GRATITUDE
Gratidão (do latim gratia, gratitud em espanhol, thankfluness em inglês e gratitude em francês), é o sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido!”
(www.priberam.pt).A gratidão é uma emoção que envolve um sentimento de dívida emotiva em direcção a outra pessoa. Em sentido mais amplo, a gratidão pode ser explicada como a recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida proporcionou e ainda proporciona!” (Wikipédia).
Perante os conceitos, conjugando os feitos, há que agradecer de coração aberto e reconhecer os protagonistas da equipa de futebol sénior da Associação NAVAL1893, que brilhantemente (sem espinhas!) conquistou o título de Campeão Distrital da 1ªDivisão da Associação de Futebol de Coimbra (AFC).
Época de 2017/18 – 1ª Divisão
Campeão Distrital de Coimbra
Em cima: Luís Pinto, Thierry, Zittus, Couto, César Jesus, Pedro “Copinho”, João Daniel, Rúben, Ronny, Fredy, Fernando, José Godinho e Alain Lascarim.
Em baixo: Xico, E.Graça, Zé Andrade, André Almeida, Rodolfo, João Vasco, Amorim, Koffy e J.Tiago “Patego”.
«Quer na 1ªFase da prova, quer no apuramento de campeão os figueirenses fizeram uma carreira digna e meritória que justificou o título alcançado no passado domingo (27Mai18). Mas antes desta última jornada, a NAVAL1893 já tinha garantido a subida de divisão (à divisão de Honra-AFC). Estão de parabéns todos os jogadores, técnicos e dirigentes, sobretudo por não terem desanimado com o que aconteceu com a Associação Naval 1ºMaio, antes pelo contrário, ultrapassaram as dificuldades, fizeram o caminho, passo-a-passo, e o resultado final foi o título distrital». (“A Voz da Figueira”, semanário regionalista, literário e noticioso, com o lema: «Em Portugal pela Figueira, na Figueira por Portugal»)
E agora, os agradecimentos num tributo à generosidade, à qualidade, à entrega, à crença, à disponibilidade, à atitude e ao inequívoco espírito de grupo (fortes individualmente, imbatíveis em equipa, sustentado no valor maior do homem, a dignidade na derrota e a humildade na vitória!).
Aconteceu, a NAVAL é campeã distrital, louvor, mérito e reconhecimento, aos que acreditaram, sofreram e venceram:
- aos jogadores-guerreiros: Fernando (capitão), André Almeida, César Jesus, Pedro “Copinho”, Couto, Diogo Gomes, E.Graça, Fredy, J.Tiago “Patego”, João Daniel, João Vasco, Júnior, Rafa Venez, Rodolfo Monteiro, Thierry, Tó-Jó, Zittus (Rodrigo);
- aos bravos-jogadores-heróis: Rui, Koffy, Amorim, Rafa, Rúben, Ronny e Xavi (com a subida garantida à 2ªDivisão Nacional, poderão ainda ser campeões distritais na categoria de Juniores);
- aos treinadores-educadores: José Godinho, Luís São Marcos, Alain Lascarim e José Carlos;
- aos dirigentes-apoiadores: Paulo Moço, Fábio e Xico;
- aos espirítos-recuperadores: Luís Filipe Pinto e dr Manuel Gameiro;
E aconteceu, porque houve “outros” disponíveis ao tempo para iniciar a caminhada passo-a-passo, e que por isto, isso ou aquilo, foram tropeçando nos obstáculos da vida! Desviaram-se do trilho competitivo no José Bento Pessoa (patrono do estádio e nos campos de treinos), mas estarão presentes na memória colectiva navalista para a distinção de agradecimento, ao pioneirismo na entrega à nossa, vossa, e tua causa!
Aconteceu, a NAVAL é campeã distrital, o agradecimento especial aos aventureiros (João Pereira, Manuel Mateus, Ricardo Curado, David Couceiro, Maricato, Jó, Pedro Gouveia, Flávio, Zé Andrade e Thang).
Aos jogadores, aos treinadores, aos dirigentes, aos seccionistas, ao manager, ao fisioterapeuta, ao médico, a todas as suas famílias, às farmácias (Central e Soares), aos restaurantes (Casa Mota, Celeste Russa, Olaias, Pôr-do-Sol, Ratolas e Tubarão da Bébé), aos transportes (Táxi Gomes, PaulCar, APPCDM e GIS), o reconhecimento, valorizando o esforço, dedicação e apoio na caminhada passo-a-passo em contínuo, para a revitalização, fortalecimento, crescimento e devoção à causa navalista!
Para a devoção, a citação num prenúncio intemporal com afecto: «Sejamos superiores às paixões clubísticas exageradas, aos egoísmos pessoais, unamo-nos num forte abraço de solidariedade familiar e desportiva, ante esta grande e eterna verdade, os homens passam, as obras ficam!».
(Carlos Sombrio, pseudónimo literário de António Augusto Esteves, escritor, pensador social e navalista, representado na “Antologia de Poetas Figueirenses [1875-2013]”, livro electrónico editado pelo Município Figueirense no ano de 2014, numa conferência proferida em 1939, sobre a “Associação Naval 1ºMaio no passado, no presente e no futuro”)
Para terminar, gritemos em uníssono , a «Saudação Navalista»:
_Em Frente NAVAL,
_NAVAL,
_NAVAL,
_VIVA A NAVAL!
Aos beijos e abraços e sorrisos, Paulo JF Craveiro, v/devoto incensador de mil deidades.
Nota do BigSlam: O nosso bloguista do “Lérias & Lábias” – Paulo Craveiro é o presidente da Naval 1893.
Muitos parabéns pela liderança e por esta excelente conquista!
Um Comentário
🌹
Sim é de louvar o feito deste grupo de pessoas, diretores, técnicos, jogadores, apoiantes, que fizeram e vão fazer história pelo clube mais antigo da nossa cidade.
Somos CAMPEÕES, começámos novamente do início, mas vamos remar até onde podermos e nos deixarem ir!
Adorei acompanhar este grupo semana após semana, força NAVAL!!!