ONTEM, HOJE E AMANHÃ!
Não!
Não é a canção, do admirável “cantautor” ribatejano de nascença (Chamusca) e bairradino em domicilio (Mogofores-Anadia), é a presunção (in)temporal!
Ontem, estávamos em Lua Crescente, visível em 94,74% (numa distância à Terra de 372.000Km, e com a idade de 12 dias), em crescendo, aumentando, faltando dois dias para a fase de Lua Cheia!
Em fase de quarto-crescente, a cada dia a Lua torna-se mais visível, deslocando-se 90ª em relação ao Sol (direcção Leste), entrando em quadratura, a luminiosidade aumenta, sendo ideal para rituais de continuidade e crescimento, representando uma desarmonia de qualidades!
Temos de lutar e acreditar para que os nosssos projectos e intenções venham a vingar! Não é hora para desistir, nem desanimar, é a hora da mudança, correção e abordagem!
Ontem, trabalhámos arduamente, acreditando que a vida é maravilha e sofrimento, alegria ou lamento, sempre desejada por mais que esteja errada, porque somos nós que a construímos e fazemos! É a vida, e é bonita!
Hoje, sexta-feira santa, também denominada por sexta-feira de paixão, é o momento de relembrar, recordando o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo (superiormente interpretado pelo actor português, Diogo Morgado, na longa-metragem “O Filho de Deus”).
Hoje, no único dia em que não se celebra a Eucaristia, a Igreja Católica recorda, enaltece e contempla, a paixão (martírio), morte e ressurreição de Jesus Cristo!
Hoje, sexta-feira de paixão é um feriado religioso, móvel, assim como o Dia de Páscoa (sempre ao domingo, dois dias após a sexta-feira), e que sucede ao fim da Quaresma (penitência de 40 dias que começa a seguir ao Dia de Carnaval [terça-feira, 13/02/2018], na quarta-feira de cinzas, excluindo os domingos), compreendendo o período limitado entre a 4ªFeira_Cinzas (14/02/2018) e a 6ªFeira_Santa (30/03/2018).
Hoje, digamos actualmente, o Dia de Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia! A escolha da data é assim baseada na primeira Lua Cheia após o equinócio da Primavera (Hemisfério Norte) e do Outono (Hemisfério Sul), ou seja é equivalente à antiga regra de que seria no primeiro domingo após o 14º dia do mês Lunar de Nissan!
Amanhã, depois de sábado, é domingo, Domingo de Páscoa, que significa “passagem” e celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no calvário, conforme o relato do Novo Testamento!
O termo “PÁSCOA” deriva através do latim “PASCHA”, do grego bíblico “PASKHA”, e do hebraico “PESACH”, a Páscoa judaica!
Amanhã, depois do sábado de Aleluia (vigília pascal, onde é recordada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”), é Domingo de Páscoa e marca o ápice da Paixão de Cristo!
Ontem, hoje e amanhã (revivendo um grande amor):
_Contemplar o crucificado!
Não há nenhuma dor humana, nenhuma, que não tenha expressão no sofrimento daquele crucificado!
_Se há uma palavra que define a sua Paixão, essa é “solidariedade“!”
(José Tolentino Mendonça, em “Que coisa são as nuvens”)
Em 2018 a Semana Santa começou no dia 25 de Março (Domingo de Ramos) e termina no 1º de Abril (Dia de Páscoa). Neste período, acontecem diversos rituais religiosos (procissão, reconstituição da Via Sacra, adoração da cruz, …). A Igreja Católica aconselha os seus fiéis cristãos a praticarem algum tipo de penitência, como jejum, oração, e/ou abstinência de carne ou de qualquer outro acto que se confira ao prazer mundano!
…, _Ontem, hoje e amanhã.
_Amanhã no fim da vida, hás-de ser a minha querida, o meu grande amor, partiremos de avião pró Egipto, pró Japão ou pró Equador!
_Temos pouco tempo para recordar!
_Sabes, nunca é tarde para começar!”
(José Cid, em “Ontem, hoje e amanhã”)
Intenso fim-de-semana!
Páscoa Feliz, e …solidária!
Aos beijos e abraços com sorrisos, Paulo JF Craveiro, v/Devoto Incensador de Mil Deidades.