húmido ainda que com baixa pluviosidade, solos arenosos, relevo de planície e a bacia hidrográfica do rio Govuro, a autarquia via, no passado, o seu desenvolvimento dependente do trabalho migratório e da pesca.
O ASPECTO DA VILA
O aspecto da vila, diga-se, poderia ser melhor não fosse a proliferação de cercas com base em plantas espinhosa no centro e arredores da autarquia. Fala-se, para colmatar esse desinteresse pela estética visual, numa campanha de sensibilização, uma vez que não se trata de falta de dinheiro, como as construções atestam. É um problema cultural que representa uma nódoa na imagem de uma vila que reivindica o estatuto de cidade.
Vilankulo foi elevada a vila e Sede de concelho pela portaria 17.773 de 18 de Abril de 1964. Faz hoje 55 anos.
João de Sousa – 18.04.2019
Um Comentário
Maria Pereira
Terra da minha infância feliz desde 1951 a 1962 , da qual guardo memórias inestimáveis e com a qual sonho com frequência.