UMA DATA NA HISTÓRIA – 3 de Março de 1950… Stélio Craveirinha
Stélio foi integrante da delegação moçambicana que participou nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, marcados pelo boicote de 66 países membros do Comité Olímpico Internacional, liderados pelos Estados Unidos da América, como forma de protesto contra a invasão soviética do Afeganistão a 27 de Dezembro de 1979.
Para além de Stélio Craveirinha, que alcançou a marca de 6,94 metros nas eliminatórias do salto em comprimento, integraram a delegação moçambicana aos Jogos Olímpicos de Moscovo os atletas Eduardo Costa, Constantino Reis, Vicente Santos, Pedro Mulomo, Dias Alface, Abdul Ismail, Acácia Mate e Ludovina Oliveira, para além dos nadadores Edgar Martins e Ntewane Machel.
O nosso recordista nacional de atletismo por diversas vezes discordou de decisões tomadas pela Federação e pelo Comité Olímpico por considerar estarem a ser postas em prática opções erradas. Viu o seu nome colocado na barra do tribunal, no chamado “caso Elisa Cossa”, alegadamente por falsificação dum resultado. Tudo isso lhe custou caro. Foi (e continua a ser) apelidado de polémico, problemático e contestatário.
A esses Stélio responde, afirmando serem pessoas “que não gostam de ouvir verdades”. Não gostam de frontalidade.
Lembro-me de um dia ele ter dito, em entrevista ao jornal “A Verdade” que “quem deve gerir o atleta é o clube e o respectivo treinador, é a Associação e depois a Federação”. E isso, parece não estar (ou não estava) a acontecer.
Na sua trajectória de treinador trabalhou com vários atletas. Mas três delas merecem destaque: Tina Paulino, Argentina da Glória e Maria de Lurdes Mutola.
Stélio Craveirinha nasceu no dia 3 de Março de 1950. Completa hoje os seus 68 anos de idade. Parabéns Stélio. Votos de muita saúde e o desejo para que continues a cooperar com a modalidade do teu coração.
João de Sousa – 03.03.2018
Um Comentário
Victor Mendes
Um grande abraço de parabéns e que contes muitos com muita saúde.