UMA DATA NA HISTÓRIA – 29 de Setembro de 1926 … Artur Garrido
Ele era “o Frank Sinatra moçambicano” que passeou a sua classe pelos principais clubes nocturnos da então cidade de Lourenço Marques e que, na década de 60 e 70 colaborou diversas vezes com o Rádio Clube de Moçambique, em programas de auditório, bastas vezes acompanhado por alguns conjuntos, como por exemplo os “Irmãos Dinis” ou “Renato Silva”. Muitos chamavam-no de “Mr. Strangers in the Night”.
Artur era um amante da boa música. Pelos seus discos, maioritariamente da gravadora “His Masters Voice”, comprados nas discotecas de Komatiport, figuravam nomes como os de Frank Sinatra, Perry Como, Nat King Cole. Era um romântico em pessoa.
Não deixa de ser importante a sua passagem pelo jazz.
No cinema “Dicca” cantou Louis Armstrong, enquadrado numa orquestra dirigida por Hélder Martins, o maestro que conseguiu transformar uma banda militar numa orquestra de jazz. Do jazz há que mencionar dois dos seus parceiros deste estilo musical, nomeadamente Edmundo Luís Gomes (Mundinho) e Ricardo Rangel.
Artur Garrido nasceu no dia 29 de Setembro de 1926. Completaria hoje os seus 92 anos de idade.
João de Sousa – 29.09.2018
4 Comentários
Braga Borges
Não me parece.
Braga Borges
Artur Garrido,(charmoso e gingão), foi meu colega na SONAREP. Assisti muitas vezes no refeitório,e depois do almoço, a picardias, no bom sentido, entre ele e outro grande vocalista que tb era colega, o Carlos Fortuna,(Conjunto Renato Silva). O Artur, era mais Sinatra, o Carlos era mais música italiana. Discussões deliciosas. Penso, e quase tenho a certeza, que o Carlos substituiu o Ettore como vocalista nos” I cinco di Roma”. Bons tempos. Obrigado João por me fazeres recordar esses belos momentos.
ABM
https://www.youtube.com/watch?v=iNwU_kcjeUE
Isto é ele?
BigSlam
Estive para publicar este vídeo no artigo, mas também fiquei na dúvida se era ele.
Grato ABM pela dica.