O atleta GUOR MARIAL nasceu no Sudão do Sul em plena guerra civil, por duas vezes foi capturado e sequestrado, tendo sido submetido a trabalhos forçados pela milícia armada Sudanesa.
A sua aldeia foi incendiada e vinte e oito dos seus familiares (oito irmãos) foram mortos… tinha nessa altura oito anos de idade.
Mais tarde consegue fugir dos seus sequestradores, tendo passado uma noite numa caverna… Depois de enfrentar enormes dificuldades, foi parar ao Cairo – Egito onde se refugia. Passados alguns meses vai para os Estados Unidos como refugiado de guerra, onde vive na cidade de Flagstaff no estado do Arizona.
Guor Marial treinando nas ruas de Flagstaff – Arizona
No ano de 2009 Guor Marial termina a sua graduação em Química na Universidade de Iowa. Durante os seus estudos e quando já tinha 16 anos, foi descoberto o seu talento pelo Atletismo por um professor de Educação Física dessa Universidade. Com o seu apoio recomeça os seus treinos que tinham começado com apenas oito anos de idade…
Com 28 anos, Guor faz a sua melhor marca (outubro 2011) na Maratona em San Diego com o tempo de 2h12,55 que lhe garantiram os mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres.
Embora o atleta vivesse legalmente nos Estados Unidos da América, não foi permitida a sua inclusão na delegação dos EUA, em virtude de não possuir a nacionalidade americana. Como o Sudão do Sul tornou-se recentemente independente, não tem ainda Comité Olímpico, e assim o atleta teve de correr a maratona dos J.Olímpicos como independente, sob a chamada “Bandeira Olímpica”.
Guor Marial ficou em 47º lugar com o tempo de 2h e 19 minutos, mas mesmo assim á frente do nosso atleta Luís Feiteira que terminou na 48ªposição.
Guor Marial nos Jogos Olímpicos de Londres
Guor Marial espera que a sua história de vida, inspire as próximas gerações de jovens do Sudão do Sul, para a prática do desporto naquele jovem país.
Um Comentário
Wanda Serra
Wanda Serra
Concordo em pleno Samuel.
Nunca vencemos todas as vezes que lutamos ,mas perdermos todas as vezes que deixamos de lutar .