UMA DATA NA HISTÓRIA – 8 de Julho de 1939… Amândio de Sá
Aos quinze anos de idade, Amândio começa a treinar atletismo no Ferroviário de Lourenço Marques (CFLM). Em Moçambique representou o CFLM e depois passou a correr pelo Sporting de Lourenço Marques (SCLM), tendo mais tarde ido viver para a cidade da Beira e aí representado o Ferroviário da Beira (CFB).
Envergou a camisola da Seleção de Moçambique em várias competições internacionais, com destaque na participação de Abril de 1960, num encontro entre atletas norte americanos e os de Lourenço Marques, tendo corrido os 800 metros.
Inicia as competições oficiais com a categoria de Principiante, corredor de meio-fundo e fundo com várias participações em provas de cross-country e de estrada, como a Volta à Cidade, Légua do Natal, corrida do dia 24 de Julho e S. Silvestre da cidade da Beira.
Participou também no Pentatlo Técnico tendo ficado em 2º lugar.
Em 1970 Amândio de Sá integrou uma equipa de Técnicos de Atletismo que se deslocaram a Salisbúria, na Rodésia, para tirar o curso de Treinadores de Atletismo.
Teve como Treinadores o Professor António Vilela no Sporting, Vilar dos Santos no Ferroviário da Beira e mais tarde o técnico Júlio de Vasconcelos.
Em 1973 tirou no INEF o curso de Educação Física e Desportos.
Depois da Independência de Moçambique, Amândio de Sá foi o Diretor Técnico da Federação Moçambicana de Atletismo no ano de 1978, quando o Presidente da FMA era o ex-atleta Óscar de Carvalho.
Amândio de Sá nasceu no dia 8 de Julho de 1939. Completa hoje os seus 80 anos de idade. Parabéns!
OBS: Os dados para a elaboração deste texto foram retirados do portal BIGSLAM, tendo por base um trabalho realizado pelo antigo atleta Victor Pinho, que por sinal está a trabalhar num livro sobre atletismo em Moçambique, que será publicado brevemente. Fique a saber algo mais deste atleta clicando AQUI!
João de Sousa – 07.07.2019
2 Comentários
Luis Reis
Parabéns Amândio, Saudade dos tempos dos nossos encontros e almoçaradas em S.João do Estoril., entre 2000 e 2004. Um grande abraço de amizade com votos de muitas felicidades e muitos mais aniversários.
Silvio Silvestre Sá
Parabéns Tio Amândio, pelas 80 primaveras. Espírito Jovem, persistente e educado, são as tuas maiores virtudes. Um Grande Abraço do sobrinho Silvio Silvestre Sá