UMA DATA NA HISTÓRIA – 22 de Julho de 2016… Ausenda Maria
Quem conheceu Ausenda Maria sabe bem das suas qualidades de comunicadora e do seu fascínio pela radiodifusão, iniciado na década de 60, na Emissora do Aero Clube da Beira, e posteriormente, no Rádio Clube de Moçambique, mas também na ELMO, uma agência de publicidade que era propriedade de Jorge Cabral, e cujos escritórios e estúdios funcionavam no Prédio “Fiul”, na Avenida Brito Camacho, na então cidade de Lourenço Marques e onde fez parceria (como a foto documenta) com Leite de Vasconcelos e Eugénio Corte Real na produção e apresentação dos programas “A Noite e o Ouvinte” e “Tic Tac”
Ausenda fez tudo o que havia para fazer em matéria de rádio. Começou pela locução de continuidade. Produziu um variado leque de programas, abordando neles temas variados. Fez reportagem. Participou no “Teatro em Sua Casa” numa altura em que a Secção de Dramaturgia do Rádio Clube de Moçambique era dirigido por Sarah Pinto Coelho. Gravou publicidade e apresentou espectáculos.
Quando decidiu fixar residência em Portugal começou a trabalhar na Rádio Renascença, uma emissora ligada à Igreja Católica.
Aí fez uma importante parceria, como noticiarista, no programa da manhã daquela estação emissora, denominado “Despertar” com um dos maiores comunicadores de rádio, de seu nome António Sala.
Ausenda ingressou depois na Rádio Comercial em Lisboa. Nessa altura e por alguma influência dela, tornei-me Correspondente dessa estação emissora, elaborando duas vezes por semana crónicas sobre a actividade política, económica e social de Moçambique.
Ela colaborou com a RDP, RDP Internacional, RDP África e também com a Radio Televisão Portuguesa, faxendo voz “off” de peças noticiosas.
Quem conheceu Ausenda Maria lembra-se certamente do seu gosto pelas bijuterias e pelos desportos radicais, ou não tivesse sido ela uma das primeiras mulheres paraquedistas de Moçambique.
Ausenda Maria, essa profissional talentosa e dedicada, com uma voz única e inconfundível deixou-nos fisicamente no dia 22 de Julho de 2016. Faz hoje 2 anos.
João de Sousa – 22.07.2018
Um Comentário
Manuel Augusto pereira de Sousa
Eu não a conheci pessoalmente, mas lembra-me de a ouvir a apresentar programa ou programas no Rádio Clube de Moçambique, na época que por lá permaneci, de final de Janeiro de 1966 a Março de 1968. Paz à sua alma.