FIGURAS MOÇAMBICANAS DO NOSSO TEMPO – Natércia Barreto
Quem não conhecer esta “Cara Larocas 1” ponha o dedo no ar!
Creio que todos que viveram em Moçambique, muitos dos que ainda lá estão, e outros! – Ainda hoje soletramos as suas canções.
Acertaram. É ela mesmo!… Mas nesta foto sem os “Óculos de Sol”!
Maria Natércia Mesquita Barreto Pereira. – Para nós é a Natércia Barreto. Para os amigos e colegas de escola, é a Techa.
Nasceu em Moçambique na vila de João Belo, no distrito de Gaza, no dia 7 de junho de 1950.
Lembro-me de a ver muitas vezes… mas, ao contrário da minha irmã que foi sua colega de escola, nunca falei para ela!
Alguns amigos diziam-me que a sua voz lhes fazia lembrar, e que ela tentava imitar, uma cantora norte americana um pouco mais velha. – Connie Francis.
Acho que não! – A Techa tinha o seu estilo próprio.
Percurso musical:
[…] Começou a cantar ainda muito nova apresentando-se em programas de rádio como “Os Sobrinhos da Tia Zita” e “Gente Nova ao Microfone”, ambos de Maria Adalgisa e António Fonseca. Em 1963 fez parte do Conjunto Feminino e em 1964 passou para os quadros do Rádio Clube de Moçambique onde cantou com a Orquestra de Variedades dirigida por Artur Fonseca e a Orquestra Típica dirigida por António Gavino.
Em 1965 foi a vencedora do “Óscar Revelação”.
E foi também em 1965 “Rainha da Rádio L. M.”.
O seu primeiro EP – “Natércia Barreto Canta Para Si!”, foi editado em 1968. O disco incluía versões de “San Francisco” e “A Tua Canção” (“Eternally” de Charles Chaplin) e ainda os originais “Deixem-me Ser Teenager” (da autoria de Guilherme de Melo e Artur Fonseca) e “Gigi” de Guilherme de Melo e António Gavino…
… Ainda em 1968 lançou novo disco com “Primavera do Amor” (versão de “Those Were The Days”) como tema principal. O tema em maior destaque acabou por ser “Óculos de Sol” que foi um grande sucesso no ano de 1969. Techa deslocou-se a Portugal e gravou nos estúdios da Valentim de Carvalho um EP que dois dos temas eram originais de Luís Miguel de Oliveira que lhe foram oferecidos por João Maria Tudella.
Novamente, em 1970, é eleita Rainha da Rádio. Tendo a companhia do Carlos Guilherme, vencedor em masculinos.
Carlos Guilherme (Quando o coração chora de amor). Outro cantor moçambicano de projeção internacional eleito juntamente com a Techa rei da rádio, em 1970.
Ainda em 1970, Techa grava dois discos. Um com os temas: – “O Banco, A Árvore E A Rua” e “Chitato”. O outro com: – “O Caminho do Pai”, “Preciso de Olhar As estrelas”, “Tudo Acontece Por Ti” e “Champs Elisées”.
Depois do casamento, em Setembro de 1970, foi viver para a África do Sul. E em finais desse ano a editora lançou um LP com temas que tinham sido gravados nos três primeiros Ep´s.
Em 1975 venceu juntamente com o José Eduardo Pereira (Zito) o concurso “Reis da Canção”, organizado pela companhia sul-africana Russel’s”.
“…Em 1976 grava as canções “E Em Vez De Dedos Trazermos Setas” (Augen Wie Feuer) e “Adeus, Amor, Adeus” (Goodbye, My Love, Goodbye), “Fernando” e “Menino do Calção Branco” para as compilações “Festa1” e “Festa 2”.
Em 1981 grava o seu último single, que contou com a colaboração de Al Rodrigo, “Fantasia” e “Amanhã, Amanhã”.
A partir de 1995 começa a cantar fado juntamente com Zito e outros artistas da comunidade […]
Foi convidada pela RTP em 2008 para o programa “A Minha Geração”, onde cantou, e encantou, aquele que foi o seu grande êxito: “Óculos de Sol”.
Como vez Natércia, ainda não nos esquecemos de ti!… e até parece que foi ontem!
- Techa, desejamos-te muitas felicidades, uma longa vida e muitos parabéns neste teu dia de aniversário.
(1) – Termo popular que significa menina bonita, jovial e simpática.
- Alguns dados biográficos e fotos foram-me cedidas pela própria Techa.
Adivinha quem se segue em “Figuras Moçambicanas do nosso tempo”?
Para nós, com o BigSlam, o mundo já é pequeno. Muito pequeno!
João Santos Costa – 7 de Junho de 2019
10 Comentários
Joe Freitas (Saguim)
João, mais uma vez Parabéns pelo teu artigo… Por coincidência, ontem (11 de Junho) almoçamos (tu, eu e mais uns trinta e tal amigos de longa data (amizades desde o início da década sessenta em LM) com o Carlos Guilherme, em Paço de Arcos…
João Santos Costa
É verdade, Joe.
Um almoço de grande camaradagem, como já é habitual nas “nossas gentes”.
Adivinha sobre quem é o próximo post sobre as “Figuras moçambicanas do nosso tempo”?
É que esta tem um “curriculum” que ultrapassa todas as fronteiras!
Aguarda para leres.
Um abraço.
Maria de Fatima
Quem não se recorda de estar na praia da Polana e ouvir na rádio a Techa cantando os meus óculos do sol?
Obrigada João, por nos fazeres recordar momentos tão aprazíveis da nossa juventude.
José António Oliveira
Os meus parabéns, eu e os meus irmãos sabíamos e cantávamos os “os óculos de sol e a primavera do amor”, mas hoje em dia dou comigo a cantarolar estes dois sucessos. Muito obrigado e muitos anos de vida. Felicidades
Zeto
Os meus parabéns, eu e os meus irmãos sabíamos e cantávamos os “os óculos de sol e a primavera do amor”, mas hoje em dia dou comigo a cantarolar estes dois sucessos. Muito obrigado e muitos anos de vida. Felicidades
Carlos Spinola
😍💕
M.E. Rebelo Nunes
Parabens à Natércia não só pelo dia de hoje, mas também e sempre, pelo seu talento
Ao João Santos Costa, votos para que continue a deliciar-nos com este avivar de saudades ( saudades não se matam, antes pelo contrário… avivam quadros que a nossa memória já estaria a descorar “
José Carlos
Muitos parabéns à Natércia Barreto, cujas canções, absolutamente inesquecíveis, permitem aos que viveram em Lourenço Marques, em particular, e Moçambique, em geral, recordar aqueles anos fabulosos de 60 e 70, onde fomos todos muito felizes, acredito, e que jamais esqueceremos.
Katali Fakir
Parabéns à nossa menina bonita e bela cantora que cantou e encantou a nossa não menos bela juventude moçambicana. Um abraço especial ao amigo João por mais uma bela reportagem dos bons velhos tempos yé-yés.
Maria dos Anjos Adrião
Parabéns amiga TECHA,garota linda, que contes muitos anos de vida,com muita saúde,paz,amor e muita alegria, Deus te abençoe,saudades dos tempos lindos no RCM,beijinhos 😘😘😘❤️Mianjos