UMA DATA NA HISTÓRIA – 5 de Fevereiro de 1933… António Luís Rafael
António Luís Rafael exerceu actividade profissional como locutor e jornalista ao longo de cerca de 60 anos partilhados entre Rádio e a Televisão. Primeiramente no Rádio Clube de Moçambique onde desempenhou funções durante duas décadas, como locutor de continuidade, ou na área da reportagem, o que lhe permitiu múltiplas deslocações a Angola, África do Sul, S. Tomé e Príncipe ou Guiné, bem como a outras zonas do continente africano. Neste roteiro se poderá incluir uma deslocação ao Brasil.
Ele notabilizou-se também na apresentação de espectáculos de palco, nomeadamente no auditório do Rádio Clube de Moçambique. Foi o produtor dum programa que na época era uma das grandes referências da radiodifusão moçambicana, denominado “A Hora das Vedetas” e por onde desfilaram grandes nomes do mundo das artes.
Fez parte do quadro de colaboradores das Produções GOLO particularmente na área desportiva, como comentador, nomeadamente de futebol e de basquetebol.
Em 1975 regressa a Portugal onde é admitido na Radiotelevisão Portuguesa, ali actuando na área do jornalismo e nas vertentes da apresentação de Telejornais, entrevistas, e reportagens gravadas ou “em directo”.
Com a RTP a promover o lançamento da informação regional é ali que passa a uma nova fase da carreira, que lhe proporciona durante alguns anos a percorrer o país de norte a sul.
Em 1992 é convidado para orientar a delegação da RTP em Évora, assumindo posteriormente o cargo de Coordenador do Centro de Emissão do Alentejo.
António Luiz Rafael reformou-se em 2003 e, após alguma ponderação, decidiu enveredar por um segmento que nunca tinha experimentado: a escrita, sob a forma de livro denominado “Sara e a Paixão” publicado em 2016,
que teve a amabilidade de me enviar logo após o seu lançamento, e que nos conta uma história de amor que se desenvolve entre o Alentejo e Maputo, com passagens por Lisboa.
António Luís Rafael, que continua a viver em Évora, nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1933. Ele completa hoje os seus 85 anos de idade.
Parabéns meu “velho” companheiro de longas e longas horas de partilha ao serviço da radiodifusão moçambicana.
João de Sousa – 05.02.2018
2 Comentários
Maria de Lurdes Monteiro Besteiro
Aos Sábados de tarde havia uma locotora e locotor que apresentam o programa do MFA, adora esse programa porque eu enviava poesia em nome dos meus amigos que estavam no mato , os meus poemas ganhavam sempre o livro é era para eles……Pois envia em nome deles.
Era o meu passatempo aos Domingos ouvir o Programa muito bonito.
Maria Natália Assuncao
Era a Lizete Lopes e o Fernando Rebelo.