O Pedrito que nunca chegou a ser Pedro!
Chama-se Pedrito Caetano. Em 2010 foi nomeado Ministro da Juventude e Desportos de Moçambique. Quanto a mim nunca devia ter sido nomeado. Nem para Ministro nem para coisíssima nenhuma. Não cumpriu o mandato de 4 anos. Na recente remodelação governamental, Armando Guebuza fez cair o Ministro. Em 2 anos não fez nada de jeito. E não fez nada porque de desporto não entendia (nem entende) nada. Foi árbitro provincial de basquetebol e nada mais. Dizem-me que a sua nomeação tem relação directa com o facto de ser familiar da esposa do Presidente. Não sei, por isso não confirmo nada. Só sei é que as tropelias foram tantas, que hoje, os próprios trabalhadores do Ministério dão vivas de contente.
Quando recentemente realizou um encontro com figuras gradas do desporto pretendeu saber porque é que agora não ganhamos nada. Avançou com ideias estapafúrdias, que colocou todos (ou quase todos) os presentes abismados, como por exemplo o da criação dum Observatório Nacional do Desporto, para monitorizar as acções que pudessem vir a ser desenvolvidas relacionadas com o desenvolvimento desportivo de Moçambique, em detrimento de apostar na busca de valores, num espaço geográfico propenso ao despontar de novas estrelas.
Quis começar a construir a casa a partir do telhado. Resultado … caiu o “ministro”, o tal Pedrito que nunca chegou a ser Pedro.