UMA DATA NA HISTÓRIA – 19 de Maio de 1931… Rui Baptista
Não sei se serei a pessoa mais indicada para traçar o perfil do homem, do desportista, do dirigente e do professor, cuja trajectória está intimamente ligada a Moçambique. Certamente os seus alunos, da Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque, terão muito mais para dizer, contar e recordar, do que eu.
Ele não foi meu professor por uma única razão. Eu andei sempre no Liceu Salazar. E no liceu tive como professores, colegas de Rui Baptista, como foram os casos de Manuel Prata Dias e Isménio Tadeu.
Independentemente de ele não ter sido meu Professor, o nome de Rui Vasco Júlio Pereira da Silva Baptista, era e continua a ser nome de referência no que a desporto e educação física diz respeito. Permito-me dizer, pelo que dele conheço, que Rui Baptista ensina muito para além da educação física. Ensina-nos a saber viver, com sacrifício, com trabalho (por vezes árduo) honesto. Ensina-nos a enfrentar a vida.
Ao percorrer pelos arquivos existentes nas plataformas digitais, e do muito que se tem escrito sobre o Professor, retive uma passagem importante, dum artigo do jornal “Notícias” de Julho de 1973:
é um homem que gosta da sua profissão, que não se licenciou pelo INEF (Instituto Nacional de Educação Física) apenas para ter um título ou exercer uma profissão de pseudo-educador. Rui Baptista é um insatisfeito no seu modo de vida, um homem que procura, não se limitando a seguir ou aceitar, sem demonstrações. É um estudioso da Educação Física, com magníficas provas dadas. Apaixonado desde cedo e para sempre, pelos pesos e halteres, tem lutado permanentemente pela sua aceitação a todos os níveis, demonstrando a sua grande influência nas melhorias obtidas, pelos respectivos praticantes.”
O Professor Rui Baptista nasceu em Luanda, mas fez um importante percurso da sua vida na então cidade de Lourenço Marques. Foi campeão de culturismo na categoria de médios, em representação do Clube Ferroviário de Moçambique, o seu clube de coração.
Tem ídolos. Na natação Regina Veloso, no basquetebol Paulo de Carvalho, no futebol Nene (futebolista do Desportivo de Lourenço Marques e da Associação Académica de Coimbra – já falecido).
Tem hobbies. Escrever. É um dos bloguistas do BigSlam. Clicar AQUI! para ver as suas publicações.
Tem como destino preferido Moçambique e em especial a cidade de Xai Xai.
E mais não digo, porque certamente há quem saiba mais do que eu.
Parabéns Professor Rui Baptista, pelos seus 88 anos de idade, que hoje comemora. Que haja saúde, para mais comemorações. Um abraço deste lado de cá.
João de Sousa – 19.05.2019
18 Comentários
Adriano Soares
Por volta do ano 1971 antes da tropa, trabalhava na Dec dos CFM, e ao fim da tarde ia para o Ferroviário levantar uns pesos e alteres, ao lado do salão de festas, num anexo, e tenho a ideia que o Sr. Professor era o orientador ali. Estarei enganado? Cumprimentos.
Rui Baptista
Certíssimo. Um abraço.
Augusto Martins
Parabéns Professor RUI BAPTISFTA.
Desejo-lhe a maior felicidade e alegria, para que com muita saúde, possa continuar a servir de exemplo, a todos aqueles que ao longo de muitos anos acompanham, o seu esforço, trabalho e dignidade.
Um grande e respeitoso abraço, deste seu aluno
Rui Baptista
Caro Augusto Martins: Penso ser um aluno que me enviou, tempos atrás, uma fotografia no Bilene com outro aluno da EIMA (Mascarenhas) que perdi. Seria possível reenviar-ma? Um abraço de muita amizade.
Augusto Aires Martins
Professor RUI BAPTISTA
Peço-lhe desculpa de ter errado, ao inscrever o seu nome na mensagem de parabéns, que ontem lhe enviei.
Quanto à fotografia do Bilene, com o meu colega Mascarenhas, fui eu que a tirei e enviei anteriormente.
Já a tinha imprimido, para lhe entregar no dia do último almoço da EIMA, mas infelizmente não me foi possível comparecer, por motivo de uma deslocação imprevista.
Amanhã mesmo, vou enviar uma nova cópia para a sua página.
Peço-lhe que aceite um grande abraço deste seu respeitoso e grato aluno, com os meus desejos de muita saúde e felicidade.
Rui Baptista
Aguardo. Um abraço dos tempo das excursões ao Bilene de alunos da EIMA em camionetas alugadas pelo Malhoa (julgo que já falecido) que todos os anos estivesse em Portugal ou no estrangeiro me enviava um cartão de boas-festas. O nome de Malhoa fui eu que lhe colei por estar sempre a PINTAR o que nem sempre correspondia à verdade .Saudoso Malhoa e bom amigo
carlos saraiva
Grande prof que saúdades do tempo da nossa Escola Industrial, das maravilhosas aulas de ginástica, para si os meus parabéns pelo aniversário, conte muitos mais,
sempre com essa boa disposição e juvialidade. Um abraço
Rui Baptista
Se bem me lembro eram aulas ministradas num telheiro, depois transformado em oficina. També me lembro que um ou outro alunos formado em xadrez , de quando em vez, tentava uma certa indisciplina motivada pela irreverência da juventude. Apoximava-me dele dava-lhe uma palmada nas costas dizendo que era uma vacina para evitar um surto de indisciplina. Bons velhos tempos! Um abraço disciplinado de velha amizade
Pierre Vilbró
Sr. Professor: Parabéns e votos de tudo de bom.
Pierre
Rui Baptista
Um grato abraço.
Orlando
Parabéns pelos agradáveis 88 anos!
Um abraço deste ocasional “correspondente” e colega (devido à formação no saudoso INEF).
Orlando da Ponte
Rui Baptista
Como eu costumo perguntar a alunos, pergunto a um colega: Em que mês faz anos? Se me respondem, por exemplo Janeiro. Eu digo: Então é mais velho do que eu que só faço em Maio. Um abraço.
Orlando
Nasci em Março, mas de 1950, pelo que sou um pouco mais novo e “sei” que não chegarei aos agradáveis “oitentas”.
Rui Baptista
Logo vi que era mais velho do que eu 2 meses, mais ou menos!!!
Zulfi N. Amade
Caro Professor,
Foi em 1966 quando deixei Mocambique. Tive o prazer de reviver as ricas memorias quando mais uma vez o vi num dos almocos em conjunto com os alunos da nossa escola.
Sinceros desejos de uma longa vida repleta de boa saude e alegria e que sempre continue a inspirar-nos….
Seu grato aluno
Zulfi N. Amade “Jolly”
Rui Baptista
Um grande e grato abraço. Recordar o passado é vivê-lo de novo. Um abraço amigo.
Alberto Rodrigues
Caro Professor,
Grande abraço de amizade e simpatia com desejos de muitos parabéns pela capicua (88), que continue como sempre, jovem e jovial.
Alberto Rodrigues.
Rui Baptista
Lembro-me de saudosos em que lhe dei a minha colaboração como preparador físico de equipas de basquete do “nosso” Ferroviário por si treinadas. Bons velhos tempos! Um abraço grato pelo seu comentário.