Milibangalala, Pedaço de Paraíso em Moçambique
A nossa terra (Moçambique), dos que lá nasceram e dos que a trazem no coração e na recordação, tem pedaços de paraíso que a Natureza oferece ao despertar dos sentidos e regalo dos humanos, a que o Índico se alia, contribuindo com recantos de praias de águas temperadas e azuis, por vezes azul-turquesa, transparentes e com corais.
Recantos de Moçambique onde Natureza, silêncio, calma e beleza comungam em harmonia, quando no seu estado selvagem ou natural. Comunhão saudável que pode ser potenciada com a intervenção humana, quando esta é feita sabiamente.
Rejubilo e felicito quando tenho conhecimento de qualquer empreendimento que respeite a Natureza e se integre na paisagem. É o caso do resort Montebelo Milibangala Bay Resort, acabado de construir na praia de Milibangalala, na Reserva Natural de Maputo, numa parceria entre a cadeia Montebelo Hotels and Resorts, o Grupo Visabeira e o Estado moçambicano.
Este empreendimento, no valor de 10 milhões de dólares, foi inaugurado no dia 18 de Março corrente pelos presidentes da República de Moçambique, Filipe Nyusi, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, inauguração incluída na visita oficial de quatro dias a Moçambique, do presidente português.
Com a devida vénia transcrevo, da edição de 18 Março de Club Of Mozambique, parte da reportagem sobre este resort e sobre a sua inauguração:
Presidentes de Moçambique e Portugal inauguram resort de luxo na Reserva Natural de Maputo
O Montebelo Milibangala Bay Resort, de 10 milhões de dólares, resulta de uma parceria entre a cadeia Montebelo Hotels & Resorts, Grupo Visabeira, e o Estado moçambicano.
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, juntamente com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, inauguraram hoje o emblemático empreendimento Montebelo Milibangala Bay Resort no Parque Nacional de Maputo.
Fruto de uma parceria entre a cadeia Montebelo Hotels & Resorts, empresa do Grupo Visabeira, e o Estado moçambicano, o Montebelo Milibangala Bay Resort pretende ser uma referência não só para o panorama turístico de Moçambique, mas para toda a África Austral.
Durante a cerimónia de inauguração, Fernando Daniel Nunes, administrador do Grupo Visabeira – holding com presença multinacional e faturação de 1,4 mil milhões de dólares em 2021 – destacou a importância económica do novo resort no portfólio Montebelo Hotels & Resorts. Não só pelo investimento directo de 10 milhões de dólares, mas também para alavancar o sector do turismo em Moçambique e capitalizar os seus benefícios directos e indirectos para o país.
“O setor de turismo, além de agregar valor aos atributos locais – naturais, culturais e sociais – promove a geração de emprego e distribuição de renda, bem como a criação de novos negócios e o aumento da produção de bens e serviços, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento das comunidades. Agora, com o Montebelo Milibangala Bay Resort, um investimento com efeitos multiplicadores, Moçambique está mais bem preparado para a retoma da actividade turística prevista para este ano”, declarou Nunes.
Na sua primeira fase, o Montebelo Milibangala dispõe de 20 moradias de tipologias T0 a T1, T2 e T2+2, servidas por restaurante de cozinha moçambicana e internacional, bar, lounge, piscina e salas de reuniões. A excelente oferta tem, como destacou Fernando Daniel Nunes, “a certificação Clean & Safe Seal, atribuída pelo INATUR, que atesta o cumprimento de protocolos sanitários, validados pelas entidades competentes, no âmbito do combate ao Covid 19”.
O projeto abrangente do resort inclui três linhas de alojamento: os caminhos da Terra, do Mar e do Céu, cada um representando os habitats dos três grandes grupos de animais que habitam os 104.000 hectares do Parque Nacional de Maputo.
Aproveitando a sua localização privilegiada, o Montebelo Milibangala Bay Resort pretende oferecer aos turistas, através de vários programas, um contacto próximo com o habitat envolvente e os seus elementos primordiais: os terrenos férteis e a fauna e flora de África e as praias cálidas e imaculadas do índio Oceano, com a praia de Milibangalala a seus pés.
Fim de transcrição.
Pierre Vilbró, Março 2022
Veja o vídeo desta nova infraestrutura turística. Clique no vídeo seguinte:
A título de informação, a Ponta Milibangalala fica situada na Reserva Especial de Maputo, a 159 Km da capital e a 70 Km da Ponta do Ouro.
Um cheirinho sobre a Reserva Natural de Maputo. Clique no vídeo seguinte:
2 Comentários
Isabel Morais
Um paraíso, natureza , pura e dura.
Acabamos de passar lá 5 dias maravilhosos.
Praia, vegetação, tudo de apaixonar qualquer um.
Um Resort com muito boas instalações. Comida óptima, desde o PA, ao almoço ou jantar.
Serviço impecável, boa gente que irradia simpatia.
Levámos a família completa. Todos encantados com as gentes e local.
Serviço de transfer muito bom. Recomendamos este local maravilhoso.
Só lamento, termos que regressar.
Portugal é longe….. espero voltar.
Obrigada a todos, que tão bem nos receberam.
Carlos Hidalgo Pinto
A zona acima descrita era designada há tempos, por Reserva Especial de Maputo. No final da decada de 70, exitiam nesse local cerca de 370 elefantes. Em resultado da guerra civil e da caça furtiva, talvez existam apenas, uma centena e meia de paquidermes. Também se regista a presença de antilopes e de reduzidas populações de hipopótamos.
A linha de costa dessa área, abriga algumas espécies de tartarugas, caso da tartaruga cabeçuda e da tartaruga de couro, existindo também uma área de nidificação dessas espécies, na zona húmida pantanosa.
Regista-se igualmente, a existência de cerca de centenas de espécies de pássaros.
As oportunidades de observação destas diferentes espécies de animais, tornam esta zona um lugar praticamente inexplorado e de uma grande atração. Sempre constitui uma regiao selvagem e de alguma magnitude. A observação de baleias e até de tubarões, reune um potencial para um futuro acréscimo no fluxo de turistas, nacionais e internacionais.
A calma Ponta de Ouro da Era Colonial, tornou-se agora na primeira paragem dos itinerários terrestres dos turistas sul africanos, principalmente aos fins de semana.