EM MEMÓRIA DE JOÃO DE SOUSA
Acabo de tomar conhecimento desta notícia que me leva a dirigir as primeiras palavras de condolência a seu irmão Fortunato de Sousa, meu estimado amigo e antigo aluno da EIMA.
Sei eu do enorme orgulho que ele nutria por estre seu irmão. Aliás orgulho que eu compartilho, e julgo que todos nós moçambicanos e portugueses que em Moçambique, de uma forma geral, viveram dias felizes e inesquecíveis da sua vida. Que dizer de João, correndo o risco da repetência de grande parte dos comentários de pêsames publicados, aqui, no BigSlam?
Pouco haverá a acrescentar em meu nome pessoal sobre a sua generosa obra devotada à sua terra de nascença onde foi um radialista de grande mérito e às suas qualidades de prosador expressas naquilo que escreveu e que brevemente será publicado em livro já por si escrito, como outras vezes, com prosa defino recorte literário homenageando gente que conheceu.
Num deles, deu-me uma prova de amizade que muito me honrou, por se debruçar sobre a minha modesta docência e participação na vida desportiva desta terra do Índico em que o desporto escolar teve um importante papel como ventre materno do desporto federado que tanto horas de alegria proporcionou a todos os portugueses do Minho a Timor, como por exemplo no Hóquei em Patins que trouxe para Portugal vários títulos mundiais e europeus.
Do muito que haveria dizer, afirmo e peço ao vento que espalhe isto: era um cidadão exemplar e, principalmente, um Homem Bom que nunca esqueceu, ou renegou, a amizade que devotou aos portugueses que dela foram merecedores. Em prova de gratidão teria gostado (na hora em que escrevo este meu muito sentido texto, não sei se aconteceu ou não) que a Embaixada Portuguesa desta sua terra que tanto amou em vida se tivesse feito representar no seu funeral.
As minhas últimas palavras, vão para toda a sua Família que estarão em pranto difícil de enxugar porque, ao contrário do que se diz o tempo nem sempre cura, mas ameniza. Descanse em paz João que bem merece quem em paz viveu a sua vida terrena precocemente interrompida!
8 Comentários
virgilio barbosa
Que descanse em paz. sentidos pesames à familia enlutada.
Fortunato
Obrigado Victor
Pedro Antonio Pessula
Bela homenagem Prof. Rui Baptista.
As minhas sentidas condolências a família e amigos.
Descanse em Paz João de Sousa.
Milu Gouveia
Bonita mensagem, que a sua alma descanse em paz.
Victor Carvalho
Obrigado Prof. Rui Baptista pela merecida homenagem ao João.
Os meus sentidos pêsames a toda a família e em especial ao irmão Fortunato nosso colega da EIMA
Victor Pinho
Gostei da homenagem que o Prof. Rui Baptista fez ao João de Sousa na hora da sua partida. Fiquei surpreendido pela notícia e triste porque vamos sentir muito as suas crónicas sobre Moçambique e sobre Moçambicanos bem como as suas narrativas de acontecimentos recentes e passados. Grande jornalista e acima de tudo um exemplo de profissionalismo e dedicação nos meios de comunicacao e que deixarão um grande vazio difícil de preencher. Também o BigSlam sentirá muito a sua falta das suas crónicas e relatos de acontecimentos, de referências de personalidades quer a nível social, desportivo ou cultural. Ao seu irmão Fortunato de Sousa meu colega e vizinho deverá estar destroçado pela perda irreparável dirigo-me respeitosamente e endereço a toda a família as minhas sentidas Condolências nesta hora de tristeza e dor. Que o João de Sousa descanse em paz.
Fortunato
Bem hajas Victor
António Amorim Lopes
OS MEUS SENTIDOS PÊSAMES A TODA A FAMILIA. QUE DESCANSE EM PAZ ESTE SAUDOSO AMIGO.