FIGURAS MOÇAMBICANAS DO NOSSO TEMPO – Bob vocalista do conjunto “Night Stars”
Dizem-nos que o tempo apaga tudo …. Mas o tempo não apaga! Apenas adormece.
Temos sempre alguém que de um modo ou outro fez parte da nossa juventude que com o passar dos anos a memória tende esquecer!
Mas de repente, quando encontramos esse alguém, tudo volta ao princípio.
Ainda se lembram dele?
Não!…. Não é nenhum “craque” da bola. Nem nenhum artista de cinema. Tão pouco algum político da nossa praça!
E deste conjunto, que tantas vezes abrilhantou as “nossas tardes dançantes!”… Ainda se recordam?
Pois é!…. Embora tal como nós, já “gasto pelo tempo”, é ele mesmo! O nosso amigo BOB. De seu nome completo Roberto Winston Woodcock.
Nesta foto o conjunto em plena actuação – Noel Cardoso (viola), Alexandre Rodrigues (teclado e viola ritmo), Dino (bateria), Bob (vocalista) e Mário Sousa (viola solo).
Havia também outro parceiro do Bob: – O Guita.
O conjunto Night Stars foi formado nos anos 60 em Lourenço Marques e creio que foi o conjunto musical que teve mais sucesso fora de Moçambique. Em 1966 recebeu o título de melhor música portuguesa com a melhor interpretação em português da canção “Eu Sei” dos Beatles. Depois de vencer as eliminatórias do concurso de “Ié-Ié” em Moçambique; veio a um concurso em Lisboa e ficou no honroso 3.º lugar.
Havia outros conjuntos em Moçambique:
Os Atlas com o Aurélio Le Bon como vocalista; os Corsários; os Diabólicos, Os Jaguares, os Rebeldes estes na cidade da Beira, os Litle Boys, o conjunto de Oliveira Muge, e o Rosy e Ralph.
Mas creio que poucos destes nos marcaram tanto como os Night Stars.
Por informações, sabia que o Bob vivia aqui, para os lados do Cacém, mas nunca o tinha encontrado.
No almoço do Desportivo de 2022 no restaurante Regiões, quando perguntei aos elementos da organização (Márito e Zé Pedro) a mesa que me estava destinada soube que, além das pessoas que eu tinha indicado, ia ter “caras novas na mesa”! Sem me dizerem quem eram.
Quando lá cheguei, para surpresa minha, encontrei o Orlando Branquinho que foi militar comigo, e outros amigos cujo nome já não posso precisar. E vi o Zé Russel e o Nelson Santos, que foi seu colega do Bob nos Maristas, a falarem com ele.
Disse-lhe que ainda bem que tinha ficado na minha mesa, porque gostava de trocar informações de Moçambique, recordar outros conjuntos da época e saber onde paravam os outros elementos do conjunto. Soube que só estão vivos ele e o Mário.
No almoço deste ano de 2023, com o seu consentimento, pedi ao Márito para ele ficar novamente na minha mesa, para continuarmos a conversa que ficou em suspenso do ano anterior, e saber mais novidades de Moçambique.
Almoço de Desportivo de 2023 – Bob Woodcock, o Passos Viana, o lugar vazio do Zé Russel, a companheira do Gabriel e ao fundo o Bento. À drta o Nelson Santos, o Tony Botequilha, o Zé Matos e ao fundo o Gabriel. O prato vazio da frente é o meu, porque fui o fotógrafo de serviço nesta foto.
Aqui com parte dos elementos da mesa – Tony Botequilha, Nelson Santos, João Santos Costa, Bob Woodcock e Passos Viana.
Desejo ao Bob uma longa vida, e espero voltar a encontrá-lo, se não antes, no próximo almoço.
Não quero finalizar o artigo sem, deixar esta bonita recordação dos Night Stars.
Fontes: Blog Delagoa Bay do ABM e Wikipédia.
Para nós com o BigSlam o mundo já é pequeno … Muito pequeno!
João Santos Costa – Novembro de 2023
18 Comentários
Carlos Galvao da Silva
Quem nao se lembra dos Night Stars? E o Bob o maior de todos os tempos em Lourenco Marques. Um Grande abraco para o Bob.
Luiz Vilas
João, obrigado por me teres levado ao belo tempo da nossa juventude. Tempos maravilhosos que tivemos o privilégio de viver. Um abraço para todos e um abraço especial para o Bob. Vilas
nino ughetto
Bon… certo tudo passa tudo acaba… e… enfim se todos sào ainda felizes ainda bem Que Deus vos abençoe a todos… eu… que dizer ? Aqui estou e 50 anos depois quem é que conheço ainda ???? ha 50 anos que nào vi mais ninguém das centenas de pessoas que conheci…E é assim a vida. L.Marques acabou e com ela eu…
Madalena
Ainda não acabou recordar é viver. Um excelente conjunto de vez em quando ainda vou ouvindo as músicas antigas. Saudades dos belos tempos.
A.ughetto
Tu não acabastes irmão, pensas mal. É verdade que passaram muitos anos e onde vives dificilmente encontraras alguém desses tempos. Tudo muda isso é verdade e talvez por isso que a vida é interessante.. tudo acaba dirás tu, sim…..mas enquanto viveres haverá sempre memória e isso acontece com todos…… sabes bem que nada é imutável nesse sentido tens razão.
teu irmão amigo
Katali
João, mais uma vez recordar é viver!
Esta geração de músicos animou a juventude da geração pop-rock, muito influenciada pelos Beatles.
A geração subsequente mais influenciada pelo heavy metal (americano) e do hard-rock (britânico) bem como do Soul-music e funky; tivemos os Beatnicks com o inigualável cantor conhecido por Ass (de assassino) posteriormente substituído por Jerry; Inflexos dos irmãos Tito; Stroling Bones do Henry Dellinger conhecido por Boi; e os incríveis Monstros do soul music.
Abraço amigo
Manuel Martins Terra
Grande conjunto que animou muitas tardes dançantes, e que marcou uma época recheada de grandes êxitos. Os Night Stars, um nome para sempre.Parabéns, ao grande vocalista Bob.
Eduardo Horta
Obrigado João por trazeres aqui uma figura bem conhecida e estimada da maioria de nós. Tenho registado com bastante apreço a presença do amigo Bob em vários convívios, e até no almoço anual dos antigos nadadores, apareceu. Não tenho ideia do Bob ter nadado, mas garanto que nos dava…música e da boa! Grande abraço Bob.
josé carlos alves da silva
Obg por me lembrar deste e de outros conjuntos de música muitos famosos que tivemos, numa época que nem sei se existiu ou não. Obg. Parabéns João
ABM
Mais uma grande peça do Joáo Santos Costa e do Grande Slam. Arranje-se mais um pratinho da Vista ALegre.
Uma vénia de respeito ao Bob. Já agora Bob, o nome vem de onde? não soa nem moçambecane nem portuga….
Arnaldo Pereira
Se ler a reportagem com atenção, verificará que é o diminutivo de “Roberto”.
Carlos Trocado
Que excelente notícia. O tempo arruma pessoas, factos e acontecimentos nas gavetas das cómodas mais esquecidas nos aposentos menos usados. Um forte abraço a todos vós incluindo quem nos traz estas notícias e aos mentores e gestores da plataforma.
Carlos Guilherme
O Bob vivia em Carnaxide quando para cá vim. Sempre foi um artista que admirei. No mesmo conjunto ( não banda como actualmente é erradamente lhe chamam) está o meu saudoso amigo Alex Rodrigues. Até no mato estivemos juntos. Que bom ouvir os Night Stars outra vez.
;aria JOão Necho M: de Aguiar
MUITO OBRIGADO:È bom recordar apesar de nunca ter sido desportista , nem artista ,lembro-me bem da algumas destas pessoas
Virgílio Horta
Parabéns João por mais uma vez nos levares à nossa terra. Foi sem dúvida o conjunto na altura, que nos marcou a todos. Um abraço
Roberto Woodcock
Foi uma era bonita, o nosso tempo, tivemos a sorte de o viver em conjunto. Um abração a todos.
Jorge Esteves
Faltou um agradecimento ao meu amigo e colega Santos Costa por ter trazido mais uma lenda viva ao nosso convivio e à nossa memória, na continuação do muito que tem trazido.
Obrigado João
Jorge Esteves
Longa Vida ao BOB pelas grandes tardes dançantes e bailes que nos proporcionou com a sua boa música com a conjunto Night Stars.