UMA DATA NA HISTÓRIA – 24 de Fevereiro de 2016… Issufo Costa
Foi um homem de múltiplas tarefas. Vereador Municipal, empresário de sucesso, atleta, dirigente desportivo, árbitro internacional. Sempre teve o hábito de receber bem. Bastas vezes, a sua casa, foi local de convívio de muitos amigos seus, especialmente da área desportiva. Ali se discutia de tudo um pouco. De futebol, de basquetebol, do badminton (desporto muito popular na cidade da Beira), das arbitragens, das querelas desportivas e do jornalismo. Pela casa de Issufo Costa passaram muitos “treinadores de bancada” e muitos “comentadores de meia tigela”.
Na hora do repasto parava a discussão. Como bom anfitrião que sempre foi, Issufo gostava de ver uma mesa bem recheada e com muita gente a degustar as iguarias que a D. Zunaida (a sua esposa) fazia questão de confeccionar. Diga-se em abono da verdade que Issufo Costa era um excelente garfo.
Calmo, bem disposto, conversador, assim era aquele que é uma referência da cidade da Beira, pelo que fez por ela, pelos apoios que foi fornecendo a cada momento, pelo empenho e dedicação a múltiplas causas de natureza social.
Issufo Costa jogou pelo Desportivo da Beira. Ainda muito jovem teve uma efémera passagem pela categoria de juniores do Futebol Clube do Porto. Foi dirigente da Comissão Provincial de Árbitros da Província de Sofala e Presidente do Clube Náutico. Exerceu a função de Vereador para a área de Salubridade e Gestão de Resíduos Sólidos no Conselho Municipal da Cidade da Beira, membro da Associação Comercial e Presidente do Rotary Club da Beira.
A nível empresarial Issufo Costa esteve ligado à industria pesqueira e à restauração. Dedicou-se durante muitos anos à secagem de peixe no Inhassoro.
Quando nos deixou fisicamente, teve a merecida homenagem. As portas do Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade da Beira, a sua cidade de coração, abriram-se de par em par, para acolher familiares, colegas e amigos que se despediram do homem cuja trajectória de vida se confunde com a história da capital da Província de Sofala.
Issufo Costa deixou-nos aos 72 anos de idade, no dia 24 de Fevereiro de 2006. Faz hoje 2 anos.
João de Sousa – 24.02.2017
Um Comentário
Osvaldo Reis de Almeida
O Salvado é do meu tempo. Gostei de ver a foto.