UMA DATA NA HISTÓRIA – 3 de Outubro de 1952… Samuel de Carvalho
As grandes jogatanas que Samuel de Carvalho e os amigos faziam, eram nos passeios em frente da casa onde morava (Rua Dr. José Serrão da então cidade de Lourenço Marques), com a tabela feita das caixas de sabão azul, pregadas na árvore e tendo como cesto, um aro improvisado que nada mais era do que uma cinta metálica de uma pipa de vinho…
Esta era uma imagem frequente na cidade, coisa que hoje desapareceu.
Samuel fez os seus estudos primários na Escola João Belo, situada nas esquinas da Manuel de Arriaga e Gomes Freire.
Passou depois pela Escola Preparatória Joaquim de Araújo e pela Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque.
Em Moçambique trabalhou nas Oficinas Gerais dos CFM como desenhador e posteriormente no Gabinete de Estudos e Planeamento e em Portugal no Serviço de Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira).
DESPORTO FEDERADO
Contrariamente ao que muitos podem pensar, o início da sua prática desportiva não foi no basquetebol do Ferroviário, onde se notabilizou, mas sim no atletismo, tendo como treinador essa figura carismática da modalidade, de seu nome António Vilela. A influência pelo basquetebol vem do seu irmão mais velho, Paulo de Carvalho.
Na temporada de 67/68 integra a equipa de juvenis do Ferroviário, tendo como treinador Mário Machado.
Época 1967/68 – Juvenis
• Vice-Campeão Distrital L. Marques • Vice-Campeão Provincial Moçambique
Em cima: Nelson (Seccionista), Samuel Carvalho, João Branquinho, George Sing, Luís Alves, Rolando Ferreira, Mário Machado (Treinador).
Em baixo: José Almeida, Armando Monteiro “Jojó”, José Zilhão, João Barbosa “Becas”, Armando Moreira (Capitão).
Uma das características de Samuel e dos seus dois irmãos (Paulo e David) foi o facto dos três terem jogado sempre com a camisola número 12.
Da sua trajectória de basquetista é importante lembrar a sua primeira internacionalização, facto que acontece em 1972, no decurso dos V Jogos Desportivos Luso Brasileiros, realizados em Moçambique.
Integrou ainda a primeira Selecção Moçambicana de Basquetebol, em 1975, no desafio frente à Zâmbia, por ocasião dos festejos da Independência do nosso País.
Ano de 1975 – Seniores – Selecção Nacional R. P. Moçambique
“Festejos da Independência de Moçambique ” • (Moçambique – 154 x Zâmbia – 94)
Em cima: Alexandre Franco (Seleccionador adjunto), Correia Mendes (Seleccionador), Armindo Costa, Nuno Narcy, Manuel Marreiros, Tam Ling, George Sing, Artur Van Zeller, Samuel Carvalho, Carlos Sousa (Dirigente).
Em baixo: João Domingues, Hélder Luís, António Almeida, Correia Mendes, António Araújo, Sebastião (Roupeiro).
Nesse mesmo ano e ao serviço do Clube Ferroviário foi campeão provincial e conquistou o primeiro campeonato nacional da modalidade.
Época 1975 – Séniores
• Campeão Provincial Maputo • Campeão Nacional República Moçambique
Em cima: José A. Conceição (Seccionista), George Sing, Armindo Costa, Alberto Correia Mendes, Samuel Carvalho, António Azevedo (Treinador).
Em baixo: António Almeida, Mário Machado (Capitão), Jorge Cunha, Jorge Gassin, António Higino Santos, José Costa “Casquinha”.
Em Portugal jogou pelo Ginásio Figueirense, Iliabum FC, Olivais de Coimbra, Sporting Clube Figueirense, e Marítimo da Madeira. Pelo Ginásio Figueirense foi Campeão Regional, Campeão Distrital, Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na época de 1976/77.
Época 1976/77 – Séniores
• Campeão Regional • Campeão Distrital • Campeão Nacional • Vencedor da Taça de Portugal
Em cima: António Tafula (Seccionista), António Azevedo (Treinador), Eustácio Dias, José Figueiredo “Perigosa”, Carlos Rodrigues “Bélico”, António Sotero, Samuel Carvalho (Capitão), José Costa Gomes (Massagista), Horácio Barral (Dirigente).
Em baixo: António Albano, António Almeida, João Paulo Neto, António Pina, Luís Dionísio.
Conquistou o I Campeonato do Mundo de Companhias Aéreas em representação da TAP, no ano de 1990 em Split – Jugoslávia.
De 2000 a 2017 jogou ténis pelo Tennis Club da Figueira da Foz.
Samuel de Carvalho nasceu no dia 3 de Outubro de 1952. Completa hoje os seus 66 anos de idade. Parabéns Samuca. Saúde acima de tudo.
OBS: este artigo foi escrito tendo por base a rubrica “Conheça Melhor” do portal electrónico www.bigslam.pt
Fique a conhecer melhor Samuel Carvalho, através da Entrevista e Álbum de Recordações publicados neste site (clicar nas palavras escritas a azul).
João de Sousa – 03.10.2018
11 Comentários
Samuel Carvalho
Na impossibilidade de o fazer individualmente, quero agradecer a todos do fundo do coração, as palavras de felicitação e por transformarem o meu aniversário em um dia mágico e especial.
O vosso carinho é o que faz o aniversário valer a pena!
Obrigado!
Alberto Lage
Embora já “um pouco atrasados”, daqui vão os meus votos de parabéns e que tenha sido um bom dia e com saúde. Um abraço.
Luis Almeida
Apesar de já te ter telefonado a dar os parabéns, por aquilo que foste como excelente jogador de basquetebol e pelo ser humano 5 estrelas que és, além ainda do trabalho que enfrentaste e enfrentas para nos manter a todos, os “patrícios de nosso…” em contacto, não seria justo se não deixasse aqui registado tudo o que digo e o testemunho da enorme admiração e amizade que tenho por ti… Saúde e longa vida irmão “locomotiva…”
Evelina Gouveia
Tudo de bom . Muitos parabéns e muitas felicidades. ABC Eve e Carlos
E. Veloso
Parabéns SAMUEL de CARVALHO.
De um residente que foi da Av. J. Serrão, 56-1º e atleta, Basquetebol, com participação muitíssimo modesta e fugaz, no Grupo Desportivo 1º de Maio.
Alberto Rodrigues
Reforçando o telefonema, aqui vai mais um abraço de parabéns com desejos de muita saúde, extensivo, aos que são queridos.
Forte Abraço do amigo ao dispor,
Alberto Rodrigues.
Fernando Brandão
Parabéns Samuel!!!!
Por acaso também estudei na Escola João Belo; mas de 1946 a 1950.
Muita Saúde!
Um Abraço
J. Domingues
3 de Outubro e um aniversario especial, felicidades Sam por mais um, que venham muitos e o que te desejo. Um grande abraco. JDomingues ( Malhanga )
Luis Ferreira
Parabéns Sam “ÉS UM GRANDE”, exemplo de ser humano.
alrodri@netcabo.pt
Parabéns Samuel, votos de muita saúde. Um abração, Augusto Rodrigues.
Braga Borges
Parabéns Samuel. Que tenhas muita saúde. Não só para o dia de hoje, mas tb para todos os dias da tua vida, sempre na companhia daqueles que te são queridos.
Aquele abraço.