UMA DATA NA HISTÓRIA – 26 de Abril de 1955… Ludovina de Oliveira
Ludovina de Oliveira sempre foi propensa a praticar atletismo e a dedicar-se especialmente à área dos lançamentos. Como diz o antigo atleta Victor Pinho, para trás ficaram outras modalidades que ela pretendia praticar, como por exemplo o basquetebol, patinagem artística ou dança.
Quando era preciso preencher um espaço dos programas desportivos que eu fiz para as “Produções Golo”, a entrevista com Ludovina de Oliveira constituia uma das minhas prioridades. Durante anos seguidos, no Ferroviário ou no Parque José Cabral, Ludovina e muitas atletas de referência daquela época, eram as que davam voz aos seus feitos e às suas ambições.
Com pena vi Ludovina ser eliminada nos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980.
Para melhor perceber o seu trajecto pessoal e desportivo, transcrevo, com a devida vénia, um extracto dum artigo de autoria do antigo atleta Víctor Pinho, e que foi publicado no portal electrónico www.bigslam.pt
“Ludovina Dias de Oliveira nasceu no bairro do Alto Maé em Moçambique, no dia 26 de Abril de 1955. Frequentou a Escola primária D. Berta Craveiro Lopes em Lourenço Marques tendo prosseguido os seus estudos na Escola Secundária Joaquim de Araújo e mais tarde no Colégio dos Maristas.
A sua paixão pelo desporto começa no bairro do Alto Maé onde jogou futebol, e com caniço e pauzinhos improvisava barreiras. Vivia com o seu avô que era adepto de futebol e lhe incutiu este gosto.
Na Escola Secundária Joaquim de Araújo, praticou também desporto nas aulas de Educação Física. Aos 14 anos entra para o Ferroviário, onde começa a praticar basquetebol. Depois de verificar que não tinha muito jeito para este desporto passa a frequentar aulas de dança, seguida de patinagem e por fim o atletismo. No início da sua carreira no atletismo começa como barreirista que era a sua paixão.
Foi o Daniel Firmino (lançador do CFM),
que era seu vizinho e amigo do seu pai, que a convenceu a se dedicar aos lançamentos e em especial ao disco e ao peso, visto ser gordinha e ter características de lançadora.
Com 15 anos estabelece o recorde provincial na categoria de juvenis.
A primeira internacionalização foi quando tinha 16 anos, em Portugal, nos Campeonatos Nacionais em Lisboa no ano de 1974, onde competiu com a melhor atleta portuguesa e estabeleceu o Recorde de Juniores que era dela”.
Em 1977, a Rádio Moçambique lança uma campanha para a revitalização do atletismo. O objectivo era preparar os atletas para os Jogos Pan Africanos. O nome de Ludovina estava na lista dos convocados para a primeira participação de Moçambique numa prova continental, que teve como palco a cidade de Argel de 13 a 28 de Julho de 1978.
Ludovina Dias de Oliveira, que abandonou a sua carreira em 1996, nasceu no dia 26 de Abril de 1955. Ela completa hoje os seus 63 anos de idade. Parabéns. Muita saúde. Que o teu legado seja referência para os jovens praticantes da tua modalidade preferida: o atletismo.
João de Sousa – 26.04.2018