FIGURAS MOÇAMBICANAS DO NOSSO TEMPO – Prof. Rui Baptista
Rui Baptista – Uma vida votada ao ensino e ao desporto
Em todas as situações das nossas vidas há figuras marcantes!
Naqueles anos 60 do século passado, durante a minha passagem pela Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque (EIMA), em Lourenço Marques, uma dessas figuras foi o Professor Rui Baptista.
A primeira vez que mencionei o seu nome foi no átrio desta Escola. Estava com um grupo de colegas a copiar o horário para o início de mais um ano lectivo quando, entre outras, a pergunta me foi feita!
– “Quem é o teu professor de Ginástica?”
Para nós, a disciplina de Educação Física era conhecida por ginástica.
– “ É o Professor Rui Baptista”. Respondi.
– “ Dizem que é um professor porreiro1! Que nos põe a todos a jogar.” – Disse creio, o Delfim Feliciano conhecido por “Dafe”, com a concordância dos presentes no grupo.
Com nossa idade a Educação Física era a disciplina ideal! Porque o que queríamos era jogar, estudar o quanto baste e “andar na moina 2 ”!
Como aluno constatei depois, que o Delfim acertou em cheio!
O Professor Rui Baptista era mesmo um “Professor porreiro”! Perdoe-me este termo, amigo Professor, mas desvirtuava o texto se não o utilizasse.
Quem é Rui Baptista?
Muito havia a dizer de toda a “sua vida”!
Rui Vasco Júlio Pereira da Silva Baptista, é angolano de nascimento, nasceu em Luanda a 19 de Maio de 1931, e completa hoje 89 primaveras.
Nos fins dos anos 50 do século passado resolveu fazer vida em Moçambique, na cidade das Acácias. A partir daí: – “ moçambicano de coração.”
Nessa cidade teve a seu cargo a preparação física em diversas modalidades, natação, basquete, hóquei em patins e futebol.
No seu Clube de eleição, o Ferroviário de Moçambique, onde também dava aulas de ginástica educativa, esteve ligado ao halterofilismo. Modalidade em que se sagrou campeão de Moçambique na categoria de médios.
Do seu curriculum constam também, como dinamizador, interveniente ou convidado, muitas participações em eventos sócio-culturais e desportivos.
No seu blogue “Polana”, aqui no BigSlam, tem publicado post´s muito interessantes plenos de oportunidade, que aconselho a ler.
Como Professor:
Já aquele ano lectivo estava a decorrer quando, um novo colega na turma, recém-chegado da Metrópole, para comparar a exigência do ensino, me disse:
– “Os professores mais exigentes vieram todos parar aqui”.
Depois, como aluno constatei! – Moçambique tinha uma classe docente que pela sua sabedoria, transmissão de conhecimentos e postura, era mesmo de qualidade superior!
Por tudo isto, e pela paciência, motivação, respeito e trato afável que mantinha com os alunos da “sua” Escola, o Professor Rui Baptista fazia parte dessa classe! E foi uma referência nos quadros da EIMA.
Com as sucessivas reformas que o sistema de ensino tem sofrido, é difícil discordar do Alexandre Garcia: – “Professor não é profissão …É mesmo missão!”
Feliz aniversário caro amigo!
Nos meus aniversários, em pequeno, perguntava aos meus pais e avós quando é que “eu era Grande?”
Eles diziam-me: – “Já falta pouco! O tempo passa depressa”.
Como hoje completa a linda idade de 89 Primaveras, ao rever as suas fotos de menino e moço, também acha que:
“ O tempo passa depressa?”
Ou, passados todos estes anos, acha que “o que passa depressa”,
“Foi o tempo que já passou?”
Professor:
Tenho para mim que, por tantas vezes ser anunciado, o Diabo veio mesmo! Na forma do vírus COVID – 19. E tem limitado muito as nossa vidas.
Por isso comungo da sua tristeza! Porque ao estar limitado, e não puder abraçar todos que lhe são queridos, não tenho dúvidas que este é o aniversário mais triste da sua vida!
Vamos ter esperança que esta calamidade termine depressa.
Quero, em nome dos seus ex-alunos, amigos, conhecidos, e da grande família do BigSlam, dar-lhe os parabéns, desejar-lhe felicidades e muitos anos de vida, na companhia dos seus.
E dizer-lhe que contamos estar, para o ano e seguintes, novamente todos a felicitá-lo.
Como prenda do seu aniversário dedico-lhe este lindo vídeo.
Porque sei que muitas vezes também nós “fomos obrigados a fechar os olhos”!
(1)- Porreiro – Que inspira confiança, afável e simpático.
(2)- Andar na moina – andar na brincadeira, farra, entretenimento,…
P.S. – Vamos esperar que o vírus desapareça para sempre e nos deixe em paz, a fazer a vida a que temos direito!
Para nós, com o BigSlam, o mundo já é pequeno. Muito pequeno!
João Santos Costa – Maio de 2020
12 Comentários
Anabela Marcos
Faria este ano, no dia 19 de maio, 91 anos! São tantas as saudades, Querido Pai!
Anabela Marcos
Que saudades!
Zé Faria
Caro Professor, Votos de um Dia Feliz e que venham muitos mais pela frente com Saúde e Paz.
A sua influência na minha rotina de vida perdura até hoje, já que continuo a ir ao Ginásio, no mínimo 4 vezes por semana. E pretendo levar essa rotina até que o corpo o permita.
Ler o que publica é sempre um enriquecimento pessoal.
Tudo de bom, meu querido Professor e Amigo.
Rui Baptista
Querido antigo aluno, amigo de hoje, companheiro de ferros de sempre: Zé Faria tu és a minha coroa de glória pela dedicação ao culturismo tão vilipendiado outrora. Recebe um grande abraço deste teu companheiro que tu ouviste e seguiste os conselhos. O pior que me poderia suceder eras ser acusado de frei Tomás: ouve o que ele diz não faças o que ele faz: Tu ouviste o que eu disse e fazes o que eu faço . Um grande abraço.
A. Luís Ferreira.
Para o meu querido e amigo Dr. RUI BAPTISTA, os meus votos de um feliz aniversário e que estas 89 primaveras se prolonguem por muitos anos. Um grande abraço.
Como nota quero aqui deixar o seguinte e que poucos devem saber. Para além de um excelente professor e amigos dos seus alunos, ele também tinha uma paixão por animais, neste caso concreto, caninos. A determinada altura a sua cadela de raça Boxer, teve uma ninhada. Pois ele acabou por me oferecer um desses exemplares e foi dessa forma que fiquei com o vício de passar a ter sempre boxeres. Não sei se ele se recordará deste episódio.
Já em Portugal vou na 3° geração dessa raça. Desculpe, mas senti vontade de contar esta história e agradecer-lhe mais uma vez.
Manuel Martins Terra
Parabéns, Professor Rui Batista pela comemoração das suas 89 primaveras. Uma verdadeira autoridade na área da Educação Física, que marcou de forma positiva as muitas gerações a quem transmitiu os seus sábios conhecimentos. Em dia de festa, como escreveu o João Santos Costa, pena é não poder abracar ou ser abraçado pelo grande rol de amigos, que fez ao longo da sua brilhante carreira docente e na área da prática do culturismo. Contudo, caro professor melhores dias virão. Força e muita saúde.
António Amorim Lopes
Parabéns ao insigne Professor Rui Baptista, com votos para que se repita esta efeméride por longos e abençoados anos.
Bernardino Domingues Moreira
Parabéns Sr. Professor, votos para que desfrute desta data por mais alguns anos com saúde na companhia dos que lhe são queridos. É um grande prazer reviver esses tempos, cheguei a Lourenço Marques em Maio de 1958 com 11 anos e fui frequentar a EIMA ciclo preparatório e, penso que não estou errado, tive a felicidade de ter sido o meu professor de ginástica , bem haja.
Um obrigado ao Sr. João Santos Costa pelas publicações que nos permitem voltar a ser jovens.
Alberto Rodrigues
Caríssimo Professor ,
Sinceros parabéns pelas 89 Primaveras, com desejos que conte muitos mais , plenos de juventude, e com muita saúde.
Forte abraço do amigo ao dispor,
Alberto Rodrigues.
Victor Cerqueira
O meu grande, grande abraço de PARABÉNS, admiração, amizade e profundo respeito ao meu Professor Rui Baptista.
Victor Cerqueira
Pierre Vilbró
Caríssimo Prof.: Embora eu esteja incluído nas felicitações que o João Santos Costa teve a amabilidade de lhe endereçar por todos nós, não quero deixar de reforçar: Muitos parabéns, tudo de bom, e para o ano cá estaremos para novas felicitações.
Pierre Vilbró
Dulce Gouveia
FELIZ ANIVERSÁRIO PROF. !
Um grande abraço .